16/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula os alunos precisa saber interpretar informações.
Inicialmente o professor reune as crianças e promove uma discussão sobre o tema criança.
Questiona o grupo:
As respostas deverão ser registradas para futuras consultas pela turma.
Depois desse momento o professor poderá solicitar que as crianças registrem, através do desenho, o que é ser criança.
Nesse momento o professor reune a turma e apresenta o vídeo: A INVENÇÃO DA INFÂNCIA.
Esse vídeo encontra-se dividido em três parte no you tube, porém é um só vídeo. Ele enfoca, com ênfase, a questão dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, estas crianças são vistas como força trabalhista. Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que as sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.
Abaixo apresentaremos os links dos vídeos:
PARTE 1
http://www.youtube.com/watch?v=vQvx5VucjUs&feature=&p=F1A46ACCBD2DE71D&index=0&playnext=1
PARTE 2
http://www.youtube.com/watch?v=725NIeNN8I0&feature=BF&list=PLF1A46ACCBD2DE71D&index=2
PARTE 3
http://www.youtube.com/watch?v=vQvx5VucjUs&feature=related
Depois da exibição do vídeo o professor poderá promover uma reflexão, perguntando se alguém do grupo se identifica com alguma criança do vídeo.
Por fim, solicita às crianças que registrem através do desenho e da escrita aquilo que mais chamou a atenção no vídeo apresentado.
Para finalizar, o professor solicita que as crianças da turma construam um painel coletivo com uma mensagem do que é ser criança. Esse painel poderá ter elementos artísticos (pinturas, desenhos etc) e uma mensagem escrita, estes mesmos desenhos e mensagens farão parte de panfletos que serão distribuídos entre pais, professores, crianças e funcionários numa campanha de esclarecimento que poderá ser intitulada A gente não quer só comida a gente quer infância ou Para ser criança precisa ter infância.
A elaboração desse painel deverá trazer uma discussão do tema a ser apresentado, do que será desenhado ou pintado e qual a mensagem será apresentada no pátio da escola.
Sugerimos os seguintes links para consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_Crian%C3%A7as_no_Brasil
http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/brasil.htm
http://www.pbase.com/teresa_vilhena/criancas_do_brasil&page=1
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!