09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer as modalidades que compõem o Pentatlo Moderno (esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro) assim como seu processo histórico;
Identificar as modificações ocorridas nesta prática da sua concepção até a sua atual organização;
Identificar as principais capacidades físicas e psicológicas dos atletas de Pentatlo Moderno.
Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Atividade 1:
Reunir a turma e pedir que os alunos observem as imagens abaixo:
http://www.levanaesportiva.com.br/wp-content/uploads/2009/08/tiro.jpg (acesso em 15/11/10)
http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/wp-content/uploads/2010/07/jogos.jpg (acesso em 15/11/10)
http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,10774932-EX,00.jpg (acesso em 15/11/10)
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/08/186_2322-Sheila-swim2.jpg (acesso em 15/11/10)
http://img.youtube.com/vi/75tffv4-sv0/0.jpg (acesso em 15/11/10)
Em seguida, o professor perguntará:
- Nas fotos, são exibidas algumas modalidades esportivas. Vocês sabem dizer quais são elas?
- Apesar de serem práticas distintas, essas modalidades em conjunto determinam um esporte olímpico. Vocês sabem qual é este esporte?
O professor deverá contextualizar então o PENTATLO MODERNO, que é composto de cinco modalidades: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida, sendo todas elas realizadas em um único dia. Posteriormente a essa introdução, o professor deverá lançar uma proposta de pesquisa para que os alunos se aproximem da origem e das regras deste esporte. Em uma sala de computadores com acesso à internet, divididos em duplas, os alunos deverão responder ao seguinte questionário:
- Como é determinado o vencedor deste esporte?
- Quais são as regras de cada modalidade do Pentatlo Moderno?
- Por quê o termo “moderno” neste esporte? Qual a origem desta prática?
- Quais são as características físicas e psicológicas de um bom atleta do Pentatlo?
- Quais os materiais necessários para a realização deste esporte?
LINKS PARA PESQUISA:
http://br.esportes.yahoo.com/pan2007/modalidades/pentatlomoderno/regras/ (acesso em 15/11/10)
http://www.ammamagazine.com/Conhecer/PentatloModerno/new_page_1.htm (acesso em 15/11/10)
http://www.pentatlo.org.br/pm_modalidades.php (acesso em 15/11/10)
http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-pentatlo-moderno1.htm (acesso em 15/11/10)
Este questionário deverá ser respondido em uma folha de papel e entregue ao professor no final da atividade.
Atividade 2:
Após reconhecerem alguns aspectos do Pentatlo Moderno, o professor irá propor uma dinâmica onde serão apresentadas as principais características físicas e psicológicas de cada modalidade deste esporte olímpico. O professor irá escrever em um quadro as seguintes palavras que representam características que um atleta pode ter:
FORÇA – RESISTÊNCIA – EQUILÍBRIO – COORDENAÇÃO – CONCENTRAÇÃO – VELOCIDADE – PRECISÃO
A turma será dividida em 5 grandes grupos e, em uma folha, deverão relacionar uma ou mais características de cada uma das provas do Pentatlo Moderno. Por exemplo: NATAÇÃO: COORDENAÇÃO E RESISTÊNCIA. Ao término, cada grupo deverá expor, através de um orador, suas anotações para discussão no grupo maior. O professor deverá mediar essa discussão questionando sobre as opções feitas pelos grupos.
O professor deverá pedir, ao final da apresentação, que cada grupo apresente uma atividade física (seja uma brincadeira, um jogo ou um esporte) que se assemelhe às modalidades do Pentatlo Moderno levando em consideração as suas características físicas e/ou psicológicas. Exemplo: NATAÇÃO (COODERNAÇÃO E RESISTÊNCIA): PULAR CORDA.
Atividade 3:
O professor irá criar um circuito com 5 “estações” onde os alunos irão vivenciar as atividades que apresentam características físicas e/ou psicológicas semelhantes às das modalidades do Pentatlo Moderno. O professor irá realizar um sorteio onde cada grupo deverá escolher a modalidade do Pentatlo Moderno que irá representar. Os alunos poderão utilizar as escolhas feitas na atividade anterior. Por exemplo, o primeiro grupo sorteado escolheu a modalidade TIRO e a atividade sugerida por eles será o dardo, pois apresenta a PRECISÃO E CONCENTRAÇÃO como principais características.
Os demais grupos sorteados farão o mesmo, até que todas as cinco modalidades sejam contempladas. Ao elencar as atividades e com os devidos materiais disponibilizados que irão compor o circuito, os alunos, divididos em 5 grupos, irão praticá-los em um sistema de rodízio. A cada 15 minutos, os grupos trocam de “estação” e atividade termina quando todos os grupos passarem por todas as atividades.
Site da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno: http://www.pentatlo.org.br/ (acesso em 15/11/10)
Em uma folha de papel, os alunos deverão apresentar as características físicas e psicológicas que são exigidas nas modalidades que compõem o Pentatlo Moderno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!