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O Corpo em Movimento: Ossos e Músculos em Ação...

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor 

2) Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção

3) Diferenciar movimentação de locomoção

4) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para um corpo saudável

5) Discutir formas de prevenção de doenças que envolvem ossos e músculos

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O funcionamento do corpo humano, o sistema digestório e o sistema cardiovascular.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

INICIANDO O DIÁLOGO...

Professor/a, inicie o diálogo com os/as aluno/as apresentadando oralmente este breve texto:

Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente.Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora que em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Vamos fazer uma breve retrospectiva? (Sugerir que os alunos falem, caso contrário traga estes exemplos)

Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física...  Nós, seres humanos, bem como os outros animais vertebrados nos locomovemos das mais diversas formas e para os diversos fins. E, para nos locomovermos, usamos o esqueleto e os músculos. Este é tema que será discutido nesta aula: O CORPO EM MOVIMENTO: OSSOS E MÚSCULOS

MÃOS À OBRA...

1) Estenda o seu braço direito,deixando a palma da mão aberta e virada para cima.Coloque a mão esquerda sobre o seu braço direito, feche a mão direita e dobre o braço várias vezes, movendo apenas o antebraço. O que você observou?

2) Segure o seu antebraço direito com a mão esquerda. Abra e feche a mão direita várias vezes. O que você observou enquanto abria e fechava a mão?

Discutir as respostas dadas pelos alunos e se necessário complementar a discussão com as seguintes informações:

Os movimentos realizados e observados por vocês foram realizados por um conjunto de músculos. Os músculos são capazes de contrair e relaxar. Quando um músculo se contrai ele fica mais duro e geralmente encurta, por outro lado quando o músculo relaxa(distende) ele se alonga e fica mole.Vamos conhecer mais os ossos e os músculos?

ATIVIDADE 2: TRABALHANDO COM TEXTOS

 TEXTO 1                                                                    Os Ossos

O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas. O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.

 Funções dos ossos:

 Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;

 Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;

 Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;

 Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;

 Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;

 Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos; 

                                                                         Doenças dos ossos

 Os ossos, ou o próprio esqueleto humano, podem apresentar diversas patologias e estão suscetíveis a lesões. As mais comuns são os traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose.

                                                                        Tipos de ossos

 Em relação à forma, existem três tipos principais de ossos: Ossos longos, como as costelas, o fêmur, o úmero e outros ossos dos membros; Ossos chatos, como os do crânio e a escápula; Ossos curtos, de forma arredondada ( assemelhaça a um cubo)possue as três dimensões mais ou menos iguais e só são encontrados no tornozelo(tarso) e punho (carpo). Ossos sesamóides ou supranumerarios, temos com exemplo a patela.Presentes no interior de alguns tendões, que sofram um stresse físico e tensão, como palmas e plantas. Ossos Irregulares, como as vértebras .Fonte de consulta  "http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso

Professor/a, solicite que os/as alunos/as respondam em seus cadernos estas questões:

1) Qual é a definição de osso que aparece no texto?

2) E de esqueleto?

3) Qual é a função do esqueleto?

4) O que é osteologia?

5) Qual o número de ossos que compõem o corpo humano?

6) Liste ossos do corpo humano que vocês conhecem.

7) Quais são as funções dos ossos?

Professor/a aproveite este momento para introduzir a seguinte questão: O que pode acontecer com os ossos de uma pessoa caso ela tenha uma alimentaçào pobre em sais de cálcio? Cite exemplos de alimentos ricos nesse mineral. Uma outra sugestão é que seja realizada uma pesquisa sobre esta questào, em parceria com o/a professr/a de informática.

Professor/a, aproveite a discussão proposta acima . para dar continuidade aos estudos. Se necessário, complete a discussào utilizando a seguinte informação: Os movimentos do nosso corpo são possíveis graças à ação conjunta dos OSSOS e dos MÚSCULOS

TEXTO 2                                                        Os Músculos

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.

                                                                     Tipos de músculo.

Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.

Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar à forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

                                                                      Músculo estriado esquelético

 O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.

                                                                       Papel na saúde e doença

1) Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas). Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.

Solicite que os/as alunos/as respondam no caderno as seguintes questões:

1) Grife no texto cinco informações que você considerou importante sobre os músculos.

2) Explique como acontece a contração muscular.

3) O que é contratilidade e elasticidade?

4) Quais são os tipos de músculos que aparecem no texto?

5) Quais são as implicações de exercícios e para saúde do homem?

6) Grife no texto quais são os efeitos maléficos que os exercícios podem causar à saúde do homem.

7) O que podemos concluir sobre atividades físicas e a saúde do homem?

ATIVIDADE 3

 

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

Educação Física: Pode-se convidar o/a professor/a de educação física para participar de uma discussão sobre a importância dos exercícios para os músculos e para a saúde em geral, e sobre as restrições necessárias aos exercícios intensos de desenvolvimento muscular e ao uso de anabolizantes.

Este professor também poderá discutir a importância da adequação das atividades físicas em ralação a faixa etária dos/as alunos/as e do acompanhamento durante a execução destas atividades.

Informática: Desenvolver pesquisa sobre os seguintes temas: Relação entre os ossos e a alimentação, Postura e problemas de coluna( escoliose, cifose e lordose) nas aulas de informática juntamente com o professor deste conteúdo, ficando a discussào para ser feita nas aulas de ciências.

Profissional da saúde: Convidar profissionais da saúde para apresentar uma palestra sobre os temas: Relação entre ossos e a alimentação, Postura e problemas de coluna, dando destaque para os cuidados necessários para o uso correto das mochilas dos/as alunos/as.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno/a na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

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