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Trabalhando com os gêneros: “história” e “notícia”

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

Identifique e compare as características centrais dos gêneros textuais: “histórias” e “notícias”;

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho e sempre contribua na produção de textos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem ajudar o outro a aprender.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO UMA HISTÓRIA 

Objetivos: Ler e compreender  uma “história”                          

O PALHAÇO MOCOTÓ

O circo Bagunça Bem Feita se instalou na cidade. Já era a vez de Mocotó, o palhaço, entrar no picadeiro, e ele não achava seu nariz de bola vermelha. Pôs-se a procurar na caixa da Mulher Barbada e no baú do mágico, mas nada. O que ele fez então?             

Mocotó abriu o guarda-roupa do Engolidor de Fogo, mas só viu o seu material de trabalho: três pacotes de fósforos, dois maços de vela, quatro rolos de algodão, seis tochas de fogo e dois litros de álcool.

 - Só falta olhar na caixinha do Domador de pulgas...mas não sei se devo mexer com as pulgas... esses bichos. Ufa! Vou fechar logo aqui antes que eu fique queimado. Ele deu uma olhada geral no camarim: roupas penduradas, perucas, bolas, armação de ferro, palmatória, cadeiras, espelho, tudo, menos seu nariz de bola vermelha.

De novo o gritou do dono do circo:

- Ei, Mocotó, o pessoal não aguenta mais esperar!

Mocotó nem respondeu. Apavorado, quase chorando, aproximou-se da caixa das pulgas e espiou pelo buraquinho. As pulgas, danadas, brincalhonas, foram logo fazendo gozação com o palhaço:            

- Palhaço boboca, nariz de pipoca!

- Palhaço boboca, nariz de pipoca!

Mocotó até gostou da brincadeira e pensou: "Se elas disseram que eu tenho nariz de pipoca é porque eu tenho nariz, ora bolas!"

Ele deu meia volta no corpo e foi em direção ao espelho do camarim. Surpresa! E não é que o meu nariz de bola vermelha está em cima do meu nariz de verdade? Satisfeito, Mocotó não esperou o dono do circo chamá-lo outra vez. Botou um grande sorriso preto e branco embaixo do nariz de bola vermelha e entrou no picadeiro, gritando:

- Hoje tem espetáculo?

E a platéia alegre respondeu em coro:                

  - Tem, sim Senhor!                                                      

      XXXX

Retirado do site: http://www.contandohistoria.com/palhacomocoto.htm      

  1.1   Leitura da história.

Leia o título da história e peça às crianças que levantem hipóteses sobre seu conteúdo. Registre-as no quadro e, ao final da leitura, peça que verifiquem se elas se confirmam.

1.2   Estratégia de leitura I 

Entregue às crianças o texto de forma lacunada. Peça aos alunos que o preencham com as palavras adequadas (as palavras não precisam ser as mesmas utilizadas pelo texto original, porém, deverão possibilitar a compreensão do enredo).

Para isso, ao ler o texto, deverão estar atentas ao seu sentido. A atividade poderá ser feita coletivamente. Abaixo, um exemplo:

O PALHAÇO MOCOTÓ

O circo Bagunça Bem Feita ________________ na cidade. Já era a vez de Mocotó, o palhaço, _________ no picadeiro, e ele não ___________ seu nariz de bola vermelha. Pôs-se a procurar na caixa da Mulher Barbada e no baú do mágico, mas _________. O que ele fez então?             Mocotó ________ o guarda-roupa do Engolidor de Fogo, mas só viu o seu material de trabalho: três pacotes de fósforos, dois maços de vela, quatro rolos de algodão, seis tochas de fogo e dois litros de álcool.

 - Só falta ___________ na caixinha do Domador de pulgas...mas não sei se devo mexer com as pulgas... esses bichos. Ufa! Vou ____________ logo aqui antes que eu fique queimado. Ele deu uma olhada geral no camarim: roupas penduradas, perucas, bolas, armação de ferro, palmatória, cadeiras, espelho, tudo, menos seu nariz de bola vermelha. De novo o __________ do dono do circo:

 - Ei, ______________, o pessoal não aguenta mais _________________!

Mocotó nem ______________. Apavorado, quase chorando, aproximou-se da caixa das pulgas e espiou pelo buraquinho. As pulgas, danadas, brincalhonas, foram logo fazendo gozação com o _______________:          

  - Palhaço boboca, ____________ de pipoca!

- Palhaço boboca, nariz de pipoca!

