11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Conhecer os processos históricos e políticos da colonização do continente latino americano.
Entender a realidade sócio-política dos países da América Latina.
Analisar problemas decorrentes da colonização do continente Americano.
Conhecer fatores que motivaram a independência dos países latino-americanos.
Discutir a fragmentação de colônias no continente americano.
Identificar tentativas de unificação de territórios na América.
Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Analisar criticamente alguns fatos históricos.
Retirar informações importantes e relevantes de um texto.
Ter uma noção sobre o Descobrimento da América.
Conhecer o processo de colonização do Brasil.
Domínio da leitura e da escrita.
1) Para iniciar a aula, o professor propõe uma conversa informal com o objetivo de faze uma sondagem sobre o que os alunos já sabem a respeito da colonização da América Latina.
2) Em seguida, o professor organiza a turma em grupos e apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.
3) Após a leitura, o professor propõe que elaborem uma lista sobre as informações trazidas pelo mapa.
4) Com o objetivo de enriquecer os conhecimentos dos alunos, o professor apresenta o texto abaixo e propõe que a turma acompanhe a leitura que ele vai fazer.
O Continente dividido:
No fim do século XIX praticamente todos os estados do Brasil já estavam com suas respectivas configurações atuais, porém alguns estados surgiram posteriormente, como o Mato Grosso do Sul (1977) e o Tocantins (1988), provocando uma remodelagem na configuração cartográfica e administrativa interna do país.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-politicoadministrativa-brasil.htm
A América espanhola teve vice-reinados que depois deram origem às nações.
1 - Vice-reinado do Rio da Prata
Fragmentou-se em quatro países: Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Brigas políticas entre a província central de Buenos Aires e outras províncias interiores levaram à separação da Bolívia e do Paraguai. A região do atual Uruguai foi disputada por argentinos e brasileiros até virar uma nação independente.
2 - Vice-reinado do Peru
Foi o Vice-reinado que mais manteve sua unidade territorial. Era formado basicamente por apenas um país atual, o Peru, que era o centro do poder espanhol na América do Sul.
3 - Vice-reinado da Nova Espanha
Incluía boa parte do território atual do México, abrangendo ainda regiões incorporadas mais tarde ao sudoeste dos Estados Unidos. Era a mais rica colônia espanhola e a capital do vice-reino, a Cidade do México, era a maior cidade das Américas.
4 - Vice-reinado da Nova Granada
Englobava o Equador, a Colômbia e o Panamá. A invasão da Espanha pela França em 1808 desestabilizou as colônias e, na Nova Granada, juntas locais substituíram os governantes espanhóis. Isso ocorreu em momentos distintos em cada uma das regiões do vice-reinado, contribuindo para a sua divisão.
5 - Terras de segunda
Os territórios que não faziam parte dos quatro vice-reinados foram divididos em capitanias gerais ou intendências, regiões administrativas que recebiam menor atenção da coroa espanhola por abrangerem terras consideradas de baixo valor econômico e estratégico.
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286644.shtml
5) Em seguida, o professor retoma a listagem feita na atividade anterior para que seja enriquecida com as informações do texto.
6) O professor solicita que os alunos tragam notícias dos jornais e revistas sobre os países da América latina para serem usadas posteriormente.
1) O professor organiza a turma em grupos para a realização de um seminário. Para isso entrega a cada equipe as orientações abaixo:
a) Tema geral: A formação histórica da América Latina, ou seja, o tipo de colonização a que foi submetida.
OBS: Nesse momento é importante que o professor apresente as informações abaixo: A colonização da América Latina foi diferente da que se deu na América Anglo-saxônica, isto é, nos Estados Unidos e no Canadá. Nestes dois países prevaleceu o que chamamos de colônias de povoamento, ao passo que na América Latina predominaram as colônias de exploração.
b) Recomendações gerais: Cada grupo....
c) Os assuntos:
Grupo n.º 1: A Colonização Portuguesa Na América Latina.
Grupo n.º 2: A Colonização Espanhola Na América Latina.
Grupo nº 3: A Colonização britânica da América.
