13/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Identificar o que é lixo orgânico e as etapas do processo de compostagem.
Discutir sobre a influência dos fatores físicos e químicos no processo de compostagem.
Elencar os principais problemas associados à utilização do processo de compostagem.
Não há necessidade que os alunos tenham conhecimentos prévios.
A compostagem consiste em transformar a parte orgânica do lixo em um composto, que pode servir de fertilizante para o solo. Denominamos parte orgânica do lixo os restos alimentares, cobertura vegetal fresca, plantas aquáticas, esterco (galinha, cavalo ou vaca) e cobertura vegetal seca.
Nessa aula para abordarmos o processo de compostagem utilizaremos vídeos, reportagens e iremos montar uma composteira na escola.
Professor leia mais sobre a compostagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem
Fonte: http://condominio-abc.serrapress.com/wp-content/uploads/2009/06/compostagem-cliclo-da.gif
Atividade 1: Identificando o lixo orgânico
Professor leve os alunos para o laboratório de informática e peça para que em grupos pesquisem sobre o lixo orgânico, segue modelo de roteiro que poderá ser seguido.
O que é o lixo orgânico?
Onde é produzido?
Qual destino damos ao lixo orgânico? Será esse o destino correto? Se a resposta for não, o que devemos fazer?
Ao término da pesquisa nos sites indicados abaixo, o professor poderá disponibilizar: cartolinas, pincéis, material para recorte, lápis, tesouras, cola e outros. Os alunos deverão organizar os resultados da pesquisa em um cartaz, cada grupo confeccionará um. Quando os cartazes estiverem prontos os alunos poderão pregá-los na parede da sala de aula. O professor poderá visitar todos os cartazes acompanhado dos demais alunos que não são do grupo que estarão fazendo a apresentação, assim todos poderão conhecer os resultados dos trabalhos.
Sites para pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm
http://radames.manosso.nom.br/ambiental/residuos/lixo-organico/
http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem_lixo_organico.html
Atividade 2: Montando uma composteira na escola
Professor para a realização dessa atividade peça autorização da direção da escola para utilizar um pequeno espaço. Também terá que pedir a colaboração das cantineiras para que separem os restos de alimentos: resto de verduras, talos, folhas, etc. Se a escola tiver a coleta seletiva, poderemos utilizar o lixo orgânico depositado no coletor de cor marrom.
*Importante: todos os alunos devem ser envolvidos na atividade, para isso divida tarefas.
Uma composteira para nossa horta
Objetivos:
- Conhecer o que é e para que serve uma composteira;
- Identificar os materiais que podem ser utilizados na composteira;
- Montar uma composteira com materiais produzidos na própria escola;
- Incentivar a observação e o cuidado com a natureza;
- Conscientizar os alunos da importância do reaproveitamento dos materiais orgânicos para a produção do composto orgânico tanto para o ambiente (pois evita a contaminação dos solos e das águas) quanto para as plantas (fontes de nutrientes).
Materiais:
- Restos de alimentos e podas de jardim;
- Para colocar os resíduos: caixa de madeira com tela, jardineira plástica ou poderá fazer a compostagem diretamente no solo.
- Garfo de jardim (ou outro instrumento para mexer o material depositado na composteira).
Procedimentos:
1. Escolher o local ou recipiente onde a pilha de materiais orgânicos poderá ser feita (jardineiras plásticas, em caixas de madeira com tela ou diretamente no solo).
2. Montar as camadas com os resíduos orgânicos:
*a primeira camada deve ser de material seco (podas de árvores ou galhos picados),
*a segunda camada deve ser de material úmido.
*deve-se alternar os materiais, tomando o cuidado para não formar uma camada muito espessa de um único tipo de material. As camadas devem ter a mesma proporção de resíduos secos e úmidos.
*na última camada deve-se colocar os resíduos de jardinagem ou terra para evitar a atração de moscas. Quando a composteira estiver cheia deve-se parar de colocar material fresco, cobri-la com folhas secas ou manta plástica (na época de muitas chuvas).
Dicas importantes para a manutenção da composteira:
Para que o material orgânico seja transformado em composto alguns fatores são importantes (umidade, a temperatura e a aeração), todo o processo deve ser monitorado para que os microorganismos encontrem condições ideais de reprodução e para a degradação da matéria orgânica. Todos os organismos precisam de água para sobreviver e, sendo assim, a composteira deve sempre estar úmida para que os microorganismos não morram. Mas é imprescindível que o material não esteja demasiadamente encharcado, pois desta maneira, inicia-se um processo anaeróbio (sem presença de oxigênio) que dificulta a decomposição dos materiais e exala um cheiro forte de podridão. Algumas observações devem ser levadas em conta:
Picar os materiais: quanto menor o tamanho dos materiais melhor, pois os microorganismos conseguem degradar mais rapidamente os resíduos.
