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Sequestros Politicos

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Marcela Telles Elian de Lima, Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre uma das principais formas de resistência armada contra a Ditadura Militar (1964-1985). Também conhecerão os principais sequestros políticos ocorridos no Brasil nesse período, assim como serão capazes de identificar os objetivos pretendidos com a ação. Desse modo, poderão diferenciar sequestro político e sequestro criminoso, percebendo o primeiro como parte de uma estratégia mais ampla de luta contra a repressão imposta pela ditadura.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Golpe Civil-Militar de 1964.
  • Luta armada contra a Ditadura Militar.
  • Ato Institucional nº. 5 e as prisões de lideranças de esquerda.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

É importante destacar que os sequestros de Embaixadores e Cônsules por organizações de esquerda no Brasil integram um conjunto de ações armadas que inclui expropriações a bancos e atentados à bomba. Essas ações foram realizadas por militantes dessas organizações como estratégia de luta contra a ditadura militar brasileira, instaurada em 1964. A grande parte dos protagonistas dessas ações passou à clandestinidade após a perseguição política possibilitada pela montagem de uma estrutura de repressão que ia desde a promulgação de Atos Institucionais à prática de torturas, sequestros e assassinatos nas delegacias e presídios brasileiros. Dessa forma, será possível destacar o objetivo político desses sequestros, ou seja, promover a libertação de militantes presos e realizar propaganda política dos projetos revolucionários das guerrilhas. Tal contextualização permitirá aos alunos perceberem o resultado espetacular dessas ações: tornar a existência da luta armada e de presos políticos no Brasil notícia internacional, desmoralizar a ditadura e humilhar a Junta Militar que governava o País.   

1ª AULA

DESENVOLVIMENTO: No Laboratório de Informática, divida a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por um dos sequestros abaixo:

GRUPO 1 – Sequestro do embaixador norte-americano, Charles Burke Elbrick;

GRUPO 2 – Sequestro do embaixador da Alemanha, Ehrenfried Von Holleben;

GRUPO 3 – Sequestro do embaixador da Suíça, Giovanni Enrico Bucher;

GRUPO 4 – Sequestro do cônsul geral do Japão, Nobuo Okuchi.

Primeiro passo: Cada grupo deverá consultar, no link abaixo, a edição do periódico on-line e a matéria referente à divulgação do sequestro determinado para o seu grupo:

http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx ·

GRUPO 1 – Edição 53. Data: 10 set. 1969. ·        

GRUPO 2 – Edição 94. Data: 24 jun. 1970. ·        

GRUPO 3 – Edição 121. Data: 30 dez.1970. ·        

GRUPO 4 – Edição 80. Data: 18 mar. 1970.

Segundo passo: Durante a consulta à matéria disponível no link, os alunos irão retirar das reportagens os elementos centrais na caracterização dos sequestradores e dos presos políticos a serem libertados pela ação.

2ª AULA

Primeiro passo: Após a coleta dos dados retirados da consulta as edições on-line do periódico, cada grupo irá construir com suas próprias palavras o perfil dos militantes. 

Segundo passo: Cada grupo irá apresentar para toda turma o perfil construído em conjunto pelos alunos do grupo.

3ª AULA:

Primeiro passo: Após a apresentação dos perfis, realizada em aula anterior, todos os grupos irão assistir ao vídeo disponível no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=TYwmxDw1S1k

Segundo passo: Após a exibição do vídeo, o professor mediará um debate entre os alunos, com troca de informações e opiniões. Esse debate se dará a partir da contraposição entre os perfis construídos nos textos e as memórias dos responsáveis pela ação e os militantes libertados por intermédio do sequestro apresentados no vídeo acima. Também evidenciará a importância de uma leitura crítica das informações divulgadas na mídia, pela contraposição dos objetivos da ação divulgados pela imprensa sob censura e a recuperada pela memória dos depoimentos dos militantes apresentadas no vídeo.

CONCLUSÃO:

 Os alunos deverão ser capazes de, a partir das memórias dos presos políticos libertos e dos responsáveis pela ação, fazer uma ligação entre os sequestros políticos realizados pelas organizações de esquerda durante a Ditadura Militar e os atuais sequestros criminosos.

Recursos Complementares

Utilizando o texto “Comissão pede proteção especial para irmão de Dutra Pinto”, encontrado no link abaixo, os alunos irão discutir tópicos, tais como: ·       

  • A diferença entre os sequestros ocorridos durante a Ditadura Militar e os atuais sequestros criminosos; ·        
  • A permanência da tortura e dos maus-tratos nas prisões brasileiras.

Link:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u48866.shtml

Avaliação

Os grupos devem apresentar uma redação com considerações conclusivas sobre o debate. Nessa redação, os alunos deverão contrapor o perfil construído por meio da coleta de dados na imprensa e a memória dos próprios envolvidos na ação exibida no vídeo.  

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