12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
------
Para iniciar essa sequencia de atividades, pergunte à turma o que são polígonos e o que são mosaicos.
Após ouvir o que já sabem sobre o tema, apresente o vídeo
A Arte dos Mosaicos e a Geometria
disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20330 .
Esse é um vídeo que "relaciona a matemática com a arte dos mosaicos, fazendo um recorte histórico da origem dos mosaicos na antiga mesopotâmia, passando pelo império bizantino, nas obras de arte religiosas, mostrando que a razão da existência dessa arte é geométrica, bem como, apresenta a definição de superfície plana e das principais figuras geométricas que são utilizadas na obtenção dos mosaicos mais conhecidos."
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20330 |
Peça que os alunos deem exemplos de arranjos de formas presentes na natureza. Após estimular os comentários, apresente algumas imagens para discussão das formas e padrões, tais como:
casco de tartaruga
couro de cobra
casca do abacaxi
favos de mel
Exiba, então, o programa A ordem no caos [Arte & Matemática] disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18322 .
"Esse episódio do programa Arte & Matemática, da TV Escola, aborda o desenvolvimento humano a partir da adoção de padrões.Duração: 26 minutos"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18322 |
Sugestões de intervenção durante o vídeo:
O próximo passo é levar-lhes a animação
Análise geométrica do mosaico do Palácio de Nazarí com forma de avião
disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26717
Essa animação permite analisar a regularidade geométrica de um mosaico através da percepção visual e orientação espacial.
Conte à turma que os Palácios Nazaris ficam em Alhambra, na Espanha. A dinastia Nazarí foi a última dinastia muçulmana que dominou o Reino de Granada desde 1238 até o 2 de janeiro 1492.
Promova a discussão sobre a produção dos polígonos:
“A animação apresenta a construção de 14 quadriláteros. Após a confecção dos quadriláteros é selecionado um e a partir de três vértices consecutivos são gerados três circunferências secantes. Utilizando os pontos em comum das circunferências secantes são traçadas duas retas para formar um ponto sobre dois dos quatro lados a figura geométrica plana com o objetivo de oferecer dois pequenos triângulos. Estes são rotacionados, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti-horário com a finalidade de formar uma nova figura geométrica que, ao ser reproduzida várias vezes, forma um mosaico.” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26717 |
Proponha, então, que os alunos organizem duplas de trabalho para a criação de padrões geométricos a serem transformados em mosaicos coloridos. Peça que façam uso de compassos, réguas e esquadros.
Criação de tramas para os mosaicos. Imagem de autoria desconhecida, disponível na Internet.
Antes de iniciarem, demonstre algumas possibilidades para construir polígonos: por exemplo, dentro de uma circunferência, divida o ângulo central, de 360º, em tantas vezes quantos lados o polígono tiver . Enfatize que um dos princípios do mosaico é a junção de peças de modo que não sobrem espaços nem haja sobreposição entre elas.
Acompanhe as produções, estimulando a complexidade das figuras geométricas e intervindo para que mantenham o padrão escolhido.
Peça que façam a pintura usando lápis ou tintas. Indique que criem molduras com outro tipo de papel, de forma a destacar a obra.
Finalmente, organize com a turma exposição das produções para os demais alunos da escola e para a comunidade.
Nome | Tipo |
---|---|
A ordem no caos [Arte & Matemática] | Vídeo |
A Arte dos Mosaicos e a Geometria | Vídeo |
Análise geométrica do mosaico do Palácio de Nazarí com forma de avião | Animação/simulação |
Acesse A presença de mosaicos árabes no Brasil - A arte do Marrocos em S.Paulo e em Brasília, disponível em http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id119.html
Durante as produções de mosaicos, observe e faça anotações sobre como as duplas usam os instrumentos e os conceitos da geometria. Ao final comente suas observações com os grupos. Nesse momento, peça que comente quais foram os maiores desafios em trabalhar em duplas: como estabeleceram combinados e entraram em consenso? Como dividiram tarefas? Com isso, ajude-os a refletir sobre a organização do trabalho coletivamente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!