13/01/2011
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Compreender a divisão como distribuição em partes iguais ou formação de grupos com a mesma quantidade de elementos.
- Resolver situações problema, empregando a divisão.
- Representar a divisão através de sentença matemática, utilizando o sinal de ÷ e =.
- Ter trabalhado anteriormente com quantidade.
Como sugestão, veja aula da mesma autora sobre este conteúdo no Portal do Professor MEC:
"Comparando quantidades"
Para esta aula, você vai precisar de:
- copinhos de café
- 2 bandejas pequenas
- material de contagem: botões ou sementes
- etiquetas pequenas (3 para cada dupla)
- pacote com 12 pilots ou canetinhas
- alguns alunos
- caderno meia - pauta ou folha
Atividade 1 - Introduzindo a divisão
Traga para sala 2 pequenas bandejas e 8 copinhos de café (vazios). Coloque sobre sua mesa.
Crie uma situação em que uma pessoa vai servir cafezinho, usando aquelas 2 bandejas para 8 visitas.
Então para ficar com a mesma quantidade de cafezinhos, distribuiu os copinhos pelas bandejas, até completar os 8.
Chame um aluno da turma e peça para ele fazer isto, dividindo os 8 copinhos pelas 2 bandejas.
Conclua com a turma que em cada bandeja ficaram 4 copinhos.
Desafie o grupo: Como mostrar em Matemática, o que fizemos?
Anote no quadro a sentença como se lê: 8 dividido por 2 é igual a 4.
Mostre como ficará com o uso dos sinais: 8 ÷ 2 = 4
Atividade 2 - Dividindo em dupla
Distribua uma quantidade de botões e copinhos de café para cada dupla de alunos.
Desafie a turma a dividir os botões entre os copinhos, de forma que fiquem com o mesma quantidade de botões.
Entregue pequenas etiquetas para que escrevam quantos botões colocaram em cada copinho.
Por exemplo: 12 botões por 3 copinhos
Observe como as duplas vão resolver o desafio.
Poderão distribuir um botão para cada copinho, até esgotar todos os botões.
Existe também a posibilidade de realizarem esta divisão mentalmente, determinando logo o número de botões de cada copinho.
Por fim, deverão concluir que em cada copinho ficarão 4 botões.
Desafie o grupo agora a representar em Matemática esta situação.
Escreva primeiro como se lê: 12 dividido por 3 é igual a 4.
Em seguida, apresente o sinal e a sentença matemática: 12 ÷ 3 = 4
As duplas poderão receber quantidades diferentes de botões e copinhos.
Então, ao final da atividade, proponha que apresentem o trabalho para a turma.
Registre a atividade através de uma pequena ficha no caderno meia-pauta ou folha.
Sugestão de ficha:
Dupla: ____________________ e _____________________
Nossa dupla recebeu ______ botões para dividir por ______ copinhos.
Cada copinho ficou com ______ botões.
Em Matemática: _____ ÷ _____ = _____
Atividade 3 - Dividindo pode ter resto
Pegue um pacote de 12 pilots ou canetinhas e chame alguns alunos à frente da sala.
Comece trabalhando com divisões exatas, chamando 2, 3, 4 ou até 6 alunos.
Depois poderá explorar também possibilidades em que se obtenha resto. Será o caso das divisões não exatas.
Proponha que um aluno divida os pilots entre as crianças chamadas, de forma que todos recebam a mesma quantidade.
Ele pode fazer a distribuição dos pilots ou canetinhas, entregando 1 para cada aluno, até esgotarem os pilots ou canetinhas.
Registre no quadro através de um pequeno texto a atividade.
Desafie o grupo a representar em Matemática esta situação.
Anote as divisões que fizeram, como 12 por 3, 12 por 4 e 12 por 6 e o resultado a que chegaram.
Proceda da mesma forma, nas divisões inexatas, sendo que identificando o resto.
- Livro: Matemática nas Séries Iniciais Parte I - Números Naturais, Conteúdo e Forma.
Autoras: Mônica Cerbella Freire Mandarino e Elizabeth Belfort - LIMC/MEC
- Veja artigo da Revista Nova Escola sobre multiplicação e divisão:
Acompanhe como os alunos realizaram as atividades propostas.
Observe como resolveram as situações problema, empregando a divisão.
Durante a atividade em dupla, circule pela sala e veja como solucionam o desafio lançado de dividir botões pelos copinhos.
Avalie o retorno que deram na resolução das questões apresentadas, através dos desenhos e das sentenças matemáticas.
Verifique como aconteceu o registro ao final de cada atividade.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2015
Cinco estrelasExcelente ideia!!! Vou aplicar com meus alunos. Parabéns!!!
02/09/2014
Quatro estrelasGostei muito, parabéns pela dedicação. ab
28/09/2012
Cinco estrelas................gostei muito