Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e recuperando as tradições da comunidade

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as festas e tradições locais.
  • Investigar a origem desses eventos culturais.
  • Conhecer diferentes manifestações artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura etc.) e seu valor para o desenvolvimento da cultura local.
  • Conhecer e valorizar manifestações artísticas da comunidade.
  • Apreciar as festas e tradições locais.       
  •  Reconhecer a importância de preservação do patrimônio cultural e artístico da comunidade.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecimento básico dos processos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- leitura de imagens.       

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor inicia a aula apresentando as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.

Fonte: http://www.culturapa.com/2010/06/festa-nordestina-de-sao-joao.html   

Fonte: www.360graus.blog.com  

Fonte: www.feriasbrasil.com.br    

2)      Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

- O que você está vendo em cada uma destas imagens?

- Você saberia informar que manifestações culturais são estas?

- Em que período do ano ocorrem estas manifestações culturais?

- Você saberia informar em que região ou regiões do Brasil essas festividades recorrem?

- Você saberia descrever algumas das características principais destas festividades?   

OBS: À medida que o professor for realizando as perguntas, ele poderá explicitar algumas informações referentes as festividades (Festa Junina, Parintins e Ocktoberfest, respectivamente) representadas nas imagens (ver recursos educacionais). É importante que o professor traga para os alunos informações a respeito da origem das festividades ou proponha que os alunos realizem uma pesquisa referente às festividades apresentadas.   

2ª atividade:   

1)      O professor encaminha os alunos para a sala de informática para que assistam os  vídeos com as três festividades que se encontram nos endereços abaixo:   

Vídeo Festa Junina: http://www.youtube.com/watch?v=_Q9c7kri2HM  

Vídeo Parintins: http://www.youtube.com/watch?v=v-yXYWLGIgw&feature=related   

Vídeo Ocktoberfest: http://www.youtube.com/watch?v=EevYjZyMxrc    

2)      Antes de assistirem os vídeos o professor propõe que observem os aspectos abaixo:   

a) Em que as vestimentas apresentadas se diferem?

b) Quais as diferenças das danças entre as festividades?

c) Quais as diferenças entre as músicas das festividades?

d) Você conhece as músicas de alguma dessas festividades?   

3)       O professor socializa as respostas dos alunos  e faz os comentários necessários.   

4)      O professor organiza a turma em grupos e propõe que:   

a)       Escolham uma das festividades apresentadas nos vídeos;

b)     Escrevam uma propaganda sobre ela.   

OBS:  É bom lembrar aos alunos que uma propaganda tem como objetivo seduzir as pessoas sobre o produto ou serviço que ela oferece.   

5)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários e organiza a exposição do material na sala.   

3ª atividade:   

1)      Ainda com a turma em grupos, o professor iniciará um círculo de cultura (FREIRE, 1989) no qual serão levantadas com os alunos as festividades ou manifestações culturais da comunidade onde vivem. Para isso, os grupos deverão realizar entrevistas com os moradores da localidade.     

2)      Com as informações colhidas nas entrevistas, o professor propõe que cada grupo:   

a)      Escolha uma das manifestações culturais locais;

b)      Escreva um texto descrevendo-a.                       

OBS: É importante orientar os alunos que o texto deverá contemplar todas as informações importantes sobre a manifestação cultural, como por exemplo, as vestimentas, as músicas, as comidas, as danças, etc...   

3)      O professor propõe a troca dos textos entre os  grupos para que façam a leitura do mesmo verificando se a descrição permitiu entender a manifestação cultural retratada pelo grupo.   

4)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas na sala.   

Recursos Complementares

Oktoberfest

Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão blumenauense nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Sua primeira edição foi realizada em 1984. Consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest é a confraternização de gente de todas as partes. Ela nasceu inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que deu seus primeiros passos em 1810, no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia. Em Blumenau, a Oktoberfest está na alma do povo, faz parte da história de cada um. Por isso outubro é um mês especial. São 18 dias de festa, em que os blumenauenses se integram com visitantes de todo o Brasil e do exterior. E não há quem não se encante com os desfiles, com a participação dos clubes de caça e tiro ou com a apresentação dos grupos folclóricos. A Oktoberfest de Blumenau ostenta um número admirável: em suas 26 edições mais de 17 milhões de pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica. Isto significa que um público superior a 700 mil pessoas, em média, por ano, participou da festa desde a sua criação. O segredo para este sucesso é simples: a Oktoberfest de Blumenau é um produto que se mantém autêntico, preservando as tradições alemãs trazidas pelos colonizadores há 160 anos. E são as belezas desses traços que conquistaram o país inteiro. À noite, é no Parque Vila Germânica que todos se encontram e fazem da Oktoberfest um acontecimento incomparável. Todas as tradições alemãs afloram na sua máxima expressão, através da música, da dança, dos belos trajes, da refinada culinária típica e do saboroso chope. A cordialidade do povo, a paz e a beleza da cidade também tornam a festa inesquecível.

Fonte: http://www.oktoberfestblumenau.com.br/?p=16      

Festas juninas   

As festas juninas, são na sua essência multicurais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina    

Parintins

São intermináveis os preparativos para o espetáculo mais esperado da maior floresta do planeta. O Festival Folclórico de Parintins acontece anualmente nos dias 28, 29 e 30 de junho. Mas a festa do boi, como é chamada pelo povo, acontece todos os dias no coração dos amazonenses. Os ensaios, a confecção das alegorias, fantasias e coreografias têm início dois meses antes do grande evento celebrado no bumbódromo, o templo do festival, com capacidade para 35 mil expectadores. Mais de 100 mil pessoas são atraídas anualmente para o Festival de Parintins: a cada noite, o resultado dos ensaios nos QG’s de Caprichoso e Garantido é apresentado através do conjunto folclórico, inspirado em lendas de pajelanças indígenas de várias tribos, e costumes caboclos da amazônia. Marcada pelas impressionantes alegorias representadas por carros confeccionados por artistas parintinenses, a disputa baseia-se em lendas locais, as quais, ano após ano, voltam a povoar o imaginário popular, representando a história do homem amazônico através de uma grande festa, a qual contagia com suas toadas tanto os brincantes quanto o público nas arquibancadas.

Fonte: http://www.parintins.com.br/  

Referência Bibliográfica: FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (19 ed., 1989, 150 p).

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A partir desta aula, é importante que o aluno tenha acesso a diferentes formas de manifestações desconhecidas por ele, além da valorização da cultura local.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.