Mocotó até gostou da _____________ e pensou: "Se elas disseram que eu tenho nariz de pipoca é porque eu tenho nariz, ora ________________________!" Ele deu meia volta no corpo e foi em direção ao espelho do camarim. Surpresa! E não é que o meu nariz de bola vermelha está em cima do meu __________de verdade? Satisfeito, Mocotó não esperou o dono do circo chamá-lo outra vez. Botou um grande sorriso preto e branco embaixo do nariz de bola vermelha e _____________ no picadeiro, gritando:

- Hoje tem espetáculo?

E a platéia alegre __________________ em coro:                  

- Tem, sim _____________! 

1.3 Estratégia de leitura II

Divida a sala em duplas, entregue a história dividida em quatro partes e peça aos alunos que a montem na ordem correta. Sugerimos que a atividade seja feita sem consulta ao texto original. Assim, os aprendizes terão que ler o texto, compreendê-lo e discutir com o colega qual a sequência adequada. Abaixo um exemplo:

O PALHAÇO MOCOTÓ

PARTE I

O circo Bagunça Bem Feita se instalou na cidade. Já era a vez de Mocotó, o palhaço, entrar no picadeiro, e ele não achava seu nariz de bola vermelha. Pôs-se a procurar na caixa da Mulher Barbada e no baú do mágico, mas nada. O que ele fez então?             

Mocotó abriu o guarda-roupa do Engolidor de Fogo, mas só viu o seu material de trabalho: três pacotes de fósforos, dois maços de vela, quatro rolos de algodão, seis tochas de fogo e dois litros de álcool.

PARTE II

- Só falta olhar na caixinha do Domador de pulgas...mas não sei se devo mexer com as pulgas... esses bichos. Ufa! Vou fechar logo aqui antes que eu fique queimado. Ele deu uma olhada geral no camarim: roupas penduradas, perucas, bolas, armação de ferro, palmatória, cadeiras, espelho, tudo, menos seu nariz de bola vermelha.

De novo o gritou do dono do circo:

-       Ei, Mocotó, o pessoal não aguenta mais esperar!

PARTE III

 Mocotó nem respondeu. Apavorado, quase chorando, aproximou-se da caixa das pulgas e espiou pelo buraquinho. As pulgas, danadas, brincalhonas, foram logo fazendo gozação com o palhaço:            

- Palhaço boboca, nariz de pipoca!

- Palhaço boboca, nariz de pipoca!

Mocotó até gostou da brincadeira e pensou: "Se elas disseram que eu tenho nariz de pipoca é porque eu tenho nariz, ora bolas!" Ele deu meia volta no corpo e foi em direção ao espelho do camarim. Surpresa! E não é que o meu nariz de bola vermelha está em cima do meu nariz de verdade?

PARTE IV:

Satisfeito, Mocotó não esperou o dono do circo chamá-lo outra vez. Botou um grande sorriso preto e branco embaixo do nariz de bola vermelha e entrou no picadeiro, gritando:

- Hoje tem espetáculo?

E a platéia alegre respondeu em coro:                  

- Tem, sim Senhor! 

 1.4  Definindo o gênero: “história”

Explique aos aprendizes que, geralmente, uma história possui três elementos: a situação inicial, o problema vivenciado pelos personagens e o desfecho da trama. Peça que identifiquem esses elementos na história lida. O quadro poderá ser preenchido coletivamente:

O PALHAÇO MOCOTÓ

SITUAÇÃO INCIAL

PROBLEMA ENFRENTADO

DESFECHO

Além disso, discuta com os alunos as seguintes questões:

  • Em que ocasiões lemos histórias?
  • Para que elas servem?
  • Onde podemos encontrar histórias para lermos?  

Ao final, a turma poderá registrar os aprendizados sobre esse gênero textual. Abaixo, um exemplo:

 “ As histórias podem ser encontradas em livros, na internet ou ser contadas pelas pessoas. Lemos ou ouvimos histórias para distrair e nos divertir. Além disso, geralmente, os personagens participam de vários acontecimentos e vivenciam um problema que tentam resolver ao longo da trama ”.  

ATIVIDADE 2: CONHECENDO UMA NOTÍCIA

Objetivos: Ler e compreender o texto  “notícia”                  

              Conhecer as características desse gênero textual       

2.1 Exploração inicial.

Escreva no quadro a palavra NOTÍCIA e a explore por meio das seguintes perguntas:

  • Vocês já ouviram notícias em jornais?  
  • Quais foram? Cite algumas.              
  • O que uma notícia deve contar?
  • Para que serve uma notícia? (Registre no quadro as respostas referentes a esse item) 

2.2 Leitura e análise do texto.

Explique aos alunos que você fará a leitura de um texto e eles terão que verificar se esse texto é uma notícia. Ao final, peça que justifiquem suas respostas.   

