12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Pesquisar formas de governo existentes na América Latina.
Entender a realidade política da atualidade na América latina.
Analisar problemas políticos da América Latina.
Compreender o conceito de democracia.
Refletir sobre o exercício da cidadania e sua relação com o processo democrático.
Conhecer e identificar as diferenças entre democracia e outras formas de governo.
Respeitar ao outro como portador de uma ideologia diferente.
Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Conhecimento do processo de independência do Brasil.
Saber ler e escrever.
Estratégias e recursos da aula
1- O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo e do mapa que o acompanha.
A América Latina faz parte do Continente Americano com colonização de latinos (portugueses e espanhóis). Apresenta problemas de subdesenvolvimento com elevadas dívidas externas. Na década de 90 a América Latina conseguiu certa estabilidade econômica, permitindo a entrada de capital estrangeiro e um maior investimento de empresários locais nos setores produtivos. Apesar da elevada dívida externa, tem havido crescimento econômico. População bastante heterogênea (exceto Argentina, Uruguai e Chile). Predominância indígena em vários países como: Paraguai, México, Peru e Bolívia. Terras situadas na Zona Intertropical (clima predominante é o tropical).20 países fazem parte da América Latina, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que por não serem independentes não podem ser considerados países, mas fazem parte da América Latina.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/6514/1/America-Latina/Paacutegina1.html
2- O professor propõe que, coletivamente e a partir das informações do texto e do mapa, elaborem um significado para as expressões abaixo:
3) Ainda coletivamente, o professor propõe que preencham o quadro abaixo.
Problemas da América Latina |
Possíveis causas desses problemas |
Prováveis conseqüências desses problemas |
Possíveis soluções para esses problemas |
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4) O professor organiza a turma em grupos e propõe que, a partir dos trabalhos realizados anteriormente, a equipe crie um cartaz, usando imagens e textos, cujo título deve ser:
5) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição do material nas dependências da escola.
1) O professor organiza a turma em duplas, entrega o texto abaixo solicitando que a equipe prepare a leitura do mesmo.
2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Qual a idéia defendida pelo historiador a respeito da vinda da família real para o Brasil?
b) Qual a hipótese apresentada por ele para a possibilidade de D.João não ter optado por vir para o Brasil em 1808?
c) Quais foram os pontos fracos do governo português apontados pelo historiador?
3) Após a discussão acima, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:
4) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
1) O professor organiza a turma em grupos e sorteia entre as equipes alguns países da América Latina
2) Após o sorteio, o professor entrega a orientação abaixo.
O grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o país recebido pelo sorteio.
Para isso a equipe deverá:
a) Fazer o levantamento dos aspectos que gostariam de saber sobre o referido país;
b) Fazer o levantamento das fontes de pesquisa;
c) Criar a estrutura do trabalho a ser apresentado;
d) Identificar o atual regime político e suas características do mesmo;
e) Levantar os pontos positivos e negativos desse regime de governo.
f) Preparar a apresentação dos trabalhos.
3) No dia combinado, o professor realiza a apresentação dos trabalhos das equipes, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala de aula.
1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo.
1º grupo:
O grupo deverá:
a) Observar a imagem abaixo
b) Ler as informações:
A exclusão das camadas populares ainda é um problema a ser enfrentado. O continente herdou uma estrutura racial complexa. As sociedades hispano-americanas eram compostas em sua maioria de índios, um número menor de mestiços e uma minoria de brancos. A base indígena desta pirâmide era maior no Peru, México e Guatemala e menor no Rio da Prata e no Chile.
c) A partir da imagem e das informações acima, o grupo deverá criar uma paródia para apresentar o processo histórico da formação dos países latino americanos e a população da América Latina.
http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/os-limites-independencia-america-hispanica.htm
2º grupo:
O grupo deverá:
a) Ler o texto abaixo e, se houver necessidade, fazer o estudo do vocabulário.
b) Responder as questões:
c) Produza um cartaz sintetizando as ideias principais do texto para ser apresentado para o restante da turma.
O Asiento era a permissão, cedida pela coroa, de comercializar escravos com as colônias portuguesas. O contratador recebia uma praça na África, uma região, e fornecia escravos, na época colonial, para os contratadores, fazendo assim uma relação direta entre compradores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Asiento
3º grupo:
O grupo deverá:
a) Ler o texto.
Entenda o que significa, como surgiu e evoluiu o conceito de democracia!
Por: Leandro Konder, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica/RJ e Departamento de História, Universidade Federal Fluminense
Publicado em 13/11/1996 | Atualizado em 13/07/2010
É ano de eleições. Na TV, nos jornais e cartazes nas ruas, as eleições são assunto constante. Elas fazem parte de uma idéia muito maior chamada democracia. Mas o que é democracia afinal? Essa palavra foi inventada pelos antigos gregos. Segundo o Dicionário Aurélio, ela significa "governo do povo, soberania popular".
