Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O grande compositor Beethoven

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os fatos principais da vida deste pianista e compositor.  
  • Apreciar algumas de suas obras.
Duração das atividades
Duração de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos serão construidos durante o desenvolvimento das atividades realizadas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor poderá levar para a sala de aula uma música de Beethoven para que apreciem e depois perguntar se alguém sabe quem é o compositor. Em seguida, o professor propõe a leitura do livro "Beethoven" da coleção Crianças Famosas, cujo contéudo dará oportunidade para que as crianças conheçam um pouco sobre a vida desse grande pianista/compositor.Poderão elaborar um texto coletivo com alguns dados da biografia de Beethoven.

Site biografia de Beethoven:

http://www.youtube.com/watch?v=u7TUYgHQTTE

http://es.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven#De_aprendiz_a_maestro

http://www.leitura.com/descricao.php?id=451167&promocao_id=&produto=CRIANCAS_FAMOSAS_-_BEETHOVEN#Ampliar_imagem

Atividade 2:

Ao conhecer dados da vida de Beethoven, as crianças saberão do seu problema de audição e de sua angustia para manter-se compondo, tocando. Como sugestão poderia convidar para a sala de aula alguma pessoa que apresente deficiência auditiva e que procura estabelecer uma relação com a música. Fazer uma entrevista com ela procurando saber como é esta relação, como faz para sentir a música, por que o interesse por esta arte etc. Na ocasião é interessante que se tenha um tradutor de libras. Outra sugestão seria pesquisar um pouco sobre a história dos surdos, a evolução da comunicação entre eles e com o o mundo: Como eles eram vistos pela sociedade e como são hoje? Que recursos tinham para se comunicar e o que têm hoje? Que tratamentos são feitos, que cirurgia de implante?

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_surdos

http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92:a-evolu-da-comunica-entre-e-com-surdos-no-brasil&catid=1022:ano-1-no-01-12007&Itemid=12

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfabeto-libras/alfabeto-libras.php

 

Atividade 3:

Realizar um passeio a uma Escola de Música ou Conservatório para conhecer os instrumentos que Beethoven tocava:  o piano, violino, violoncelo. Que as crianças os conheçam de perto e que tenham oportunidade de manusear um pouco cada um deles sob a orientação de um professor de música.

Fonte: internet   http://www.musicaartistas.com/musica-noticias/beneyto-destaca-la-personalidad-y-maestria-del-pianista-mario-monreal

Fonte: internet   http://algarvepressdiario.blogspot.com/2010_04_14_archive.html

 

Fonte: internet  http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=7079 

 

Ativdade 4:

Convidar músicos que toquem músicas de Beethoven para fazer um pequeno concerto na sala de aula. Aproveita a oportunidade para fazer uma entrevista: quanto tempo que são músicos, por que escolheram tocar esse instrumento, que música de Beethoven mais gostam e por que, como é ser músico na nossa cidade etc. Pedir que citem as músicas que eles conhecem e juntamente com o professor fazem uma lista. Dessa lista poderão escolher uma para escutar e apreciar com mais tranquilidade e logo após expressarem seus sentimentos através do desenho e montar um painel com as representações e seus significados escritos.

 

 

Mural: expressão através do desenho e palavras após terem apreciado a música "Sonata ao Luar" de Beethoven.

Recursos Complementares

Texto sobre musicoterapia e surdez: a reação de surdos a instrumentos musicais.

 

http://www.youtube.com/watch?v=w72R_LVWiSs 

 http://reocities.com/Vienna/7168/artigo.html

http://assp.sur10.net/historia/

Avaliação

O aluno será avaliado continuamente, observando sua participação nas atividades realizadas, durante as quais deverá expressar seus conhecimentos sobre a vida de Beethoven, asssim como demonstrar atenção e interesse por escutar e apreciar algumas composições desse músico.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • túlio, túlio , Pernambuco - disse:
    tuliomourac@gmail.com

    24/04/2015

    Três estrelas

    bem legal


  • Rita de Cássia Homonik, Escola de Educação Infantil Primeiros Passos , Minas Gerais - disse:
    ritahomoni@hotmail.com

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    Bom dia! Achei simplesmente o máximo como foi elaborado o planejamento desta aula. Foi muito útil para meu crescimento como professora. Irei itilizá-la com meus alunos de 4 anos. Muito obrigada...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.