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Distinguindo letras de sílabas e de palavras

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir letra, sílaba e palavra.
  • Distinguir vogais de consoantes.
  • Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
  • Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
  • Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- Jogos;           

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor inicia a aula entregando para os alunos um cartão. Neste cartão, o professor deverá pedir para que os alunos escrevam o nome do desenho, contem quantas sílabas possui a palavra e finalmente, contabilizem quantas letras há na palavra.

Desenho

Palavra

Sílaba

Letra

OBS:Uma outra variação interessante que pode ser dada nesta atividade é a utilização de alfabeto ou sílaba móveis, para facilitar a contagem das unidades menores da palavra. Nesta ocasião, o professor deverá enfatizar e discutir com os alunos as diferenças entre desenho, palavra, sílaba e letra.   

2)      O professor socializa as respostas dos alunos e faz os comentários necessários.             

2ª atividade:   

1)      Para consolidar a atividade anterior, o professor deverá distribuir a turma em grupos e entregar a cada um deles, diferentes recursos para a formação de palavras.  

 OBS: O professor poderá dividir a turma em três grupos ou mais, repetindo entre eles o uso de um mesmo recurso. O  grupo 1   receberá um alfabeto móvel, ao grupo 2 deverá ser entregue um silabário e   ao grupo 3, o professor entregará palavras, como pode ser observada na organização a seguir.     

Grupo 1: Alfabeto móvel

Fonte: www.demex.com.br      

Grupo 2: Sílabas Móveis ou Silabário

Fonte: www.demex.com.br        

Grupo 3: Fichas com Palavras   

BONECA  

PANELA

   SAPATO     

          PETECA           

OBS.: Se o professor desejar, ele poderá dividir a turma por níveis psicogenéticos, distribuindo unidades maiores para os grupos com conhecimento inicial da escrita e unidades menores para os grupos com conhecimento mais avançado da escrita.     

2)      Com o material nos grupos, professor realizará um ditado. Assim que o professor ditar uma palavra, cada grupo tentará formar a palavra fazendo uso dos recursos que receberam para registro.

3)      Após cada palavra formada, o professor deverá expor para todos os alunos os diferentes registros das mesmas, analisando as diferenças entre as unidades: palavra, sílaba, letra.   

4)      Em seguida, o professor propõe a troca dos recursos entre os grupos. Realiza a mesma atividade anterior.   

5)      Com o objetivo de sistematizar o trabalho, o professor propõe que, coletivamente, escrevam as conclusões a que se pode chegar para formar os conceitos de letras, sílabas e palavras, inclusive com exemplos de cada um dos conceitos.   

6)      Após a produção do texto conclusivo, o professor apresenta a frase abaixo solicitando a leitura da mesma.   

CLARA É A COZINHEIRA DA ESCOLA.   

7)      Em seguida o professor propõe que, coletivamente, identifiquem na frase: uma letra, uma sílaba e uma palavra.   

OBS: É importante chamar a atenção dos alunos que, por exemplo, o A pode ser uma letra, uma sílaba ou uma palavra.   

3ª atividade:   

1)      Objetivando o trabalho com as consoantes e vogais, o professor deverá manter a turma dividida em grupos (neste caso, é interessante que os grupos sejam heterogêneos no que se refere às hipóteses de escrita) e realizará uma gincana com o jogo da forca.   

OBS: Neste jogo, o professor poderá realizar uma adaptação para que possa focar o trabalho com as consoantes e as vogais, isto é, o professor deverá montar a forca com algumas letras da palavra a ser descoberta, como pode ser analisado no exemplo a seguir:     

Forca      

Fonte: www.futebart.wordpress.com  

        D                  Z                M                B        R  

 _____  _____  _____  ____  _____  _____  _____  _____  _____                       

       E                        E                      E                                     O           

 _____  ______  _____  _____  _____  _____  _____  _____  _____   

2)      Como se observa o professor deverá utilizar palavras de um mesmo campo semântico –  neste caso, meses do ano – e deverá lacunar só consoantes ou apenas vogais.

3)      O jogo deverá ter as mesmas regras do tradicional. Sugerimos que ao utilizar apenas consoantes, escolher palavras mais complexas, uma vez que a partir das consoantes podemos descobrir uma palavra, o que não ocorre no caso das vogais.

4)      Durante esta atividade, o professor deverá chamar atenção dos alunos para algumas regras de nosso sistema como:

- Uma única consoante não pode representar uma sílaba.

- Uma única vogal pode representar uma sílaba.

- Uma consoante sempre precisará de uma vogal para a formação de uma sílaba.

- Uma sílaba pode ter mais de uma consoante e mais de uma vogal.   

5)      Após a apresentação de algumas regras do nosso sistema de escrita, realizada anteriormente, o professor propõe que coletivamente, escrevam, diante de cada uma das regras,  exemplos que se aplicam às mesmas.   

6)      Em seguida, o professor propõe a cópia das listas produzidas  porque elas poderão ser úteis aos alunos em situações futuras.

Recursos Complementares

Sugerimos ao professor um jogo que trabalha com a noção de letra, sílaba e formação de palavras:

http://www.fulano.com.br/scripts/jogosonline/letroca/letrocaabertura.asp 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Durante as atividades desta aula, é imprescindível que o aluno  reconheça, sobretudo, as diferenças entre sílabas e letras. Sugerimos que o professor enfatize as atividades que trabalham com as diferenças entre essas unidades, sobretudo com os grupos no nível pré-silábico de escrita, cuja distinção ainda não foi consolidada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

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