Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometria na Arte

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estabelecer relações entre conceitos da geometria e aplicação na arte
  • Buscar informações em diferentes fontes
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

------

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar essa sequencia de atividades, pergunte à turma o que são polígonos e o que são mosaicos.

Após ouvir o que já sabem sobre o tema,  apresente  o vídeo 

 A Arte dos Mosaicos e a Geometria     

disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20330 .

Esse é um vídeo que "relaciona a matemática com a arte dos mosaicos, fazendo um recorte histórico da origem dos mosaicos na antiga mesopotâmia, passando pelo império bizantino, nas obras de arte religiosas, mostrando que a razão da existência dessa arte é geométrica, bem como, apresenta a definição de superfície plana e das principais figuras geométricas que são utilizadas na obtenção dos mosaicos mais conhecidos." 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20330 

Peça que os alunos deem exemplos  de arranjos de formas presentes na natureza. Após estimular os comentários, apresente algumas imagens para discussão das formas e padrões,  tais como:

casco de tartaruga

couro de cobra

casca do abacaxi

favos de mel   

Exiba, então,  o programa  A ordem no caos [Arte & Matemática]   disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18322  . 

"Esse episódio do programa Arte & Matemática, da TV Escola, aborda o desenvolvimento humano a partir da adoção de padrões.Duração: 26 minutos"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18322 

Sugestões de intervenção durante o vídeo:

  • Aos seis minutos do vídeo, pare a cena e destaque a cesta apresentada, comentando as formas e padrões geométricos que a constituíram.  
  • Aos onze minutos, destaque a geometria dos favos.
  • Ao final do vídeo,  retome com a turma porque a obra de Escher não pode ser chamada de Mosaico, no sentido clássico do termo (Conforme informação apresentada no vídeo, sua obra é composta por padrões, mas não por polígonos).

O próximo passo é levar-lhes a animação 

Análise geométrica do mosaico do Palácio de Nazarí com forma de avião   

disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26717 

Essa animação permite analisar a regularidade geométrica de um mosaico através da percepção visual e orientação espacial.

Conte à turma que os Palácios Nazaris ficam em Alhambra, na Espanha. A dinastia Nazarí  foi a última dinastia muçulmana que dominou o Reino de Granada desde 1238 até o 2 de janeiro 1492.

 Promova a discussão sobre a produção dos polígonos:  

“A animação apresenta a construção de 14 quadriláteros. Após a confecção dos quadriláteros é selecionado um e a partir de três vértices consecutivos são gerados três circunferências secantes. Utilizando os pontos em comum das circunferências secantes são traçadas duas retas para formar um ponto sobre dois dos quatro lados a figura geométrica plana com o objetivo de oferecer dois pequenos triângulos. Estes são rotacionados, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti-horário com a finalidade de formar uma nova figura geométrica que, ao ser reproduzida várias vezes, forma um mosaico.”

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26717 

Proponha, então,  que os alunos organizem duplas de trabalho para a criação de padrões geométricos a serem transformados em mosaicos coloridos. Peça que façam uso de compassos, réguas e esquadros.

Criação de tramas para os mosaicos. Imagem de autoria desconhecida, disponível na Internet.

Antes de  iniciarem, demonstre algumas possibilidades  para construir polígonos: por exemplo, dentro de uma circunferência,  divida o ângulo central, de 360º, em tantas vezes quantos lados o polígono tiver . Enfatize que um dos princípios do mosaico é a junção de peças de modo que não sobrem espaços nem haja sobreposição entre elas.

Acompanhe as produções, estimulando a complexidade das figuras geométricas  e intervindo para que mantenham o padrão escolhido.

Peça que façam a pintura usando lápis ou tintas. Indique que criem molduras com outro tipo de papel,  de forma a destacar a obra.

Finalmente, organize com a turma exposição das produções para os demais alunos da escola e para a comunidade.           

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A ordem no caos [Arte & Matemática] Vídeo
A Arte dos Mosaicos e a Geometria Vídeo
Análise geométrica do mosaico do Palácio de Nazarí com forma de avião Animação/simulação
Recursos Complementares

Acesse   A presença de mosaicos árabes no Brasil - A arte do Marrocos em S.Paulo e em Brasília, disponível em http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id119.html 

 

Avaliação

Durante as produções de mosaicos, observe e faça anotações sobre como as duplas usam os instrumentos e os conceitos da geometria. Ao final comente suas observações com os  grupos. Nesse momento, peça que comente quais foram os maiores desafios em trabalhar em duplas: como estabeleceram combinados e entraram em consenso? Como dividiram tarefas? Com isso, ajude-os a refletir sobre a organização do trabalho coletivamente.

      

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.