Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O campo

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o que é o campo, se moramos nele, e quais as características desse ambiente.      
  • Compreender a importância do campo, principalmente, por ser responsável pela produção de alimentos, de energia e de muitas outras necessidades.
  • Conhecer quais condições diferencia o campo da cidade.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Retomar e dialogar com  as crianças, a temática da aula passada onde puderam compreender como são as cidades. Agora é o momento de mostrar a diversidade, abrindo novos caminhos geográficos, preparando-os para uma viagem cultural acerca da realidade vivida no campo ou na zona rural.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:  Exploração de conhecimentos prévios: O que você entende por campo? Você mora no campo? Quais as características desse ambiente? -Levantamento de hipóteses pelas crianças. Explicar através de gravuras os costumes e mostrar as características próprias do campo ( produção de alimentos, de energia e de muitas outras necessidades) mas, também, possíveis  semelhanças com a cidade.

  • Pesquisar em revistas  gravuras  que mostram uma paisagem do campo e da cidade. Fazer uma comparação de diferenças e semelhanças.
  • Fazer a releitura das obras de Tarsila do Amaral que compõem paisagens de campo. Sugestões: Pescador, Sol Poente, Lago.

 Paisagem o touro de Tarcila do amaral.Paisagem Antropofagica  - Tarsila do Amaral

 

O PESCADOR DE TARCILA DO AMARAL

 

http://www.espacoarte.com.br/obras/3058-paisagem-antropofagica

 

2º momento: HORA DA HISTÓRIA. O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE. Através dessa história as crianças poderão  conhecer as diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade, observando os costumes e hábitos nos dois ambientes e como seria a vida em cada um deles.

Sinopse da  fábula: Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida". E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Os ratos na cidade  resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.

 MORAL: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Sugestão: Montar um painel de recortes de revistas, mostrando as diferenças e semelhanças entre campo e cidade.

Sugestões:

  • Convidar cantores e artístas sertanejos da cidade, para valorizar a cultura da região.
  •  Para aguçar o paladar, oferecer quitutes típicos da sua cidade.

4º momento: Nessa canção, o poeta trata de ressaltar os valores naturais do Brasil.

  • Ler a canção para as crianças e pedir que ilustrem usando a imaginação e criatividade.

Canção do Exílio

“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá”.

Gonçalves Dias

 

Materiais utilizados:  cola, sulfite, tinta, eva, papel color set, papel fantasia, lápis colorido, pincel, som , CD, livros, fotos, revistas, jornais etc.

Recursos Complementares

Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil (Conhecimento do Mundo),Volume 3.

Avaliação

A avaliação dar-se-á de maneira formativa e contínua através da participação nas atividades propostas, mudança de postura e de atitudes em benefício a natureza que o cerca e capacidade de distinguir os vários aspectos presentes no campo e na cidade.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciane, raio de sol , Paraná - disse:
    lucianedias@live.com

    31/03/2013

    Cinco estrelas

    gostei pois abrange de forma ampla o conteúdo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.