Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cidade

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar o que é uma cidade e se moramos em uma.
  •  Compreender como são as cidades. O que geralmente encontramos em uma cidade e , que torna nossa cidade diferente das outras. 
  • Identificar que outras cidades conhecem e quem mora nelas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Valorizar a cultura da infância, dialogando com suas múltiplas linguagens.

Estratégias e recursos da aula

 

1º momento: Instigar a curiosidade das crianças através de perguntas problematizadoras: O que é mesmo uma cidade? Você já andou de carro ou de ônibus e deu uma volta pela cidade? O que você observou? Como é formada a nossa cidade? Depois de levantadas as hipóteses, levar para a sala de aula imagens da cidade e também de outras cidades, comparando por exemplo, o que torna a nossa cidade diferente das outras.

SUGESTÃO: Quadros de pinturas urbanas. (ver recursos complementares)

2º momento: Que cidade é essa? Mostrar às crianças o mapa político do Brasil para que elas conheçam os estados que compõem nosso país. É importante que as crianças manuseiem o mapa e localizem a cidade, o estado onde moram.

Você pode utilizar imagens de sua própria cidade tais como praças, igrejas, parques, escolas e outros locais que as crianças conheçam:

Imagens da cidade de Uberlândia/MG

 

Parque do Sabiá, local público de lazer de nossa comunidade. Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=parque%20sabi%C3%A1%20uberlandia&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR355&wrapid=tlif129812472696811&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=810&bih=459

Praça Tubal Vilela. Ubelândia / MG. Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR355&biw=810&bih=459&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pra%C3%A7a+tubal+vilela+uberlandia&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=pra%C3%A7a+tubal

 

3º momento: Propor às crianças o levantamento de informações sobre a origem e organização da própria cidade. Esse levantamento pode ser feito em museus locais, por meio de entrevistas com idosos que vivem na cidade e por meio de visitas a órgãos públicos como a câmara dos vereadores ou a prefeitura.

  •  Sugestão: Se possível for, organize uma entrevista com um dos vereadores da casa.

4º momento: O que é uma cidade? Trazer fotos de lugares que as crianças gostam de frequentar.

ATELIÊ DO DESENHO

  • Atividade: Dispor de diferentes materiais ( tinta, cola colorida, lápis de cor, cola, tesoura, papéis variados), para as crianças desenharem suas impressões sobre a cidade.

5º momento: Conversar com as crianças sobre os espaços que elas costumam frequentar, visitar ou usar para brincadeiras. Perguntar quais são os de que mais gostam e o que se pode encontrar nesses locais: árvores, brinquedos como balanço ou gangorra, gramado, campo de futebol, casas e outras edificações etc. Solicitar a cada criança que represente esses espaços por meio de desenhos, deixando-os à vontade também para representar o que gostariam que fosse melhorado em cada um deles.

6º momento: Convocar as famílias para dialogar sobre como as crianças têm construído a sua relação com a cidade, considerando-a como espaço de convívio social, de cultura, de movimento, de investigação e de exploração multissensorial. Então, convidar as famílias para visitar alguns espaços da cidade, registrando a experiência através de registros fotográficos e/ou registros escritos.

Sugestão:  Eleger com às crianças os lugares que mais gostam de ir com seus familiares e indagar: Quando vão à esses lugares? O que fazem? Com quem vão?

7º momento: Cada criança escolherá uma foto da cidade para compor o painel coletivo. Como forma de registro escrito, dar título as fotos.

 

OUTRAS SUGESTÕES:

  • Conhecer a bandeira e o hino da cidade.

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação deverá se processual e contínua, pois será satisfatório se nossas crianças se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.