Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Regimes políticos predominantes na América Latina

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar formas de governo existentes na América Latina.

Entender a realidade política da atualidade na América latina.

Analisar problemas políticos da América Latina.

Compreender o conceito de democracia.

Refletir sobre o exercício da cidadania e sua relação com o processo democrático.

Conhecer e identificar as diferenças entre democracia e outras formas de governo.

Respeitar ao outro como portador de uma ideologia diferente.

Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento do processo de independência do Brasil.

 Saber ler e escrever.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Interpretação de mapas.
  • Leitura de texto.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo.
  • Interpretação de Texto.
  • Produção de textos.
  • Painel.

Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo e do mapa que o acompanha.

 América Latina

A América Latina faz parte do Continente Americano com colonização de latinos (portugueses e espanhóis). Apresenta problemas de subdesenvolvimento com elevadas dívidas externas. Na década de 90 a América Latina conseguiu certa estabilidade econômica, permitindo a entrada de capital estrangeiro e um maior investimento de empresários locais nos setores produtivos. Apesar da elevada dívida externa, tem havido crescimento econômico. População bastante heterogênea (exceto Argentina, Uruguai e Chile). Predominância indígena em vários países como: Paraguai, México, Peru e Bolívia. Terras situadas na Zona Intertropical (clima predominante é o tropical).20 países fazem parte da América Latina, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que por não serem independentes não podem ser considerados países, mas fazem parte da América Latina.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/6514/1/America-Latina/Paacutegina1.html

2-  O professor propõe que, coletivamente e  a partir das informações do texto e do mapa,  elaborem um significado para as expressões abaixo:

  • subdesenvolvimento
  • divida externa
  • entrada de capital estrangeiro

3)  Ainda coletivamente, o professor propõe que  preencham o quadro abaixo.

Problemas da América Latina

Possíveis  causas desses problemas

Prováveis conseqüências desses problemas

Possíveis soluções para esses problemas

4) O professor organiza a turma em grupos e propõe que, a partir dos trabalhos realizados anteriormente,  a equipe crie um cartaz, usando imagens e textos, cujo título deve ser:

 RETRATOS DE UMA REALIDADE.

5)  O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição do material nas dependências da escola.

2ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em duplas, entrega o texto abaixo solicitando que a equipe prepare a leitura do mesmo.

 

Veja – Que herança o Brasil deve à transferência da família real portuguesa para o país, em 1808?

Carvalho - A vinda da família real foi, sem dúvida, uma condição necessária para a existência do Brasil. Se Dom João tivesse optado por ficar em Portugal, nosso país não existiria tal como é hoje. Aconteceria aqui o que houve na colônia espanhola da América, uma divisão em países, provavelmente uns cinco. O Brasil oscilou entre a fragmentação e a unidade até 1850. Mas não se fragmentou porque, com a transferência da coroa, se estabeleceu no Rio de Janeiro um centro de legitimidade política sobre as subdivisões da colônia. A atuação da corte no Rio foi fundamental para manter nossa unidade, inclusive com o uso da força contra movimentos separatistas. Viabilizou-se o projeto de grande império, que reforçou essa unidade. Entre os pontos negativos há o fato de que a corte portuguesa era uma das mais atrasadas da Europa. Não fez a reforma religiosa do catolicismo, nem a revolução econômica do capitalismo, nem a revolução científica. Outro ponto frágil foi a educação popular, que era um desastre na colônia e continuou desastrosa durante o Império e nos 100 anos de República.

http://veja.abril.com.br/261207/entrevista.shtml 

2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

     a) Qual a idéia defendida pelo historiador a respeito da vinda da família real para o Brasil?

     b) Qual a hipótese apresentada por ele para a possibilidade de D.João não ter optado por vir para o Brasil em 1808?

     c)  Quais foram os pontos fracos do governo português apontados pelo historiador?

3) Após a discussão acima, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:

     1º grupo

O grupo deverá preparar e apresentar a entrevista de forma que um aluno faça o papel do entrevistado e o outro do entrevistador.

     2º grupo:

O grupo deverá escrever uma notícia sobre o fato histórico citado na entrevista.

      3º grupo:

O grupo deverá escrever uma carta para D. João comentando a vinda da família real para o Brasil.

      4º grupo:

O grupo deverá imaginar que é D. João e escrever uma carta para o entrevistado falando sobre o fato histórico citado na entrevista.

4) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.

3ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e sorteia entre as equipes alguns países da América Latina

2) Após o sorteio, o professor entrega a orientação abaixo.

