07/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Que os alunos tenham vivenciado atividades ritmicas conhecendo diferentes ritmos.
Atividade 1:
Para que as crianças sintam diferentes sensações/sentimentos ao ouvir uma determinada música, se faz necessário que tenham oportunidade de escutar diferentes estilos com seus variados andamentos. Dessa forma, é interessante que o professor leve para a sala de aula ou escola essa diversidade musical. Que tal convidar um coral para se apresentar na escola? Antes a turma procurará saber sobre a criação desse coral: quando, como e por que foi criado; quantos membros tem, a média de idade dos membros, quem é o regente, que estilo de músicas costumam cantar etc. Durante a apresentação apreciar o momento, para depois, na grande roda, tecerem os comentários e registrá-los numa grande folha de papel para ficar exposto na parede - "A apresentação do coral: nossas apreciações".
Apresentação de um coral infantil de uma EM da cidade de Natal.
Atividade 2:
O professor poderá levar para a sala algumas músicas instrumentais, entre elas com sons da natureza. Propor para as crianças a escuta e apreciação dessas músicas. Em seguida elas irão desenhar, individualmente, o que pensou, sentiu ao escutar a melodia. O seguinte passo será socializar esses desenhos e seus significados no grande grupo. E aqui vem o desafio: criar, coletivamente, uma história a partir desses registros. No final poderão expor suas histórias para a escola numa grande folha de papel ilustradas com os desenhos que haviam realizado.
Atividade 3:
Convidar para a sala de aula um instrumentista para fazer uma pequena apresentação. As músicas poderão ser de estilos variados e seria interessante que o professor, juntamente com o convidado, fizessem uma seleção. Após a apresentação, o professor dividirá a sala em pequenos grupos e cada um tirará, num sorteio, a música com a qual fará sua atividade. A atividade consistirá em expressar através do desenho ou do jogo teatral o que o grupo sentiu ao escutar determinada música. Depois cada grupo fará a sua apresentação.
Violonista se apresentando na sala de aula.
Expressão dos sentimentos/pensamentos, após a escuta de músicas, através do jogo teatral e da pintura.
Atividade 4:
Levar para a sala de aula uma música cuja dança seja da tradição de sua região. As crianças deverão escutá-la num primeiro momento, sem saber o seu título. Depois o professor perguntará se alguém já a conhecia, o que acham do ritmo, que instrumentos foram tocados e o que sentiram ao escutá-la. A proposta é que as crianças conheçam um pouco mais sobre essa música e sua respectiva dança (compositor, ritmo, origem, passos para dançar, vestimentas etc). Depois o grupo poderá fazer uma releitura da dança e criar sua coreografia para ser apresentada para a escola.
Crianças apresentando a "Dança do Coco" com a música 'Coco da Largatixa" de Antônio Nóbrega.
http://www.youtube.com/watch?v=Hmwf226Z5TQ
Dança do Coco
O aluno será avaliado a partir de sua participação nas atividades realizadas considerando: sua atenção para escutar as músicas e apreciá-las, identificação do seu ritmo/andamento, expressão das sensações através da fala, do desenho, da pintura, do teatro, da escultura.e da dança.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!