09/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
É importante que os alunos saibam identificar os verbos e seus complementos nas orações.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12092 - acesso em 17-11-10
Primeira aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
Professor/a,
Inicie esta aula sondando os alunos a respeito de seus conhecimentos prévios sobre vozes verbais. Peça-lhes exemplos de frases com verbos nas vozes ativa, passiva e reflexiva. Se eles se pronunciarem a respeito, ouça-os, anote os exemplos no quadro e peça que os expliquem. Caso não demonstrem qualquer conhecimento sobre o assunto, não há problema, esse momento é apenas uma sondagem.
Depois da conversa inicial, reproduza para os alunos o vídeo abaixo e peça que eles prestem muita atenção nos diálogos, para que possam retirar deles exemplos de usos das vozes verbais no discurso cotidiano.
http://www.youtube.com/watch?v=pgpkRyCVKmM&playnext=1&list=PL548C86E28664697C&index=39 - acesso em 17-11-10 (o vídeo tem duas partes, ao terminar a primeira, automaticamente tem início a segunda)
Assitido o vídeo, converse novamente com a turma sobre as vozes dos verbos. Peça que expliquem oralmente o que compreenderam a respeito das vozes ativa, passiva e reflexiva a partir dos exemplos vistos.
Pergunte quem se lembra das frases explicadas no vídeo e gostaria de anotá-las no quadro.
Envolva a turma nesta atividade: enquanto um aluno estiver no quadro escrevendo, os outros poderão ajudá-lo a se lembrar dos exemplos, que, dentre outros, são:
Peça que os alunos analisem os exemplos no caderno, identificando em cada um quem praticou e quem (ou o que) sofreu a ação. (Esta atividade pode ser realizada em duplas, assim os alunos terão a oportunidade de discutir suas dúvidas um com o outro.)
Terminada a tarefa, proponha que voluntários se dirijam ao quadro para registrar as respostas. Ajude-os, caso tenham dúvidas, e corrija as respostas com o auxílio da turma.
Segunda aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
Projete a imagem abaixo para a turma e pergunte em que voz está o verbo da frase "Eu me amo". Em seguida, proponha que os alunos formulem frases curtas em que demonstrem sua autoestima, utilizando verbos na voz reflexiva. Corrija-as oralmente com eles e peça que falem sobre a importância do amor próprio na vida das pessoas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001660/0000021537.jpg - acesso em 17-11-10
Após a correção das frases, proponha a criação de cartazes para o mural da sala. (Disponibilize o material necessário)
Sugestão: Será muito interessante e divertido se, ao invés de construirem cartazes com as frases, os alunos puderem pintá-las em blusas brancas de malha. Proponha que eles levem a blusa lisa para esta atividade. Você pode, inclusive, convidar o/a professor/a de artes para participar, ajudando os alunos a produzirem as estampas.
Terceira aula -1h e 40 minutos
Inicie esta aula perguntando aos alunos se utilizam ou já ouviram as frases "Vamos se ver amanhã?", "Estamos se conhecendo melhor.", "Estamos se curtindo."
Peça-lhes que comentem em que situações elas são utilizadas.
Ouça seus comentários e, em seguida, solicite que analisem atentamente as frases e digam se estão gramaticalmente corretas. Não dê respostas nesse momento.
Leve os alunos ao laboratório de informática, peça que acessem o link abaixo e estudem o tópico "A concordância e os pronomes reflexivos". (O autor explica esse tema e dá vários exemplos de incorreção quanto ao uso dos pronomes reflexivos na linguagem informal).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/pronome-reflexivo.php - acesso em 17-11-10
Os alunos deverão tentar compreender os exemplos e anotar as dúvidas para perguntar em sala de aula.
De volta à sala, organize a turma em um grande círculo e proponha que os alunos apresentem suas perguntas sobre o material estudado. Estimule os colegas a responderem as dúvidas uns dos outros, levando-os a refletir sobre a linguagem. Interfira quando for necessário.
Ao final, faça uma síntese sobre o que foi falado e retome a discussão sobre as frases que iniciaram esta atividade: "Vamos se ver amanhã?", "Estamos se conhecendo melhor.", "Estamos se curtindo." Pergunte aos alunos quem saberia responder por que elas estão gramaticalmente incorretas. Caso não saibam responder, leve-os a refletirem sobre a relação entre o pronome e o verbo em cada uma delas e a perceberem que o correto seria "Vamos nos ver amanhã", "Estamos nos conhecendo melhor", "Estamos nos curtindo"
Quarta aula - 1h e 50 min.
Nesta aula, solicite aos alunos que criem diálogos, usando os pronomes reflexivos inadequadamente, como nos exemplos estudados.
Eles deverão trocar os diálogos entre si e reescrevê-los, fazendo a concordância correta do pronome reflexivo e, por fim, destrocá-los para a correção.
Enquanto eles cumprem estas tarefas, passe pelas carteiras para auxiliá-los.
Terminadas as atividades, peça que eles apresentem os diálogos criados e promova uma discussão sobre as linguagens utilizadas.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php - sobre vozes verbais - acesso em 17-11-10
http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html - sobre teatro na sala de aula - acesso em 17-11-10
Avalie os alunos durante o processo de construção do conhecimento, observando se eles estão alcançando os objetivos propostos para esta aula. Através dos textos escritos, verifique o uso da linguagem, a organização dos enunciados, dentre outros aspectos formais do estudo da língua: ortografia, pontuação, concordância, coerência...
Nas apresentações orais, observe a desenvoltura dos alunos ao se comunicarem, o uso da linguagem e o domínio do conteúdo estudado.
Não deixe de levar em conta o olhar deles sobre as atividades propostas, suas opiniões e sugestões, desde que sejam coerentes.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2012
Cinco estrelasótimo
11/12/2010
Quatro estrelasEssa aula é bem sugestiva e prática. Achei-a ótima.