     O grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o país recebido pelo sorteio.

      Para isso a equipe deverá:

      a) Fazer o levantamento dos aspectos que gostariam de saber sobre o referido país;

      b) Fazer o levantamento das fontes de pesquisa;

      c) Criar a estrutura do trabalho a ser apresentado;

      d) Identificar o atual regime político e suas características do mesmo;

      e) Levantar os pontos positivos e negativos desse regime de governo.

      f) Preparar a apresentação dos trabalhos.

3) No dia combinado,  o professor realiza a apresentação dos trabalhos das equipes, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala de aula.

4ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo.

     1º grupo:

      O grupo deverá:

         a) Observar a imagem abaixo

         b) Ler as informações:

             A  exclusão das camadas populares ainda é um problema a ser enfrentado. O continente herdou uma estrutura racial   complexa. As sociedades hispano-americanas eram compostas em sua maioria de índios, um número menor de mestiços e uma minoria de brancos. A base indígena desta pirâmide era maior no Peru, México e Guatemala e menor no Rio da Prata e no Chile.

         c) A partir da imagem e das informações acima, o grupo deverá criar uma paródia para apresentar o processo histórico da formação dos países latino americanos  e a população da América Latina.

http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/os-limites-independencia-america-hispanica.htm 

 

        2º grupo: 

         O grupo deverá:

             a) Ler o texto abaixo e, se houver necessidade, fazer o estudo do vocabulário.

             b) Responder as questões:

  •         Quais os acontecimentos no mundo influenciaram  a independência das colônias latino americanas?
  •         O que estas idéias tinham em comum?
  •         Quais foram  as nações européias que tiveram acesso às colônias espanholas no início do século XIX?
  •          Você se lembra se elas também tiveram acesso ao Brasil colônia?
  •          Qual foi a atuação da Inglaterra, aqui no Brasil, no período colonial?
  •          O processo de independência da América espanhola esteve diretamente ligado à deposição do rei espanhol   por  tropas francesas de Napoleão Bonaparte em 1808.Que fato ocorreu no Brasil em 1808 e que teve importância histórica na formação do Brasil independente?
  •          Releiam o trecho sobre as etapas da independência das colônias espanholas e estabeleça uma comparação entre  os processos de independência da América espanhola e do Brasil.

             c) Produza um cartaz sintetizando as  ideias  principais do texto para ser apresentado para o restante da turma.

A CRISE DO IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL

Em 1713, a Inglaterra passa a ter o direito sobre o asiento, ou seja, sobre o fornecimento de escravos para as colônias e o chamado permisso, quer dizer, comércio direto com as colônias. No ano de 1797, com o decreto da abertura dos portos, as colônias espanholas passaram a manter relações comercias diretamente com as nações amigas da Espanha. No ano de 1799, o governo procurou anular o decreto, provocando uma forte reação colonial.

No final do século XVIII e início do século XIX, a Espanha já não é mais uma grande potência européia. Tanto a Inglaterra como a França, passaram a ter acessos às áreas coloniais da Espanha.

Em 1713, a Inglaterra passa a ter o direito sobre o asiento, ou seja, sobre o fornecimento de escravos para as colônias e o chamado permisso, quer dizer, comércio direto com as colônias. No ano de 1797, com o decreto da abertura dos portos, as colônias espanholas passaram a manter relações comercias diretamente com as nações amigas da Espanha. No ano de 1799, o governo procurou anular o decreto, provocando uma forte reação colonial.

O PROCESSO DA INDEPENDÊNCIA

O processo da independência da América Hispânica está diretamente relacionado com a deposição de Fernando VII em 1808, quando as tropas francesas ocuparam a Espanha. Napoleão Bonaparte nomeia seu irmão, José Bonaparte, como o novo rei da Espanha, desencadeando uma forte reação nas colônias, que passaram a formar as Juntas Governativas - com caráter separatistas e lideradas pelos criollos.

ETAPAS

A primeira tentativa de emancipação ocorreu no México, em 1810, sob a liderança do padre Miguel Hidalgo. No ano de 1821, o General Augustin Itúrbide proclama a independência do México.

Entre os precursores da independência das colônias hispânicas, destaque paraFrancisco Miranda, que planejou a independência da Venezuela, movimento que fracassou.

O movimento emancipacionista contou com a liderança dos chamados "libertadores da América" - Simón Bolívar, José de San Martin, José Sucre, Bernardo O'Higgins, Augustin Itúrbide, Miguel Hidalgo e José Artigas.

