07/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral além de conhecer as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Professor, nossa aula propõe o diálogo entre os conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia e Matemática. A abordagem interdisciplinar se faz necessária em decorrência das diferentes questões apontadas pelo trabalho. Veja a seguir:
Alguns recursos que vamos utilizar:
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
O trabalho de campo pode ser realizado para abordar as diversas áreas:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, dentre outras, para isso é necessário que tenhamos claro qual é o objetivo do trabalho e quais competências e habilidades queremos desenvolver com este trabalho. Para tornar aprendizagem significativa para os alunos, podemos aproveitar diferentes conteúdos tendo um tema como eixo, como por exemplo o tema animais trabalhado em Ciências .
Professor, durante a exploração do tema, proponha aos alunos a realização de um trabalho de campo ao zoológico da cidade para pesquisarem sobre os animais, mas se em sua cidade não tiver, visite uma chácara ou fazenda que tenha animais, pois além do tema vamos trabalhar o trajeto e demais possibilidades.
RODA DE CONVERSA
Professor, organize os alunos em uma roda, para isto, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo motivar os alunos e trabalhar algumas habilidades que são inerentes às diversas áreas do conhecimento, tais como: escuta, oralidade, leitura de mundo, raciocínio lógico, ética, dentre outras.
O espaço da roda de conversa deve ter regras claras, tais como:
Questione os alunos sobre as possibilidades de realizarmos um trabalho de campo para estudarmos sobre os animais, mas poderá ser outro tema que você esteja trabalhando em outros conteúdos. Faça o planejamento coletivo, primeiro oralmente:
Deixe que opinem e participem do planejamento. Faça o registro na lousa para que eles anotem no caderno.
Veja um exemplo: planejamento dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da escola de Educação Básica da UFU.
Universidade Federal de Uberlândia Escola de Educação Básica PLANEJAMENTO: TRABALHO DE CAMPO LOCAL: Parque do Sabiá DIA: 03/09/2010 PROFESSORA RESPONSÁVEL: Denize D Campos Rizzotto ALUNOS: 3º ano B HORÁRIO: saída 8h retorno 12h OBJETIVOS: Aprender a se localizar a partir de um ponto de referência; elaborar o trajeto percorrido; pesquisar sobre os animais mamíferos e répteis. O QUE VAMOS PESQUISAR: -Qual o melhor trajeto para irmos até o parque; por onde vamos passar (pontos de referência); -Quais são os animais mamíferos e répteis que tem no parque e como eles vivem e o que comem. MEIO DE TRANSPORTE QUE VAMOS UTILIZAR: ônibus fretado pela escola ORIENTAÇÕES: ·
PEDIR AUTORIZAÇÃO DOS PAIS PARA IRMOS AO TRABALHO DE CAMPO. |
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5
Professor, fique atento para as possibilidades de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento. Veja uma situação concreta, gerada pelo trabalho de campo.
Área: Matemática
Conteúdo: sistema de medidas: horas (tempo) e quilômetros (distância); operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Veja os desafios que surgiram a partir do planejamento do trabalho de campo, dos alunos do 3º ano da Eseba:
RESOLVENDO
3ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.
Professor, este momento é muito valioso, evite stress de última hora, para isso antes de sair reveja com os alunos: o objetivo do trabalho, as normas combinadas, se todos trouxeram a autorização dos pais ou responsáveis e a garrafinha de água. Se forem registrar algumas informações precisam levar: prancheta, papel e lápis amarrado à prancheta. Lembre-se de levar máquina fotográfica para os registros fotográficos. Veja o registro fotográfico realizado pelos alunos do 1º ano ao Canil da Polícia Militar de Uberlândia.
Fonte: acervo da autora
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
REGISTRANDO O TRAJETO
Professor, nesta faixa etária é muito importante trabalharmos o espaço geográfico, o que pressupõe competências relativas à localização espacial. Portanto, é fundamental partirmos de situações vivenciadas pelo aluno para que ele compreenda este conceito.
Nos dias que anteceder ao trabalho de campo, trabalhe com trajetos dentro da escola. Solicite que desenhem o trajeto que fazem entre a sala de aula e o pátio, ou o trajeto que fazem para ir ao banheiro.
Durante o percurso de ida e volta ao trabalho de campo, solicite que observem por onde estão passando, quais os pontos de referência.
Ao retornar oriente-os na elaboração do trajeto. Resgate os pontos de referência, isto auxilia na representação.
Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5
O relatório é o momento de sistematizar e de resgatar o que o aluno aprendeu no trabalho de campo. A forma como conduzir o debate é fundamental, pois o envolvimento dos alunos é determinante para que possamos obter informações corretas e fundamentadas sobre o tema. Professor, você poderá propor o relatório individual ou fazê-lo coletivamente, mas nas duas situações é necessário apontar as informações que devem constar no relatório, tais como:
Professor, para que possamos avaliar a aprendizagem dos alunos no decorrer do processo é importante que tenhamos claro quais foram as competências que trabalhamos ao longo do processo, ou seja, quais conhecimentos os alunos adquiriram com este trabalho, para isso alguns questionamentos são necessários, tais como: Eles demonstram ser capazes de elaborar ou de participar da elaboração de um trabalho de campo? Nas atividades orais realizadas eles se colocaram enquanto cidadãos? Conseguiram representar simbolicamente o trajeto até o local do trabalho de campo? Redigiram o relatório por meio da oralidade e da escrita? Ao responder estas questões, você terá as informações que nortearão o seu trabalho.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2013
Cinco estrelasGostei!