Mistura dos materiais: material úmido (restos de cozinha) deve ser misturado ao material seco (restos de jardinagem).
Revolvimento dos materiais: essa atividade é de extrema importância, pois a compostagem é predominantemente aeróbia (presença de oxigênio) e com o revolvimento é possível introduzir ar novo, rico em oxigênio e fazer com que decomposição seja mais rápida, sem cheiro e sem proliferação de insetos.
A transformação de materiais crus em composto é muito variável dependendo do tamanho da composteira, do material usado, da altura das camadas e, principalmente, dos fatores que regem o processo. O composto deverá ser utilizado em jardins, em hortas ou em árvores frutíferas.
Para conhecer o que ocorre durante a compostagem é preciso identificar suas fases.
Fases da Compostagem:
O processo de decomposição ocorre em três fases distintas: Primeira Fase: ocorre a decomposição dos resíduos orgânicos facilmente degradáveis com temperaturas alcançando a faixa de 60 a 65 ºC e dura cerca de 15 dias. Segunda Fase: denominada fase de maturação e a temperatura permanece na faixa de 45 a 30 ºC e dura cerca de 2 a 3 meses.Terceira Fase: denominada humificação é a última fase da compostagem e onde o material se torna excelente fonte de nutrientes para o solo e para as plantas. A temperatura, nesta fase, cai para a faixa de 25 a 30 ºC. Portanto, é possível, por meio do controle da temperatura saber em que fase a compostagem se encontra e se a decomposição está ocorrendo normalmente ou está faltando água, aeração, etc. A temperatura é um bom indicador do fim do processo. O composto pronto é solto, tem cor escura e cheiro de terra.
Atividade adaptada de: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-22
Fonte: http://www.viamar.com.br/imgup/compostagem.jpg
Professor se na escola não houver possibilidade de montar uma composteira utilize o site indicado abaixo. Nele você irá encontrar uma animação interativa explicando passo a passo o processo de compostagem.
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm
Compartilhando o conhecimento construído em sala de aula:
Professor incentive o seu aluno a colocar em prática o conhecimento que foi construído em sala de aula. Para isso, faça a exibição do vídeo abaixo que ilustra passo a passo como o processo de compostagem pode ser feito em casas e apartamentos.
http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related
Atividade 3: Desvendando os fatores que podem interferir no processo de compostagem
Certamente nessa atividade os alunos já terão condições de elencar os benefícios do processo de compostagem. No entanto, devemos instigá-los a identificar e enumerar possíveis problemas que poderão surgir durante o preparo do composto. Além disso, os alunos deverão formular soluções para esses problemas.
Professor orgazine os alunos em equipes. Peça para que eles observem a composteira já pronta. Em seguida, questione:
Será que uma composteira como essa pode gerar algum tipo de problema?
Qual(is) seria(am) esse(s) problemas?
Há como solucionar os problemas existentes?
Deixe que os alunos apresentem suas respostas, discutam e faça anotações.
Importante: Professor se os alunos não conseguirem identificar os possíveis problemas, então faça as intervenções direcionando as observações dos alunos.
Sugestão: O professor pode direcionar as observações dos alunos para:
1. A composteira pode gerar mal cheiro?
2. A composteira pode atrair insetos e outros animais?
3. O pode acontecer se a composteira ficar encharcada?
Segue endereços eletrônicos que apontam os problemas, os motivos e as soluções do processo de compostagem. http://compostagem_cjb.blogs.sapo.pt/1861.html
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=32
http://www.planetaorganico.com.br/composto4.htm
Fonte: http://cienciasnaturaiseva.wikispaces.com/file/view/compostagem.jpg/37110753/compostagem.jpg
Para finalizar a atividade solicite que os alunos elaborem e apresentem uma reportagem para o jornal “O Ambiente Agradece” (o nome do jornal pode ser alterado se o professor tiver outra sugestão). Nessa reportagem os alunos deverão apresentar todo o conhecimento construído durante as aulas enfatizando as etapas, as vantagens, os problemas, os motivos e as soluções para o processo de compostagem. Essa reportagem poderá ser encenada para toda a escola, assim estará sendo feita a multiplicação de atos conscientes para melhoria e preservação do ambiente.
Fonte: http://www.lipor.pt/upload/Lipor/img/Relat%C3%B3rios.jpg
A avaliação poderá acontecer em todos os momentos da aula, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/06/2013
Cinco estrelasExcelente! Uma aula objetiva e de fácil aplicação. Parabéns!