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Articulações e movimento

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer como as articulações de nosso corpo ajudam em nossos movimentos; Entender o que são articulações; Relacionar as articulações ao trabalho conjunto de ossos e músculos. Relacionar as articulações com a exploração de diferentes ambientes. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de identificar os mecanismos envolvidos no funcionamento de alavancas. Verifique aula publicada por esta equipe de professoras:

Máquinas Simples – Alavancas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10400 (consultado em 15/11/10, às 17h15min). 

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

SISTEMA ARTICULAR

Articulação ou juntura é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas (ossos ou cartilagens). Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma durante o parto. Além disto, capacita que partes do corpo se movimentem em resposta à contração muscular.

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam.   

Muitos ossos funcionam como alavancas, inclinando-se para levantar e mexer várias partes do corpo. Os ossos são conectados por articulações flexíveis, que lhes permitem movimentos livres. Para mover o corpo, os músculos puxam certas partes dos ossos. Músculos, ossos e articulações funcionam de acordo com os mesmos princípios usados pelos engenheiros quando projetam máquinas que levantam pesos e se movem, como guindastes e escavadeiras mecânicas.   

Adaptado de: http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_articular.htm (consultado em 15/11/10, às 17h16min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões orientadas entre eles, realização de atividades práticas experimentais, leitura de texto sobre o assunto, bem como vídeos para sistematização dos conhecimentos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através de incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de atividades práticas experimentais, leitura e interpretação de texto sobre o assunto, bem como exibição de vídeos para sistematização dos conhecimentos e construção de novos.   

Atividade Inicial: Discutindo o assunto             

Professor, num primeiro momento da aula, converse com a turma sobre as alavancas, relembre com eles como é o funcionamento destas. Questione sobre os locais onde podemos encontrar alavancas no nosso corpo. Deixe os alunos se manifestarem, dando suas opiniões.

Depois peça que os alunos apontem em um desenho do corpo humano onde essas alavancas estão. Leve um cartaz do corpo humano para a sala de aula e deixe que os alunos levantem e indiquem as alavancas do corpo. Em seguida, explique que essas alavancas no nosso corpo são as articulações que unem ossos e músculos.

Pergunte qual a importância das articulações para o corpo humano e como seria se não as tivéssemos. Instigue-os a pensar nos movimentos de um robô.    

Atividade prática 1: Entendendo o movimento do braço             

Professor, depois das discussões iniciais, proponha a realização de uma atividade prática de simulação de movimentos dos braços. Para tanto, providencie os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- 2 tiras de papel cartão de 25cm x 5 cm (para cada aluno).

- Tesoura.

- Régua.

- Lápis.

- 2 carretéis de linha de costura de cores diferentes.

- 2 quadrados de papel de 3cm da mesma cor dos fios (para cada aluno).

- 4 colchetes (para cada aluno)

Retirado de: http://www.gimba.com.br/imagens/imagem.asp?codprod=9083022&h=384&w=384&tamanho= (consultado em 15/11/10, às 17h41min).  

- Alfinete

- Massa de modelar

- Cola  

Modo de preparar:

Esta atividade poderá ser feita por aluno ou por grupo de alunos. Separe o material para os alunos ou para os grupos de alunos e os entregue. Com um lápis, desenhe uma linha no meio de cada tira de papel cartão. Em uma tira, faça marcas nessa linha a 1 cm e 15 cm de uma extremidade. No outro cartão, faça marcas a 1 cm e a 2,5 cm da ponta. Encaixe um colchete em cada uma das quatro marcas. Na outra extremidade de cada tira, faça uma marca a 2,5 cm da ponta. Este será o ponto da articulação, o cotovelo, entre os dois ossos do braço de cartão. Encaixe as duas tiras, formando um L. Espete os alfinetes nas marcas. Ponha massa na ponta dos alfinetes, para evitar arranhões. Veja se os “ossos do braço” movem-se com facilidade.

Retirado de: http://drsergio.com.br/ergonomia/curso/IMGcurso/Alav/interpotente.jpg (consultado em 15/11/10, às 17h33min).    

Amarre um pedaço de fio em cada colchete. Passe os fios pelos colchetes na outra tira. Com as tiras em ângulo reto, cole um quadrado de papel (de forma que forme um triângulo) na linha da mesma cor, logo após os colchetes pelos quais o fio acabou de passar.

Abaixo seguem fotografias do passo a passo:

Fotos: Priscila B. Peixoto

Um fio representa o bíceps, que puxa o antebraço quando você levanta pesos. O outro fio é um músculo alternativo, que não existe no corpo e que também puxaria o antebraço, mas num ponto mais próximo da mão. Erga o antebraço até a metade, usando um fio de cada vez. Qual indicador move-se a uma distância menor? Isso mostra qual músculo de fio levanta o braço com a menor contração e, portanto, com certo ganho mecânico.  Discuta com os alunos os resultados observados na atividade.   

Atividade prática 2 : Lubrificando a articulação             

Professor, após as discussões acerca da atividade anterior, proponha a realização de mais uma atividade prática, desta vez para observar como as articulações funcionam melhor com a ajuda das cartilagens e líquidos lubrificantes entre as articulações.   

Materiais necessários:

- Pilão com socador de madeira

- Plástico filme

- Óleo de cozinha   

Modo de preparar:

O pilão e o socador representam as pontas dos ossos da articulação. Deslize o socador no pilão com força e sinta o atrito. Envolva o socador com plástico. O plástico é liso como a cartilagem. Sinta como o atrito diminui. Espalhe óleo no pilão e perceba como é mais fácil deslizar o socador. O óleo de cozinha funciona como o líquido sinovial nas articulações do corpo. Ele lubrifica superfícies cartilaginosas, ajudando-as a deslizar, com pouco esforço e desgaste.               