A primeira tentativa de emancipação ocorreu no México, em 1810, sob a liderança do padre Miguel Hidalgo. No ano de 1821, o General Augustin Itúrbide proclama a independência do México.

A partir de 1823, e seguindo e exemplo mexicano, foi a vez das colônias da América Central proclamarem a independência, surgindo as Províncias Unidas da AméricaCentral, que fragmentou-se em diversas Repúblicas: Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. Cuba e São Domingos só tiveram a independência no final do século XIX.

No ano de 1818, sob a liderança de Símon Bolívar surge a Grã- Colômbia, que em 1830 se separam, formando a Colômbia e a Venezuela. Em 1822 é proclamada a independência do Equador ( Sucre e Bolívar).

Bernardo O'Higgins liberta o Chile, com a ajuda de San Martín, no ano de 1817; San Martin e Bolívar libertam o Peru em 1821; em 1825 foia vez da Bolívia, sob o comando de Sucre.Na região do Prata o grande libertador foi San Martín ( Argentina,1816; Paraguai 1811 e Uruguai em 1828).

O processo de independência da América Hispânica contou com forte participação popular e com o apoio da Inglaterra, interessada em ampliar seu mercado consumidor. Uma outra característica foi a grande fragmentação territorial, em virtude do choque entre os diversos interesses das elites coloniais.Do ponto vista econômico, a independência não rompeu com os laços de dependência em relação às potências européias. As novas nações continuavam a ser exportadoras de matérias-primas e importadoras de produtos manufaturados. No plano político, os novos dirigentes excluíram qualquer forma de participação popular nas decisões políticas.

http://www.scribd.com/doc/3371980/Historia-Aula-14-America-Espanhola

 O Asiento era a permissão, cedida pela coroa, de comercializar escravos com as colônias portuguesas. O contratador recebia uma praça na África, uma região, e fornecia escravos, na época colonial, para os contratadores, fazendo assim uma relação direta entre compradores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Asiento 

      3º grupo:

          O grupo deverá:

             a) Ler o texto.

Muito além das urnas

Entenda o que significa, como surgiu e evoluiu o conceito de democracia!

Por: Leandro Konder, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica/RJ e Departamento de História, Universidade Federal Fluminense

Publicado em 13/11/1996 | Atualizado em 13/07/2010

É ano de eleições. Na TV, nos jornais e cartazes nas ruas, as eleições são assunto constante. Elas fazem parte de uma idéia muito maior chamada democracia. Mas o que é democracia afinal? Essa palavra foi inventada pelos antigos gregos. Segundo o Dicionário Aurélio, ela significa "governo do povo, soberania popular".

Há cerca de 2500 anos, existiam duas maneiras de governar. Numa, a sociedade era comandada por uma só pessoa: o rei ou o monarca. Era a monarquia. Noutra, a sociedade era dirigida por um grupo pequeno de homens ricos. Era a aristocracia. Em algumas cidades da Grécia foi experimentada uma terceira forma de governo, na qual este deveria ser controlado pelo conjunto de homens livres da cidade: os cidadãos. Era a democracia. Os cidadãos elegiam os governantes que, por sua vez, prestavam contas aos cidadãos daquilo que estavam fazendo. Se algum político no governo fazia algo que os cidadãos achavam errado, ele podia ser deposto e expulso da cidade. Na democracia, as leis deviam valer igualmente para todos os cidadãos. Ninguém devia ter nenhum privilégio diante da lei.

No entanto, nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia se limitava à minoria da população. Os escravos não tinham direitos, não participavam da eleição nem do controle do governo. As mulheres também não tinham direitos políticos e ficavam inteiramente subordinadas aos homens. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade podiam ser cidadãos. Mesmo que alguém morasse na cidade durante muitos anos, jamais poderia adquirir os direitos da cidadania.

A democracia na Grécia não durou muito. As sociedades se modificaram, surgiram situações novas e novas tentativas foram feitas, mas a experiência dos antigos gregos não foi esquecida. No Renascimento (movimento de cientistas e artistas que queriam trazer de volta as idéias e a arte dos Antigos), o exemplo da Grécia foi lembrado em algumas cidades italianas. No século 15, os habitantes de Florença tentaram organizar uma democracia como a grega, mas a tentativa também durou pouco .Sufrágio universal é o direito que todos os homens adultos passaram a ter de votar e tentar eleger seus candidatos, seus representantes, para o governo. Só no século 20 as mulheres também puderam participar totalmente da vida política.

