Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo o conceito de frase

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•      Utilizar a noção de frase (enunciação com sentido completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.

•      Conhecer os diferentes tipos de frase.

•      Produzir diferentes frases.

•      Usar adequadamente os diferentes tipos de frase.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- textos de diferentes gêneros.       

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.

Fonte: www.karinizumi.wordpress.com    

2)      Em seguida, propõe que a turma identifique a frase contida na imagem. O professor escreve-a no quadro e propõe que a turma diga o que entendeu dela e conte quantas palavras formam essa frase.   

3)      O professor apresenta, em uma tira de papel, a frase abaixo solicitando a leitura da mesma.   AALEGRIAOUSEREPARTEOUSEPERDE.

4)      Espera-se que os alunos não consigam fazer a leitura e então o professor propõe que recortem palavra por palavra e montem corretamente a frase.

5)      O professor socializa as frases montadas e faz os comentários necessários.

OBS: A frase original é: A ALEGRIA OU SE REPARTE OU SE PERDE.   

6)       O professor entrega em uma tira de papel a frase abaixo cujas palavras estarão fora de ordem e propõe a leitura da mesma.   

AS  BOM O  CHUVAS PASSOU VIERAM MAS TEMPO AFINAL AS   

7)      Espera-se que os alunos não consigam realizar a leitura e então o professor propõe que recortem palavra por palavra e montem corretamente a frase.

8)      O professor socializa as frases montadas e faz os comentários necessários. OBS: A frase original é: Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas.   

9)      Realizadas as primeiras atividades para o trabalho com a noção de frase, o professor poderá pedir que os alunos busquem em revistas e jornais diferentes frases, que podem ser manchetes, títulos, citações, mensagens, anúncio, legenda, entre outros. O importante é que os alunos consigam perceber onde começam e terminam as frases.   

10)       O professor socializa as frases selecionadas pelos alunos, faz os comentários necessários e organiza a exposição das mesmas no espaço da sala.     

2ª atividade:   

1)      Após a exploração inicial da noção de frase, o professor poderá mostrar para os alunos exemplos de diferentes tipos de frases, em diferentes contextos de circulação social e em diferentes gêneros textuais.   

Exemplo 1: Frase Interrogativa

- Neste exemplo o professor poderá explorar as imagens que estão contidas neste quadro e sua relação com a pergunta: Porque tendes medo? Onde está a vossa fé? - Indagar a função do sinal de pontuação nesta frase. 

Fonte: www.eucaristiadominical.blogspot.com      

Exemplo 2: Frase exclamativa

- Pedir para que os alunos leiam a frase respeitando a entonação utilizada nos sinais de exclamação.

Fonte: www.oficinadeescrita8.blogspot.com              

Exemplo 3: Frase Imperativa

- Pedir para que os alunos respondam: o autor da frase está pedindo algo, informando ou dando uma ordem? Como você concluiu isso?

Fonte: http://www.ronaldocamacho.com.br      

Exemplo 3: Frase declarativa

- Indagar aos alunos o que a frase está declarando.

- A frase analisada é afirmativa. Reescreva a frase para a negativa.  

Fonte: www.burrovelhonaoaprendelinguas.blogspot.com    

3ª atividade:

1)      Após o trabalho com os diferentes tipos de frases o professor poderá “brincar” com os alunos com o teatro improvisado.

2)      O professor sugerirá o tipo de frase e o aluno deverá encenar uma situação utilizando a frase. Por exemplo: frase imperativa. O aluno poderá simular uma situação em que estará dando uma ordem a alguém e terá de produzir oralmente uma frase imperativa.

3)      Poderá haver variações, como por exemplo, descrevendo uma determinada situação na qual o aluno escolherá que tipo de frase será melhor ser empregada.   

4ª atividade:   

1)      Distribuir para os alunos diferentes imagens e a partir delas eles deverão escrever frases de diversos tipos. É interessante que o aluno selecione uma imagem para uma frase.   

OBS: As imagens também podem ser selecionadas pelos próprios alunos a partir de consultas a jornais e revistas.   

2)      O professor socializa as frases criadas a partir das imagens e faz os comentários necessários.   

3)      O professor poderá propor ainda a produção de um caderno de mensagens e para isso, os alunos pesquisariam diversas mensagens que gostam ou escritas por eles mesmos e as levaria para a sala.   

4)      O professor providencia um caderno e em cada dia entrega-o a um aluno para que esse copie sua mensagem e faça uma ilustração bem bonita sobre ela.   

5)      O professor, de tempos em tempos, poderá propor a leitura oral das mensagens já escritas e quando todos os alunos já tiverem copiado o seu texto, o caderno ficará na sala para ser consultado quando a turma desejar.

Recursos Complementares

Tipos de Frases Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz. A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases.

Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem.

São elas:

a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta. Você aceita um copo de suco?  (Interrogação direta) Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)

b) Frases Imperativas:  ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou  faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Faça-o entrar no carro! (Afirmativa) Não faça isso. (Negativa) Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa)

c) Frases Exclamativas:  nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente  prolongada. Por Exemplo:  Que prova difícil! É uma delícia esse bolo!

d) Frases Declarativas:  ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas. Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa) Ela não está em casa. (Negativa) e) Frases Optativas:  são usadas para exprimir um desejo. Por Exemplo: Deus te acompanhe! Bons ventos o levem!   

De acordo com a construção, as frases classificam-se em:

Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado! Belo serviço o seu! Trabalho digno desse feirante.

Frase Verbal: é a frase construída com verbo. Por Exemplo: O sol ilumina a cidade e aquece os dias. Os casais saíram para jantar. A bola rolou escada abaixo.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A avaliação será feita, sobretudo, na participação durante os questionamentos a respeito dos diferentes tipos de frase e na produção oral de frases no teatro improvisado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.