Converse com a turma sobre esta atividade, perguntando se eles acham importante a presença de cartilagens entre os ossos, bem como lubrificantes, para evitar desgastes. Comente que as cartilagens são muito importantes por este papel que desempenham, e sem elas nossos ossos durariam pouco devido ao atrito. Mostre algumas figuras para os alunos, discutindo com eles cada uma delas e explicando as dúvidas.   

Imagens   

Alavancas do corpo humano

Retirado de: http://www.clickideiamedio.com.br/medio/disc/not/preview/NOT0907270201_04_p.jpg (consultado em 15/11/10, às 17h51min). 

Retirado de: http://www.santalucia.com.br/ortodontia/mand.JPG (consultado em 15/11/10, às 17h52min). 

Retirado de: http://4.bp.blogspot.com/_Bv2Rlgr7pxw/TKPFwWJpKUI/AAAAAAAAAC8/LPKTR8fBixY/s1600/foto+joelho.jpg (consultado em 15/11/10, às 17h53min). 

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/ombro.jpg (consultado em 15/11/10, às 17h54min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões sobre as atividades práticas e compreensão das articulações, entregue para os alunos um texto informativo sobre o assunto, pedindo que leiam com atenção, grifando as partes mais importantes. Depois faça com eles uma leitura oral, destacando as informações mais importantes e perguntando o que acharam mais interessante. Cada aluno poderá posteriormente escrever no caderno os aspectos que mais gostou no texto.             

Abaixo segue sugestão de texto:   

Juntas e Articulações

Juntas são locais onde dois ossos se tocam. Algumas são fixas (ex.: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulações), os ossos são móveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos.  

Ligamentos

Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.   

Há vários tipos de articulações:

Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratórios dos braços. Tipo "dobradiça" - Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar.   

Articulação

Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas que revestem os ossos.

Adaptado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php (consultado em 15/11/10, às 17h55min).    

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após a leitura e discussão do texto, apresente para a turma alguns vídeos sobre as articulações, de forma que os alunos possam sistematizar o que aprenderam e construir novos conhecimentos. Depois de assistirem, peça que cada um faça no caderno uma síntese do que aprendeu nos vídeos. Promova uma pequena discussão na sala, em que cada aluno deverá contar um aspecto que mais gostou nos vídeos, e os colegas deverão acrescentar alguma informação que recordarem.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Novo Telecurso - Ciências - Aula 56 (1 de 2) - http://www.youtube.com/watch?v=1OKcB9y0BiU (consultado em 15/11/10, às 17h56min).    

Novo Telecurso - Ciências - Aula 56 (2 de 2) - http://www.youtube.com/watch?v=b7Cnk6ceZ3U&feature=related (consultado em 15/11/10, às 17h57min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=BXTL4pbOvz0&feature=related (consultado em 15/11/10, às 17h58min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=SVyh-VU-gHs&feature=related (consultado em 15/11/10, às 17h59min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=iSrQaFzeiic&feature=related (consultado em 15/11/10, às 18h).    

Biomecanica - Ligamentos de Rodilla  - http://www.youtube.com/watch?v=f9lC4QFfr1w&feature=related (consultado em 15/11/10, às 18h01min).    

ANATOMIA HUMANA - http://www.youtube.com/watch?v=QTXpJX_Ks0k&feature=related (consultado em 15/11/10, às 18h02min).    

Articulação do ombro - http://www.youtube.com/watch?v=p9A25ZH4SFA&feature=related (consultado em 15/11/10, às 18h03min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que você poderá usar durante a aula caso seja necessário, ou apenas como um saiba mais:   

http://saude.hsw.uol.com.br/questao437.htm (consultado em 15/11/10, às 18h04min).    

http://www.youtube.com/watch?v=npO4a3crFHQ&feature=fvst (consultado em 15/11/10, às 18h05min).   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e proponha a cada grupo que monte modelos de esqueletos, enfatizando as articulações. Estes modelos poderão ser feitos com materiais recicláveis, como embalagens, pedaços de madeira, palitos, dentre outros. As articulações dos modelos deverão retratar como funcionam e para que servem, de forma a permitirem que as pessoas que vejam os modelos possam compreender com clareza. Depois, peça que cada grupo faça uma apresentação de seu trabalho para outras salas, de forma a divulgar seus conhecimentos, e assim você poderá avaliar seus alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Rodolfo silva hampe barbosa, UFMG , Minas Gerais - disse:
    rodolfohampe@hotmail.com

    20/11/2012

    Três estrelas

    O Ex. de alavanca inter-resistente tá errado, deceria ser interfixa. A RESISTÊNCIA é o Centro de Gravidade do corpo. O PONTO FIXO é um eixo q atravessa o tornozelo latero-medialmente, é o apoio entre Tíbia e Tálus(calcanhar). E a FORÇA está sendo realizada p/cima pela inserção do Tendão de Aquiles. Imagine-se de cabeça p/baixo, realizando o movimento. Perceberá q o ponto fixo tá no apoio entre o Tálus e a Tíbia. O chão n é apoio e sim a resistência a ser vencida.


  • sonia, E.E.Padre Carlos , Minas Gerais - disse:
    soniacsassis@hotmail.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    sou prof. de ciencias em S.J.Bicas na regiao metrop. de BH e já fiz este experimento com meus alunos e sei que funciona perfeitamente bem. Experimente trocar o papel cartão por papelão( mais grosso) ou por dessas tabuas de cx de verdura e as cordinhas por elasticos, voce verá que o resultado será incrivel.


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