CRIANÇAS FICARAM ENCANTADAS COM O MUSICAL “CINDERELA”       

2 JUNHO, 2010

Dezenas de crianças e professores do Colégio Santa Marcelina  assistiram, esta manhã, às 9:00, ao espetáculo em patins “Cinderela”. Ele aconteceu no Espaço Usiminas. Uma história de encantar produzida pelo Coliseu Micaelense e pelo Palco Partilhado.   

Um elenco de luxo subiu, esta manhã, ao palco do Coliseu Micaelense, em patins, para contar a história da “Cinderela”. A beleza dos cenários e do guarda-roupa encantou as dezenas de crianças e professores que assistiram ao espetáculo. De acordo com Tiago, 6 anos, o teatro foi tão bonito que ele ficou com vontade de ver mais uma vez.

A peça conta a história de Cinderela, uma dócil e formosa donzela que vivia com a sua detestável madrasta e duas mesquinhas meias-irmãs. Na ausência do pai, a madrasta atribui-lhe mil e uma tarefa, tratando-a como escrava. Certo dia, o príncipe do reino oferece um baile, ao qual Cinderela vai, trajada de forma irreconhecível, conquistando o coração do herdeiro.

O espetáculo poderá ser revisto logo às 21h30.           

  Notícia adaptada do site:   http://www.radioatlantida.net/noticias/2010/06/02/criancas-encantadas-com-“cinderela”.php   

Em seguida, os aprendizes identificarão os elementos da notícia, respondendo, em duplas, as questões: 

  • O que aconteceu?  
  • Onde aconteceu?  
  • Quando aconteceu?  
  • Como aconteceu?  

 2.3 O que é uma notícia?

Com base na exploração inicial, realizada no item 2.1, e na leitura da notícia, oriente os alunos na elaboração de uma definição para esse gênero. Lembre à turma dos elementos que toda notícia deve ter. Abaixo um exemplo:

 “Uma notícia serve para comunicar às pessoas sobre um fato que ocorreu. Ela deve informar onde ele aconteceu, quando e como ocorreu. Geralmente, é encontrada em jornais e revistas.”     

ATIVIDADE 3: NOSSA HISTÓRIA PODE VIRAR NOTÍCIA DE JORNAL?

Objetivo:

Mudar o gênero textual, mantendo o tema central do texto.     

3.1  Comparando a história com a notícia.

Em outro dia, retome os textos trabalhados: “O palhaço Mocotó” e a notícia. Incentive os alunos a identificarem as principais características de cada gênero.  Você pode orientar as discussões pelas perguntas:

  • Qual texto conta uma história? Por que?  
  • O que uma história deve ter?
  • Qual texto nos informa sobre um acontecimento?  Justifique sua resposta.
  • Vimos que a notícia pode ser encontrada em jornais e revistas. E a história, onde a encontramos?  
  • Que diferenças há entre a notícia e a história? (Volte ao quadro, preenchido no item 1.4 e na definição de notícia, elaborada no item 2.3)   

3.2 Transformando a história. 

Faça a proposta aos alunos de eles transformarem a história do Mocotó em uma notícia de jornal. Vocês podem noticiar o fato de um circo famoso ter atrasado o espetáculo devido às trapalhadas do palhaço. Para isso, sugerimos os seguintes procedimentos:

  • Turma, e se a história do Mocotó virasse notícia de jornal?
  • Vamos olhar o que teríamos que informar ao leitor? (Volte a definição de notícia e relembre às crianças que esse texto deve expor onde, quando e como ocorreu o fato).

A notícia poderá ser elaborada coletivamente. A cada frase que os alunos construírem, peça que a escrevam no caderno. Em seguida, registre a mesma frase no quadro e solicite que comparem as duas escritas e façam as correções necessárias.

Ao final, auxilie os alunos na comparação entre a notícia produzida e a história do “Palhaço Mocotó”. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre esses dois textos. Se necessário, volte nas definições elaboradas em relação a cada um desses textos.

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do jornal Letra A, localizado no site: www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/243/phphVRJdj.pdf  

Avaliação

Para verificar se os alunos compreenderam as diferenças entre uma história e uma notícia, sugerimos que você distribua outros exemplares desses dois textos, leia-os com a turma e peça que identifiquem o gênero a que cada um pertence. As crianças deverão justificar suas respostas.   

Você também poderá pedir que transformem a referida história em notícia.  Assim, será possível verificar o que já foi aprendido e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

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Opiniões

  • jessica, Portugal - disse:
    jessica-oliveira-12@hotmail.com

    02/11/2011

    Duas estrelas

    eu acho que isto está bom, mas não gostei muito porque não tinha soluções, o que não dava para conferir o que eu estive a fazer.


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