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O lugar onde vivo e convivo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o entorno próximo ao centro educativo e do lugar de vivência pode favorecer as capacidades de orientação e representação espacial, através da interpretação e elaboração de croquis (representação gráfica de um espaço realizada a mão livre, sem respeitar rigorosamente as proporções), maquetes, plantas ou mapas de espaços conhecidos.
  • Observar, descrever e desenhar croquis de espaços geográficos conhecidos (lugar de origem, de moradia e trabalho, entorno da escola etc.) empregando símbolos e legendas.
  • Observar e descrever formas de ocupação social do espaço, analisando seu aproveitamento ou degradação.
  • Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo atitudes favoráveis à melhoria de suas condições sócio ambientais (saneamento básico, coleta seletiva e reciclagem de lixo,  mutirões de moradia, movimentos por melhoria    dos serviços, campanhas de solidariedade etc.).
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Domínio básico dos processos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- textos de diferentes gêneros textuais;   

- leitura de imagens.       

Desenvolvimento     

1ª atividade:

O professor apresenta as imagens abaixo e propõe a leitura das mesmas.

Fonte: www.lazer.hsw.uol.com.br 

Fonte: www.reidosanime.blogspot.com 

Fonte: www.lazer.hsw.uol.com.br 

Fonte: www.humanizandopelaarte.blogspot.com      

1)      Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Alguma destas casas se assemelha à que você mora?

b)      Em que elas se parecem?

c)      Em que elas se diferem?

d)     Como você descreveria o lugar onde mora?

e)      Há saneamento básico no bairro onde você mora?

f)       Há coleta sistemática do Lixo? Há coleta seletiva ou reciclagem do lixo?

g)      Em seu bairro, qual a distância do posto de saúde mais próximo?

h)      As ruas de seu bairro possuem calçamento?

i)         É constante a presença de viaturas da polícia para a garantia da segurança dos moradores?   

2)      O professor apresenta o texto abaixo e propõe a leitura do mesmo.

BRASIL 500 ANOS - RECICLAR É O NOSSO PAPEL  

Manifesto Ecológico pelo Desenvolvimento Sustentável    

O conceito de desenvolvimento sustentável é baseado na durabilidade do crescimento econômico, associado à conservação dos recursos naturais.    A sustentabilidade, através da conservação dos recursos naturais, é alcançada com técnicas de manejo que evitem a degradação dos solos e dos recursos hídricos, e sistemas de conservação que preservem a biodiversidade.    Estes componentes devem estar associados a estratégias gerais de desenvolvimento voltadas a redução da pobreza, a elevação dos padrões educacionais e a inserção da economia tradicional aos mercados regional, nacional e internacional, através da reconversão produtiva, adaptada tecnologicamente às limitações climáticas e ecológicas.    Nós, do projeto "Brasil 500 anos - Reciclar é o Nosso Papel", idealizado e realizado por Roberto Böell Vaz, trabalhamos por esta causa universal, que é a sobrevivência do ser humano e a reconciliação com sua casa, seu planeta. Nosso trabalho consiste na divulgação e no alerta em relação aos problemas sócio-ambientais e às suas soluções - que sempre são pontuais e, ao mesmo tempo, globalizadas. Não temos nenhum fim político ou religioso. Nossa nacionalidade é brasileira, mas somos filhos da Terra, e almejamos a harmonia entre os povos, respeitando suas culturas diversificadas, em prol não só do bem estar - que é a saúde -, mas da qualidade de vida desta geração e das vindouras.

Obs.: Esse manifesto não tem como intenção colher assinaturas, mas sim só divulgar uma posição do grupo no qual o lançou objetivando a conscientização ambiental.   

Publicado no site: http://www.netvaz.com.br/brasil500/manifesto.htm    

3)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que texto é esse?

b)      Para que ele foi escrito?

c)      Como ele é organizado?

d)     Onde encontramos esse texto?   

4)      O professor organiza a turma em grupos para que escrevam um Manifesto, para ser colocado no mural da Associação de Moradores, com o objetivo de alertar e propor ações a favor da melhoria da qualidade de vida no bairro.   

5)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a colocação do texto no mural da Associação dos moradores.     

2ª atividade:   

1)      O professor propõe a cada um dos alunos que, ao virem para a escola, observem bem o caminho que fazem da casa até a escola e que façam uma lista dos pontos de referência como praças, igrejas, escolas, pontes, prédios, casas, lojas, galerias, shoppings, bancas de revistas, pontos de ônibus, entre outros.   

2)      Em seguida, o professor apresenta um exemplo de croqui (informar o que é – ver recursos educacionais) no qual seja esboçado um determinado espaço geográfico, como pode ser analisado a seguir. 

Fonte: www1.folha.uol.com.br    

3)      Após a apresentação e explicação sobre o croqui, o professor propõe que cada um represente o caminho entre a sua moradia e a escola em que estuda através de um croqui.   

4)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição do material no espaço da sala de aula.   

3ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em grupos e propõe que discutam e relacionem o que, na opinião da equipe, falta para melhorar o lugar onde fica a escola.   

2)      O professor propõe que o grupo crie frases, que serão colocadas em faixas, convidando as pessoas a reivindicarem as melhorias no entorno da escola.   

3)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a distribuição das faixas em lugares estratégicos para que as mesmas cumpram o papel a que se destinam.  

Recursos Complementares

Croquis

Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda, um esboço qualquer ou também pode significar uma agressão física. Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Uso da Palavra Usa-se a palavra em francês pois normalmente seu correspondente em português (esboço) pode possuir, dependendo do contexto, um significado diferente, especialmente quando se trata do desenho arquitetônico, para o qual o croquis possui um papel de destaque, sendo considerado uma etapa de projeto. Neste contexto, o croquis costuma ser considerado um desenho bastante pessoal usado principalmente para discutir idéias: ele não é um fim em si mesmo. Já o esboço costuma ser considerado uma etapa inicial para um desenho mais elaborado (neste contexto, portanto, o esboço passa a ser um "fim em si mesmo"). De qualquer forma, as duas palavras também são usadas cotidianamente como sinônimos por arquitetos, de forma que não há uma definição formal entre um e outro.   Materiais e técnicas Um croquis, dado o seu aspecto de instantaneidade e diálogo formal, não costuma seguir regras formais de desenho ou técnicas muito elaboradas. Os principais materiais para elaboração de croquis são justamente aqueles que não exigem um refinamento maior de desenho: lápis, barras de grafite, contés, pastéis, crayons, entre outros. Arquitetos também costuma utilizar-se bastante de bicos de pena ou nanquins. Quanto ao suporte, um croquis pode ser realizado em praticamente qualquer material, como as mais diversas variedades de papel. Quanto à técnica de desenho, normalmente não envolve gestos elaborados ou refinados, como o claro-escuro e sfumato. Costuma caracterizar-se como um desenho de linha pura, com eventuais texturas rápidas, mais representativas que realistas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Croquis 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar se o aluno consegue localizar-se espacialmente, sobretudo durante a atividade que terá de representar em desenho o caminho entre a moradia e a escola.

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