11/01/2011
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- Jogos;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor inicia a aula entregando para os alunos um cartão. Neste cartão, o professor deverá pedir para que os alunos escrevam o nome do desenho, contem quantas sílabas possui a palavra e finalmente, contabilizem quantas letras há na palavra.
Desenho |
Palavra |
Sílaba |
Letra |
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OBS:Uma outra variação interessante que pode ser dada nesta atividade é a utilização de alfabeto ou sílaba móveis, para facilitar a contagem das unidades menores da palavra. Nesta ocasião, o professor deverá enfatizar e discutir com os alunos as diferenças entre desenho, palavra, sílaba e letra.
2) O professor socializa as respostas dos alunos e faz os comentários necessários.
2ª atividade:
1) Para consolidar a atividade anterior, o professor deverá distribuir a turma em grupos e entregar a cada um deles, diferentes recursos para a formação de palavras.
OBS: O professor poderá dividir a turma em três grupos ou mais, repetindo entre eles o uso de um mesmo recurso. O grupo 1 receberá um alfabeto móvel, ao grupo 2 deverá ser entregue um silabário e ao grupo 3, o professor entregará palavras, como pode ser observada na organização a seguir.
Grupo 1: Alfabeto móvel
Fonte: www.demex.com.br
Grupo 2: Sílabas Móveis ou Silabário
Fonte: www.demex.com.br
Grupo 3: Fichas com Palavras
BONECA
PANELA
SAPATO
PETECA
OBS.: Se o professor desejar, ele poderá dividir a turma por níveis psicogenéticos, distribuindo unidades maiores para os grupos com conhecimento inicial da escrita e unidades menores para os grupos com conhecimento mais avançado da escrita.
2) Com o material nos grupos, professor realizará um ditado. Assim que o professor ditar uma palavra, cada grupo tentará formar a palavra fazendo uso dos recursos que receberam para registro.
3) Após cada palavra formada, o professor deverá expor para todos os alunos os diferentes registros das mesmas, analisando as diferenças entre as unidades: palavra, sílaba, letra.
4) Em seguida, o professor propõe a troca dos recursos entre os grupos. Realiza a mesma atividade anterior.
5) Com o objetivo de sistematizar o trabalho, o professor propõe que, coletivamente, escrevam as conclusões a que se pode chegar para formar os conceitos de letras, sílabas e palavras, inclusive com exemplos de cada um dos conceitos.
6) Após a produção do texto conclusivo, o professor apresenta a frase abaixo solicitando a leitura da mesma.
CLARA É A COZINHEIRA DA ESCOLA.
7) Em seguida o professor propõe que, coletivamente, identifiquem na frase: uma letra, uma sílaba e uma palavra.
OBS: É importante chamar a atenção dos alunos que, por exemplo, o A pode ser uma letra, uma sílaba ou uma palavra.
3ª atividade:
1) Objetivando o trabalho com as consoantes e vogais, o professor deverá manter a turma dividida em grupos (neste caso, é interessante que os grupos sejam heterogêneos no que se refere às hipóteses de escrita) e realizará uma gincana com o jogo da forca.
OBS: Neste jogo, o professor poderá realizar uma adaptação para que possa focar o trabalho com as consoantes e as vogais, isto é, o professor deverá montar a forca com algumas letras da palavra a ser descoberta, como pode ser analisado no exemplo a seguir:
Forca
Fonte: www.futebart.wordpress.com
D Z M B R
_____ _____ _____ ____ _____ _____ _____ _____ _____
E E E O
_____ ______ _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____
2) Como se observa o professor deverá utilizar palavras de um mesmo campo semântico – neste caso, meses do ano – e deverá lacunar só consoantes ou apenas vogais.
3) O jogo deverá ter as mesmas regras do tradicional. Sugerimos que ao utilizar apenas consoantes, escolher palavras mais complexas, uma vez que a partir das consoantes podemos descobrir uma palavra, o que não ocorre no caso das vogais.
4) Durante esta atividade, o professor deverá chamar atenção dos alunos para algumas regras de nosso sistema como:
- Uma única consoante não pode representar uma sílaba.
- Uma única vogal pode representar uma sílaba.
- Uma consoante sempre precisará de uma vogal para a formação de uma sílaba.
- Uma sílaba pode ter mais de uma consoante e mais de uma vogal.
5) Após a apresentação de algumas regras do nosso sistema de escrita, realizada anteriormente, o professor propõe que coletivamente, escrevam, diante de cada uma das regras, exemplos que se aplicam às mesmas.
6) Em seguida, o professor propõe a cópia das listas produzidas porque elas poderão ser úteis aos alunos em situações futuras.
Sugerimos ao professor um jogo que trabalha com a noção de letra, sílaba e formação de palavras:
http://www.fulano.com.br/scripts/jogosonline/letroca/letrocaabertura.asp
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Durante as atividades desta aula, é imprescindível que o aluno reconheça, sobretudo, as diferenças entre sílabas e letras. Sugerimos que o professor enfatize as atividades que trabalham com as diferenças entre essas unidades, sobretudo com os grupos no nível pré-silábico de escrita, cuja distinção ainda não foi consolidada.
Quatro estrelas 6 classificações
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25/04/2013
Quatro estrelasmuito boa a aula gostei de mais!
15/02/2013
Cinco estrelasPerfeita aula,muito obrigada.
21/02/2012
Cinco estrelasadorei e tudo que preciso para trabalhar com meus alunos.
21/02/2012
Cinco estrelasAdoreiii!Esse plano e tudo que precisava.Muito simples e facil de trabalhar na sala de aula
30/07/2011
Cinco estrelasAdorei a atividade,pq consegue passar as informações de forma clara e divertida,sem tornar a aula chata.
19/03/2011
Cinco estrelasótima aula, brincando se aprende melhor