Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM TRABALHO DE CAMPO.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar o planejamento do Trabalho de Campo;
  • Identificar pontos de referência no trajeto percorrido;
  • Ouvir e registrar as questões mais importantes;
  • Ser capaz de se colocar enquanto cidadão;
  • Expressar de forma clara e coerente;
  • Redigir relatório a partir de situação vivenciada; ·         
  • Utilizar as operações: adição, subtração, multiplicação ou divisão para resolver situações inerentes ao trabalho.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral além de conhecer as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa aula propõe o diálogo entre os conteúdos  de Língua Portuguesa, Geografia e Matemática. A abordagem interdisciplinar se faz necessária em decorrência das diferentes questões apontadas pelo trabalho.  Veja a seguir:         

  • Motivação: buscando o tema (Língua Portuguesa- Linguagem oral);         
  • Atividades orais (Língua Portuguesa- Linguagem oral);        
  •  Planejamento do trabalho de campo (Língua Portuguesa- escrita, oralidade);         
  • Utilizando a Matemática para solucionar problemas (Língua Portuguesa- produção de texto e Matemática);        
  •  Registrando o trajeto (Geografia);        
  •  Exercitando a escuta e a oralidade (Língua Portuguesa- Linguagem oral, Ética- diálogo);         
  • Elaborando relatório (Língua Portuguesa- Linguagem oral, produção de texto).

Alguns recursos que vamos utilizar:

  • Caderno;
  • Lápis de escrever e de cor;
  • Máquina fotográfica;
  • Gravador.   

  

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

O trabalho de campo pode ser realizado para abordar as diversas áreas:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, dentre outras, para isso é necessário que tenhamos claro qual é o objetivo do trabalho e quais competências e habilidades queremos desenvolver  com este trabalho. Para tornar aprendizagem significativa para os alunos, podemos aproveitar   diferentes conteúdos tendo um tema como eixo, como por exemplo o tema animais trabalhado em Ciências .

Professor, durante a exploração do tema, proponha aos alunos a realização de um trabalho de campo ao zoológico da cidade para pesquisarem sobre os animais, mas se em sua cidade não tiver, visite uma chácara ou fazenda que tenha animais, pois além do tema vamos trabalhar o trajeto e demais possibilidades.

RODA DE CONVERSA

Professor, organize os alunos em uma roda, para isto, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo motivar os alunos e trabalhar algumas habilidades que são inerentes às diversas áreas do conhecimento, tais como: escuta, oralidade, leitura de mundo, raciocínio lógico, ética, dentre outras.

O espaço da roda de conversa deve ter regras claras, tais como:

  • Ouvir o colega;
  • Levantar a mão para falar e aguardar sua vez;
  •  Justificar suas respostas se posicionando e argumentando;
  • Respeitar a opinião do colega;
  • Fazer autocrítica.

 Questione os alunos sobre as possibilidades de realizarmos um trabalho de campo para estudarmos sobre os animais, mas poderá ser outro tema que você esteja trabalhando em outros conteúdos.  Faça o planejamento coletivo, primeiro oralmente:

  • Aonde iremos;
  • Quando: dia e horário;
  • O que vamos pesquisar;
  • Como vamos.

Deixe que opinem e participem do planejamento. Faça o registro na lousa para que eles anotem no caderno.

Veja um exemplo: planejamento dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da escola de Educação Básica da UFU.

   Universidade Federal de Uberlândia Escola de Educação Básica

PLANEJAMENTO: TRABALHO DE CAMPO

LOCAL: Parque do Sabiá                          

DIA: 03/09/2010

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Denize D Campos Rizzotto

ALUNOS: 3º ano B             

HORÁRIO: saída 8h retorno 12h

OBJETIVOS: Aprender a se localizar a partir de um ponto de referência; elaborar o trajeto percorrido; pesquisar sobre os animais mamíferos e répteis.