No início dos tempos modernos, surgiu a idéia de se retomar a democracia, mas baseada na participação de todos e não de alguns, como na Grécia Antiga. Muitos grupos começaram a se organizar para lutar pelas mudanças necessárias, reformar as leis, superar as discriminações e eliminar privilégios. Para isso, era necessário que o poder do Estado fosse repartido entre o presidente da República (ou o rei), os ministros, governadores, deputados e juízes. Assim, no finalzinho do século 19, criou-se, em alguns países da Europa, o sufrágio universal.

Ainda há muitas dificuldades e muitos obstáculos para existir uma democracia plena. Ainda não existe uma democracia perfeita, nem um livro capaz de ensinar como ela deve ser. Por isso, os cidadãos precisam conversar muito uns com os outros e experimentar para descobrir como é que as coisas podem funcionar!

Adaptado do artigo originalmente publicado em Ciência Hoje das Crianças 64 escrito por: Leandro Konder - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica/RJ, e Departamento de História, Universidade Federal Fluminense

        b) Criar um poema para apresentar o que é uma democracia.

            4º grupo:

              O grupo deverá:

                   a) Ler a afirmação:

                       Há um ditado nas sociedades livres: cada povo tem o governo que merece. Para que a democracia seja bem sucedida os cidadãos têm que ser ativos, não passivos, porque sabem que o sucesso ou o fracasso do governo é responsabilidade sua e de mais ninguém. Por seu lado, o governo entende que todos os cidadãos devem ser tratados de modo igual e que não há lugar para a corrupção num governo democrático.

                    b) Escrever um texto de opinião para apresentar as ideias do grupo sobre o assunto.

          

            5º grupo:

                 O grupo deverá:

                     a) Ler o texto e a imagem que o acompanha.

http://www.destinosdeviagem.com/cuba-havana-um-destino-para-se-descobrir/ 

CUBA

Havana, capital de Cuba é uma das mais belas capitais latino americanas, detentora de um charme colonial. Observem a catedral de San Cristóbal na Plaza de la Catedral.

É um verdadeiro museu a céu aberto, com um conjunto arquitetónico e histórico declarado pela UNESCO, em 1982, como “Patrimônio da Humanidade”. Cuba adotou o socialismo como sistema político. Essa posição de Cuba teve como consequência o embargo econômico de muitas nações do mundo, sobretudo dos Estados Unidos. O regime foi apoiado pela  Rússia  (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ).Em 1952, Cuba inicia um período de forte ditadura militar, para combater a ditadura surgiu um movimento revolucionário liderado por Che Guevara e Fidel Castro, que ainda hoje governa o país. A OEA votou em junho de 2009, acabar com a suspensão à Cuba, porém isso não significa que o país irá aceitar o convite para voltar a integrar a OEA.

           b)  Criar uma história em quadrinhos para apresentar o conteúdo do texto.

2) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e propõe que, coletivamente, escrevam um texto  como o título

Regimes políticos predominantes na América Latina

OBS: Nesse momento o professor pode comentar que  hoje  na América Latina, os países adotam  a República como forma de governo. Cuba  é uma República socialista e o Haiti uma República com forma mista de governo.

3) O professor solicita que, para a próxima etapa da aula, os alunos tragam notícias, reportagens e informações sobre o Haiti.

5ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e encaminha-os para o laboratório de informática para que consultando os links abaixo retirem informações sobre o Haiti.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010 

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2010/01/12/ult1859u2185.jhtmhttp://paoeecologia.wordpress.com/2010/02/07/terremoto-do-haiti-2010/ 

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/veja+as+principais+noticias+sobre+o+terremoto+no+haiti/n1237591615598.html 

http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-haiti/ultimas-noticias/2010/07/12/seis-meses-depois-do-terremoto-haiti-se-prepara-para-tempestades-e-eleicoes.jhtm 

2) Com as informações retiradas na pesquisa  e com o material trazido pelos alunos, o professor propõe que montem um mural sobre o Haiti.

3) Após a organização do mural, o professor faz os comentários necessários.

 

Recursos Complementares

E se D. João resolve... ficar!Um exercício imaginário sobre os destinos do Brasil caso a Corte não tivesse vindo. Aliás, que Brasil?José Murilo de Carvalho

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1595 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos, o trabalho de pesquisa sobre os países da América Latina, a criação de diferentes textos para a apresentação do estudo realizado, a discussão em grupos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.