Há cerca de 2500 anos, existiam duas maneiras de governar. Numa, a sociedade era comandada por uma só pessoa: o rei ou o monarca. Era a monarquia. Noutra, a sociedade era dirigida por um grupo pequeno de homens ricos. Era a aristocracia. Em algumas cidades da Grécia foi experimentada uma terceira forma de governo, na qual este deveria ser controlado pelo conjunto de homens livres da cidade: os cidadãos. Era a democracia. Os cidadãos elegiam os governantes que, por sua vez, prestavam contas aos cidadãos daquilo que estavam fazendo. Se algum político no governo fazia algo que os cidadãos achavam errado, ele podia ser deposto e expulso da cidade. Na democracia, as leis deviam valer igualmente para todos os cidadãos. Ninguém devia ter nenhum privilégio diante da lei.
No entanto, nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia se limitava à minoria da população. Os escravos não tinham direitos, não participavam da eleição nem do controle do governo. As mulheres também não tinham direitos políticos e ficavam inteiramente subordinadas aos homens. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade podiam ser cidadãos. Mesmo que alguém morasse na cidade durante muitos anos, jamais poderia adquirir os direitos da cidadania.
A democracia na Grécia não durou muito. As sociedades se modificaram, surgiram situações novas e novas tentativas foram feitas, mas a experiência dos antigos gregos não foi esquecida. No Renascimento (movimento de cientistas e artistas que queriam trazer de volta as idéias e a arte dos Antigos), o exemplo da Grécia foi lembrado em algumas cidades italianas. No século 15, os habitantes de Florença tentaram organizar uma democracia como a grega, mas a tentativa também durou pouco .Sufrágio universal é o direito que todos os homens adultos passaram a ter de votar e tentar eleger seus candidatos, seus representantes, para o governo. Só no século 20 as mulheres também puderam participar totalmente da vida política.
No início dos tempos modernos, surgiu a idéia de se retomar a democracia, mas baseada na participação de todos e não de alguns, como na Grécia Antiga. Muitos grupos começaram a se organizar para lutar pelas mudanças necessárias, reformar as leis, superar as discriminações e eliminar privilégios. Para isso, era necessário que o poder do Estado fosse repartido entre o presidente da República (ou o rei), os ministros, governadores, deputados e juízes. Assim, no finalzinho do século 19, criou-se, em alguns países da Europa, o sufrágio universal.
Ainda há muitas dificuldades e muitos obstáculos para existir uma democracia plena. Ainda não existe uma democracia perfeita, nem um livro capaz de ensinar como ela deve ser. Por isso, os cidadãos precisam conversar muito uns com os outros e experimentar para descobrir como é que as coisas podem funcionar!
Adaptado do artigo originalmente publicado em Ciência Hoje das Crianças 64 escrito por: Leandro Konder - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica/RJ, e Departamento de História, Universidade Federal Fluminense
b) Criar um poema para apresentar o que é uma democracia.
4º grupo:
O grupo deverá:
a) Ler a afirmação:
Há um ditado nas sociedades livres: cada povo tem o governo que merece. Para que a democracia seja bem sucedida os cidadãos têm que ser ativos, não passivos, porque sabem que o sucesso ou o fracasso do governo é responsabilidade sua e de mais ninguém. Por seu lado, o governo entende que todos os cidadãos devem ser tratados de modo igual e que não há lugar para a corrupção num governo democrático.
b) Escrever um texto de opinião para apresentar as ideias do grupo sobre o assunto.
5º grupo:
O grupo deverá:
a) Ler o texto e a imagem que o acompanha.
http://www.destinosdeviagem.com/cuba-havana-um-destino-para-se-descobrir/
b) Criar uma história em quadrinhos para apresentar o conteúdo do texto.
2) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e propõe que, coletivamente, escrevam um texto como o título
OBS: Nesse momento o professor pode comentar que hoje na América Latina, os países adotam a República como forma de governo. Cuba é uma República socialista e o Haiti uma República com forma mista de governo.
3) O professor solicita que, para a próxima etapa da aula, os alunos tragam notícias, reportagens e informações sobre o Haiti.
1) O professor organiza a turma em grupos e encaminha-os para o laboratório de informática para que consultando os links abaixo retirem informações sobre o Haiti.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010
2) Com as informações retiradas na pesquisa e com o material trazido pelos alunos, o professor propõe que montem um mural sobre o Haiti.
3) Após a organização do mural, o professor faz os comentários necessários.
E se D. João resolve... ficar!Um exercício imaginário sobre os destinos do Brasil caso a Corte não tivesse vindo. Aliás, que Brasil?José Murilo de Carvalho
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1595
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos, o trabalho de pesquisa sobre os países da América Latina, a criação de diferentes textos para a apresentação do estudo realizado, a discussão em grupos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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