O QUE VAMOS PESQUISAR: -Qual o melhor trajeto para irmos até o parque; por onde vamos passar (pontos de referência); -Quais são os animais mamíferos e répteis que tem no parque e como eles vivem e o que comem.

MEIO DE TRANSPORTE QUE VAMOS UTILIZAR: ônibus fretado pela escola

ORIENTAÇÕES: ·       

  • Vir de uniforme completo; ·       
  • Trazer garrafinha de água; ·       
  • Andar sempre próximo da professora; ·       
  • Não tocar nas jaulas dos animais; ·       
  • Não jogar lixo por onde passar; ·       
  • Respeitar os colegas; ·       
  • Ser solidário com quem necessitar.  

PEDIR AUTORIZAÇÃO DOS PAIS PARA IRMOS AO TRABALHO DE CAMPO.

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.   

Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5

Professor, fique atento para as possibilidades de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento. Veja uma situação concreta, gerada pelo trabalho de campo.

Área: Matemática

Conteúdo: sistema de medidas: horas (tempo) e quilômetros (distância); operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).  

Veja os desafios  que surgiram a partir do planejamento do trabalho de campo, dos alunos do 3º ano da Eseba:   

RESOLVENDO

  3ª Atividade–  aproximadamente 60 minutos.

  

Professor, este momento é muito valioso, evite stress de última hora, para isso antes de sair reveja com os alunos: o objetivo do trabalho, as normas combinadas, se todos trouxeram a autorização dos pais ou responsáveis e a  garrafinha de água. Se forem registrar algumas informações precisam levar: prancheta, papel e lápis amarrado à prancheta. Lembre-se de levar máquina fotográfica para os registros fotográficos. Veja o registro fotográfico realizado pelos alunos do 1º ano ao Canil da Polícia Militar de Uberlândia.

Fonte: acervo da autora

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

REGISTRANDO O TRAJETO

Professor, nesta faixa etária é muito importante trabalharmos o espaço geográfico, o que pressupõe competências relativas à localização espacial. Portanto, é fundamental partirmos de situações vivenciadas pelo aluno para que ele compreenda este conceito.

Nos dias que anteceder ao trabalho de campo, trabalhe com trajetos dentro da escola. Solicite que desenhem o trajeto que fazem entre a sala de aula e o pátio, ou o trajeto que fazem para ir ao banheiro.

 Durante o percurso de ida e volta ao trabalho de campo, solicite que observem por onde estão passando, quais os pontos de referência.  

Ao retornar  oriente-os na elaboração do trajeto.  Resgate os pontos de referência, isto auxilia na representação.   

Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5   

O relatório é o momento de sistematizar e de resgatar o que o aluno aprendeu no trabalho de campo. A forma como conduzir o debate é fundamental, pois o envolvimento dos alunos é determinante para que possamos obter informações corretas e fundamentadas sobre o tema. Professor, você poderá propor o relatório individual ou fazê-lo coletivamente, mas nas duas situações é necessário apontar as informações que devem constar no relatório, tais como:

  • Aonde fomos;
  • Como fomos;
  • O dia e o horário;
  • O que fizemos;
  • Quem nos recebeu;
  • O que aprendemos;
  • O que mais gostamos;
  • O que não gostamos;
  • Ilustração da atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, para que possamos avaliar a aprendizagem dos alunos no decorrer do processo é importante que tenhamos claro quais foram as competências que trabalhamos ao longo do processo, ou seja, quais conhecimentos os alunos adquiriram com este trabalho, para isso alguns questionamentos são necessários, tais como: Eles demonstram ser capazes de elaborar ou de participar da elaboração de um trabalho de campo? Nas atividades orais realizadas eles se colocaram enquanto cidadãos?  Conseguiram representar simbolicamente o trajeto até o local do trabalho de campo? Redigiram o relatório por meio da oralidade e da escrita?  Ao responder estas questões, você terá as informações que nortearão o seu trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.