07/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Os conhecimentos serão construidos durante o desenvolvimento das atividades realizadas.
Atividade 1:
O professor poderá levar para a sala de aula uma música de Beethoven para que apreciem e depois perguntar se alguém sabe quem é o compositor. Em seguida, o professor propõe a leitura do livro "Beethoven" da coleção Crianças Famosas, cujo contéudo dará oportunidade para que as crianças conheçam um pouco sobre a vida desse grande pianista/compositor.Poderão elaborar um texto coletivo com alguns dados da biografia de Beethoven.
Site biografia de Beethoven:
http://www.youtube.com/watch?v=u7TUYgHQTTE
http://es.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven#De_aprendiz_a_maestro
Atividade 2:
Ao conhecer dados da vida de Beethoven, as crianças saberão do seu problema de audição e de sua angustia para manter-se compondo, tocando. Como sugestão poderia convidar para a sala de aula alguma pessoa que apresente deficiência auditiva e que procura estabelecer uma relação com a música. Fazer uma entrevista com ela procurando saber como é esta relação, como faz para sentir a música, por que o interesse por esta arte etc. Na ocasião é interessante que se tenha um tradutor de libras. Outra sugestão seria pesquisar um pouco sobre a história dos surdos, a evolução da comunicação entre eles e com o o mundo: Como eles eram vistos pela sociedade e como são hoje? Que recursos tinham para se comunicar e o que têm hoje? Que tratamentos são feitos, que cirurgia de implante?
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_surdos
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfabeto-libras/alfabeto-libras.php
Atividade 3:
Realizar um passeio a uma Escola de Música ou Conservatório para conhecer os instrumentos que Beethoven tocava: o piano, violino, violoncelo. Que as crianças os conheçam de perto e que tenham oportunidade de manusear um pouco cada um deles sob a orientação de um professor de música.
Fonte: internet http://www.musicaartistas.com/musica-noticias/beneyto-destaca-la-personalidad-y-maestria-del-pianista-mario-monreal
Fonte: internet http://algarvepressdiario.blogspot.com/2010_04_14_archive.html
Fonte: internet http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=7079
Ativdade 4:
Convidar músicos que toquem músicas de Beethoven para fazer um pequeno concerto na sala de aula. Aproveita a oportunidade para fazer uma entrevista: quanto tempo que são músicos, por que escolheram tocar esse instrumento, que música de Beethoven mais gostam e por que, como é ser músico na nossa cidade etc. Pedir que citem as músicas que eles conhecem e juntamente com o professor fazem uma lista. Dessa lista poderão escolher uma para escutar e apreciar com mais tranquilidade e logo após expressarem seus sentimentos através do desenho e montar um painel com as representações e seus significados escritos.
Mural: expressão através do desenho e palavras após terem apreciado a música "Sonata ao Luar" de Beethoven.
Texto sobre musicoterapia e surdez: a reação de surdos a instrumentos musicais.
http://www.youtube.com/watch?v=w72R_LVWiSs
O aluno será avaliado continuamente, observando sua participação nas atividades realizadas, durante as quais deverá expressar seus conhecimentos sobre a vida de Beethoven, asssim como demonstrar atenção e interesse por escutar e apreciar algumas composições desse músico.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/04/2015
Três estrelasbem legal
25/04/2011
Cinco estrelasBom dia! Achei simplesmente o máximo como foi elaborado o planejamento desta aula. Foi muito útil para meu crescimento como professora. Irei itilizá-la com meus alunos de 4 anos. Muito obrigada...