Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dividindo em partes iguais

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Compreender a divisão como distribuição em partes iguais ou formação de grupos com a mesma quantidade de elementos.

-  Resolver situações problema, empregando a divisão.

-  Representar a divisão através de sentença matemática, utilizando o sinal de ÷ e =.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter trabalhado anteriormente com quantidade.

Como sugestão, veja aula da mesma autora sobre este conteúdo no Portal do Professor MEC:

"Comparando quantidades"

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, você vai precisar de:

- copinhos de café

- 2 bandejas pequenas

- material de contagem: botões ou sementes

- etiquetas pequenas (3 para cada dupla)

- pacote com 12 pilots ou canetinhas

- alguns alunos

- caderno meia - pauta ou folha 

Atividade 1 -  Introduzindo a divisão

Traga para sala 2 pequenas bandejas e 8 copinhos de café (vazios). Coloque sobre sua mesa.

Crie uma situação em que uma pessoa vai servir cafezinho, usando aquelas 2 bandejas para 8 visitas.

Então para ficar com a mesma quantidade de cafezinhos, distribuiu os copinhos pelas bandejas, até completar os 8.

Chame um aluno da turma e peça para ele fazer isto, dividindo os 8 copinhos pelas 2 bandejas.

Conclua com a turma que em cada bandeja ficaram 4 copinhos.

Desafie o grupo: Como mostrar em Matemática, o que fizemos?

Anote no quadro a sentença como se lê: 8 dividido por 2 é igual a 4.

Mostre como ficará com o uso dos sinais: 8 ÷ 2 = 4

Atividade 2 - Dividindo em dupla

Distribua uma quantidade de botões e copinhos de café para cada dupla de alunos.

Desafie a turma a dividir os botões entre os copinhos, de forma que fiquem com o mesma quantidade de botões.

Entregue pequenas etiquetas para que escrevam quantos botões colocaram em cada copinho.

Por exemplo: 12 botões por 3 copinhos

Observe como as duplas vão resolver o desafio.

Poderão distribuir um botão para cada copinho, até esgotar todos os botões.

Existe também a posibilidade de realizarem esta divisão mentalmente, determinando logo o número de botões de cada copinho.

Por fim, deverão concluir que em cada copinho ficarão 4 botões.

Desafie o grupo agora a  representar em Matemática esta situação.

 Escreva  primeiro como se lê: 12 dividido por 3 é igual a 4.

 Em seguida, apresente o sinal e a sentença matemática: 12 ÷ 3 = 4

  

As duplas poderão receber quantidades diferentes de botões e copinhos.

Então, ao final da atividade, proponha que apresentem o trabalho para a turma.

Registre a atividade através de uma pequena ficha no caderno meia-pauta ou folha.

Sugestão de ficha:

Dupla: ____________________ e _____________________

Nossa dupla recebeu ______ botões para dividir por ______ copinhos.

Cada copinho ficou com ______ botões.

Em Matemática: _____  ÷  _____  =  _____

Atividade 3  -  Dividindo pode ter resto

Pegue um pacote de 12 pilots ou canetinhas e chame alguns alunos à frente da sala.

Comece  trabalhando com divisões exatas, chamando 2, 3, 4 ou até 6 alunos.

Depois poderá explorar também possibilidades em que se obtenha resto. Será o caso das divisões não exatas.

Proponha que um aluno divida os pilots entre as crianças chamadas, de forma que todos recebam a mesma quantidade.

Ele pode fazer a distribuição dos pilots ou canetinhas, entregando 1 para cada aluno, até esgotarem os pilots ou canetinhas.

Registre no quadro através de um pequeno texto a atividade.

Desafie o grupo a  representar em Matemática esta situação.

Anote as divisões que fizeram, como 12 por 3, 12 por 4 e 12 por 6 e o resultado a que chegaram.

Proceda da mesma forma, nas divisões inexatas, sendo que identificando o resto.

 

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais Parte I - Números Naturais, Conteúdo e Forma.  

Autoras: Mônica Cerbella Freire Mandarino e Elizabeth Belfort - LIMC/MEC

- Veja artigo da Revista Nova Escola sobre multiplicação e divisão:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/multiplicacao-divisao-ja-series-iniciais-500495.shtml 

Avaliação

Acompanhe como os alunos realizaram as atividades propostas.

Observe como resolveram as situações problema, empregando a divisão.

Durante a atividade em dupla, circule pela sala e veja como solucionam o desafio lançado de dividir botões pelos copinhos.

 Avalie o retorno que deram na resolução das questões apresentadas, através dos desenhos e das sentenças matemáticas.

Verifique como aconteceu o registro ao final de cada atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.