Grupo nº 4: A Colonização francesa da América.
d) Sugestões de links:
http://alberici.spaceblog.com.br/381393/COLONIZACAO-INGLESA-E-ESPANHOLA-NA-AMERICA/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_espanhola_da_Am%C3%A9rica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil
http://destaquein.sacrahome.net/node/480
http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/colonizacao-espanhola.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/colonizacao-brasil.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=35
http://www.mundovestibular.com.br/articles/9546/1/Colonizacao-Espanhola-da-America/Paacutegina1.html
e) Tarefa:
Ler o material, discutir em conjunto as questões mais importantes e elaborar um trabalho escrito. Nesse tipo de trabalho não é recomendável a divisão pura e simplesmente das tarefas e nem a designação de um responsável por ela. Essa prática compromete o trabalho, pois ninguém terá a visão do todo.
f) Recomendação:
É necessário ter ciência de cada etapa de apresentação do seminário, inclusive da importância de se manter uma boa postura diante dos que os vêem. É importante estar em pé durante a apresentação, sempre de frente para os espectadores, preocupando-se com a entonação de voz e o vocabulário utilizado.
g) A apresentação:
A apresentação é uma etapa muito importante e, por isso, é preciso prepará-la bem. Essa preparação envolve, inclusive, a organização da sala. Ao abrir o seminário, o grupo deverá apresentar todos os membros da equipe, o assunto e o objetivo que se quer atingir.
2) O professor disponibiliza um tempo para que a equipe prepare sua apresentação.
3) No dia combinado as equipes apresentam o trabalho realizado e o professor faz os comentários necessários.
1) O professor apresenta o título abaixo propondo que os alunos tentem responder o questionamento que ele faz.
2) Após ouvir alguns alunos, o professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo
Por causa de diferenças nos processos de colonização e de independência. "Ao contrário da América portuguesa, não existiu unidade administrativa na América espanhola", diz a historiadora Libertad Borges Bittencourt, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Isso aconteceu porque a Espanha dividiu seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e intendências. No Brasil, a criação das capitanias hereditárias foi uma experiência parecida. Mas esse sistema não deu certo por aqui e a Coroa portuguesa acabou assumindo diretamente o controle da sua colônia. Já nas terras espanholas a divisão administrativa funcionou tão bem que se tornou difícil de ser revertida após o início dos processos de independência.
As áreas sob domínio espanhol eram administradas por vice-reis, que estabeleceram suas próprias estruturas locais de governo, embora mantivessem a fidelidade ao rei da Espanha. Outro fator importante para a fragmentação dos países foi a maneira como aconteceram as independências nas colônias. "Na América espanhola elas ocorreram em contextos de guerra. As classes governantes locais impuseram a fragmentação, num loteamento de espaço e poder", diz Libertad. Após a independência dos vários países, ocorreram tentativas frustradas de unir as nações recém-nascidas. Esse era um dos ideais do líder revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286644.shtml
3) O professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Qual o assunto do texto?
b) Qual a diferença, destacada no texto, do processo de colonização portuguesa e espanhola?
c) Qual foi o outro fator importante para a fragmentação dos países latino americanos?
d) Quais as diferenças e semelhanças entre os processos da independência da América portuguesa e a espanhola?
e) Como a América espanhola se constituiu politicamente após o processo de independência?
f) Como você responderia agora, a pergunta que o título faz?
4) O professor organiza a turma em grupos e propõe:Imaginem que vocês leram, em uma revista, uma reportagem sobre a fragmentação do território espanhol e encontraram algumas informações erradas. O grupo deverá escrever uma carta do leitor para a revista fornecendo as informações corretas.
OBS: É importante ressaltar que como essa é uma situação imaginária, as informações erradas serão escolhidas pela equipe.
5) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas no espaço da sala.
1) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe que, utilizando o material solicitando anteriormente, montem um mural com as principais notícias sobre a realidade sócio-política dos países da América Latina. Os alunos deverão recorrer também aos conteúdos aprendidos nessa aula.
2) O professor organiza um tempo para que as equipes preparem o material e no dia combinado os alunos deverão montar o painel.
3) Com o painel pronto, o professor faz os comentários necessários.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a participação no seminário, a realização do debate, a escrita da carta, a produção do painel, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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