21/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Valorizar a cultura da infância, dialogando com suas múltiplas linguagens.
1º momento: Instigar a curiosidade das crianças através de perguntas problematizadoras: O que é mesmo uma cidade? Você já andou de carro ou de ônibus e deu uma volta pela cidade? O que você observou? Como é formada a nossa cidade? Depois de levantadas as hipóteses, levar para a sala de aula imagens da cidade e também de outras cidades, comparando por exemplo, o que torna a nossa cidade diferente das outras.
SUGESTÃO: Quadros de pinturas urbanas. (ver recursos complementares)
2º momento: Que cidade é essa? Mostrar às crianças o mapa político do Brasil para que elas conheçam os estados que compõem nosso país. É importante que as crianças manuseiem o mapa e localizem a cidade, o estado onde moram.
Você pode utilizar imagens de sua própria cidade tais como praças, igrejas, parques, escolas e outros locais que as crianças conheçam:
Imagens da cidade de Uberlândia/MG
Parque do Sabiá, local público de lazer de nossa comunidade. Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=parque%20sabi%C3%A1%20uberlandia&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR355&wrapid=tlif129812472696811&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=810&bih=459
Praça Tubal Vilela. Ubelândia / MG. Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR355&biw=810&bih=459&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pra%C3%A7a+tubal+vilela+uberlandia&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=pra%C3%A7a+tubal
3º momento: Propor às crianças o levantamento de informações sobre a origem e organização da própria cidade. Esse levantamento pode ser feito em museus locais, por meio de entrevistas com idosos que vivem na cidade e por meio de visitas a órgãos públicos como a câmara dos vereadores ou a prefeitura.
4º momento: O que é uma cidade? Trazer fotos de lugares que as crianças gostam de frequentar.
ATELIÊ DO DESENHO
5º momento: Conversar com as crianças sobre os espaços que elas costumam frequentar, visitar ou usar para brincadeiras. Perguntar quais são os de que mais gostam e o que se pode encontrar nesses locais: árvores, brinquedos como balanço ou gangorra, gramado, campo de futebol, casas e outras edificações etc. Solicitar a cada criança que represente esses espaços por meio de desenhos, deixando-os à vontade também para representar o que gostariam que fosse melhorado em cada um deles.
6º momento: Convocar as famílias para dialogar sobre como as crianças têm construído a sua relação com a cidade, considerando-a como espaço de convívio social, de cultura, de movimento, de investigação e de exploração multissensorial. Então, convidar as famílias para visitar alguns espaços da cidade, registrando a experiência através de registros fotográficos e/ou registros escritos.
Sugestão: Eleger com às crianças os lugares que mais gostam de ir com seus familiares e indagar: Quando vão à esses lugares? O que fazem? Com quem vão?
7º momento: Cada criança escolherá uma foto da cidade para compor o painel coletivo. Como forma de registro escrito, dar título as fotos.
OUTRAS SUGESTÕES:
http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=24
Pinturas urbanas: www.javiersanz.net/galeria.html
A avaliação deverá se processual e contínua, pois será satisfatório se nossas crianças se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2013
Quatro estrelasmuito bom
03/10/2011
Cinco estrelasESTOU MUITO GRATA COM AS SUGESTOES AQUI CITADAS.