Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CRIANÇAS DO MEU BRASIL

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer as diferenças sociais das crianças do Brasil.
  • Reconhecer que existem crianças que vivem formas diferentes de infâncias;
  • Perceber a importância desta fase na vida de cada um.
Duração das atividades
Três aulas de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisa saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Inicialmente o professor reune as crianças e promove uma discussão sobre o tema criança.

Questiona o grupo:

  • O que é ser criança?
  • Vocês são crianças?
  • Existem diferentes tipos de crianças ou todas são iguais?
  • Todas as crianças vivem do mesmo jeito?

As respostas deverão ser registradas para futuras consultas pela turma.

Depois desse momento o professor poderá solicitar que as crianças registrem, através do desenho, o que é ser criança.

2º MOMENTO

Nesse momento o professor reune a turma e apresenta o vídeo:  A INVENÇÃO DA INFÂNCIA.

Esse vídeo encontra-se dividido em três parte no you tube, porém é um só vídeo. Ele  enfoca, com ênfase, a questão dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, estas crianças são vistas como força trabalhista. Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que as sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.

Abaixo apresentaremos os links dos vídeos:

PARTE 1

http://www.youtube.com/watch?v=vQvx5VucjUs&feature=&p=F1A46ACCBD2DE71D&index=0&playnext=1  

PARTE 2

http://www.youtube.com/watch?v=725NIeNN8I0&feature=BF&list=PLF1A46ACCBD2DE71D&index=2  

PARTE 3

http://www.youtube.com/watch?v=vQvx5VucjUs&feature=related   

Depois da exibição do vídeo o professor poderá promover uma reflexão, perguntando se alguém do grupo se  identifica com alguma criança do vídeo.

Por fim, solicita às crianças que registrem através do desenho e da escrita aquilo que mais chamou a atenção no vídeo apresentado.

3º MOMENTO

Para finalizar, o professor solicita que as crianças da turma construam um painel coletivo com uma mensagem do que é ser criança. Esse painel poderá ter elementos artísticos (pinturas, desenhos etc) e uma mensagem escrita, estes mesmos desenhos e mensagens farão parte de panfletos que serão distribuídos entre pais, professores, crianças e funcionários numa campanha de esclarecimento que poderá ser intitulada A gente não quer só comida a gente quer infância ou  Para ser criança precisa ter infância.

A elaboração desse painel deverá trazer uma discussão do tema a ser apresentado, do que será desenhado ou pintado e qual a mensagem será apresentada no pátio da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Registraram as discussões sobre o filme;
  • Participaram das discussões propostas;
  • Participaram da elaboração do painel sobre crianças;
  • Participaram da campanha sobre criança e infância.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.