12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Interpretar mapa localizando a América Latina.
Conhecer os países que integram a América Latina.
Conhecer as mudanças significativas na economia atual da América Latina.
Identificar atividades econômicas diferenciadas na América Latina.
Comentar as relações internacionais entre países da América Latina.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Analisar criticamente alguns fatos históricos.
Retirar informações importantes e relevantes de um texto.
Saber ler e escrever.
1- O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que ele seja observado com bastante atenção.
2- Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que esse mapa representa?
b) Quais são os países que compõem a América Latina?
3) Após a primeira tentativa de identificação dos países que compõem a América Latina, o professor apresenta a relação abaixo, solicitando que façam novamente a localização dos países.
A América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina#Guiana_Francesa
Obs:O professor deve deixar um mapa múndi em exposição na sala, para facilitar a visualização dos países.
3- O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, notícias de jornais e revistas envolvendo os países da América Latina.
1) A partir do material trazido pelos alunos, o professor propõe que apresentem oralmente a notícia.
2) À medida que os alunos vão se apresentando, o professor vais propondo discussões sobre o assunto do texto.
3) Após todas as apresentações, o professor organiza a colocação deste material no mural da sala.
4) O professor organiza a sala em duplas, entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
O nome América Latina é derivado das línguas faladas em diversas partes do continente americano. Na América do Norte somente o México se insere nesse contexto, além de toda a América Central e do Sul. Isso significa que são países de língua latina, como o português, o francês e o espanhol. Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.
Na América Latina era desenvolvida a agricultura de subsistência, incluindo ainda caça, pesca e coleta. Com a chegada dos colonizadores europeus, grande parte dos países latinos passaram a cultivar produtos destinados à exportação, com o objetivo de obter lucro.
São identificadas duas formas de produção, uma destinada ao mercado externo (monocultura) e outra direcionada ao abastecimento interno (policultura).
Os países latinos são grandes exportadores de produtos primários, os mesmos tiveram uma industrialização tardia em relação às nações desenvolvidas, motivo que fez com que a América Latina se tornasse dependente.
Economia atual
Recentemente foram realizadas mudanças significativas na agricultura latina que promoveram alterações profundas no espaço e na economia. As mudanças ocorreram em decorrência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo, que resultou no aumento da produtividade e conseqüentemente dos lucros.
A pecuária ocupa hoje um lugar de destaque, atividade praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas européias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical.
Outra atividade econômica bastante difundida em praticamente todos os países da América Latina é o extrativismo e a mineração. Existe um grande fluxo comercial desenvolvido internamente entre os componentes latinos, uma vez que há uma dependência em relação a alguns minérios, além da exportação dos mesmos para diversos lugares do mundo.
O setor industrial é dividido em indústrias tradicionais e de beneficiamento. Atuam na produção de matéria-prima a partir do beneficiamento de minérios ou produtos agropecuários, incluindo aquelas que produzem bens de consumo, como as tradicionais indústrias alimentícias e têxteis, apesar de alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até a tecnologia de ponta, com essas características temos o Brasil, a Argentina e o México.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em GeografiaEquipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/economia-da-america-latina.htm
Suinocultura, um dos exemplos de pecuária.
A mina de Chuquicamata (Chile) maior mina de cobre a céu aberto do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Setor_prim%C3%A1rio
5) Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, façam o estudo do vocabulário das palavras que os alunos não sabem o significado.
6) O professor solicita que as duplas respondam, por escrito, as questões abaixo:
a) Qual é a característica comum da economia dos países que constituem a América Latina?
b) Como eram as atividades produtivas desenvolvidas pelo homem na América latina antes da chegada dos colonizadores?
c) Como se deu a transformação das atividades produtivas com a chegada dos colonizadores europeus.
d) Qual a conseqüência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo para a economia latino americana?
e) Quais as mudanças ocorridas no seu Estado ou município que são decorrentes destas transformações?
f) Quais são as atividades econômicas no setor de pecuária ou mineração e extrativismo que ocorrem em maior intensidade na sua região?
g) Como é o setor industrial na sua região? Justifique sua resposta.
h) Releia o trecho referente ao setor primário. Em seu município há atividades desse setor?
7) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
1- O professor organiza a turma em grupos e leva-os para o laboratório de informática para que acessem os links abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Am%C3%A9rica_Latina
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-economia-latino-americana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina#Economia
http://www.riosvivos.org.br/canal.php?c=273
2) Em seguida, o professor propõe que pesquisem sobre a economia atual da América Latina e escolham uma forma de apresentar essas informações para o restante da turma.
OBS: Dentre as formas de apresentação, o professor pode sugerir: paródias, gráficos, poemas, notícias, entrevistas, etc...
3) O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários e organiza a exposição do material no mural da sala.
1) O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
Símbolo Oficial do Mercosul
Estabelecido em 26 de março de 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão para se tornar Estado membro; Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são países associados ao bloco, podendo participar das reuniões, no entanto, não possuem direito de voto. O principal critério para uma nação se associar ao Mercosul é ser integrante da Associação Latino Americana de Integração (ALADI).Visando a organização institucional do Mercosul, foram criados órgãos para abordar temas específicos de interesse de todos os países integrantes. Entre os principais estão o Conselho do Mercado Comum (CMC), Grupo Mercado Comum (GMC), Comissão de Comércio do Mercosul (CCM), Parlamento do Mercosul (PM), Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM), etc.A formação desse bloco proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entre os Estados membros, através da redução e/ou eliminação das taxas de exportação e importação. O Mercosul se enquadra na condição de União Aduaneira, pois, além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes, também regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco, sendo estabelecidas normas através da TEC (Tarifa Externa Comum).No entanto, um dos objetivos propostos pelo Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando, além dos aspectos já citados, a livre circulação de capitais, serviços e pessoas, assim como ocorre na União Europeia (UE), que é considerado o grupo mais dinâmico do planeta.Os projetos do Mercosul não se limitam somente aos fatores econômicos, englobando temas políticos, sociais e culturais. Exemplo disso foi a assinatura, no dia 06 de dezembro de 2002, do Acordo sobre Residência para os Estados do Mercosul, Bolívia e Chile, que concede o direito à “residência temporária” de até dois anos em todos os países do bloco, podendo ser solicitado o direito de residência permanente. No entanto, o cidadão deve atender a critérios, como, por exemplo, ter certidão negativa de antecedentes criminais.Portanto, o Mercosul é um bloco muito importante para o desenvolvimento econômico e social do continente, sendo necessária a sua abordagem. Nessa seção, você poderá se inteirar sobre vários aspectos do maior bloco econômico da América do Sul
Ótima leitura a todos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul.htm
2- Em seguida, propõe que a turma fale sobre o que o símbolo do Mercosul está representando.
3- O professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que países fazem parte do Mercosul ?
b) Localizem no mapa múndi os países membros do Mercosul.
c) Qual é a atuação do Mercosul?
d) Alguém poderia citar um exemplo da atuação do Mercosul?
e) O que você entendeu sobre o Acordo sobre Residência para os Estados do Mercosul?
f) Que outros blocos de atuação mundial existem?
g) O que vocês pensam sobre acordos econômicos como o Mercosul?
h) Os acordos de integração econômica trazem uma série de consequências para as empresas e a população dos países que integram os blocos. Dê exemplos de situações que você conhece.
i) Como os acordos podem afetar o desemprego nos países membros?
j) Dê exemplo de uma situação que o acordo beneficia a população de um país membro.
4) O professor apresenta a frase: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”, questionando:
a) O que essa frase quer nos dizer?
b) Que relação há entre o sentido da frase e o assunto da aula?
OBS: Essa frase é do escritor uruguaio Eduardo Galeano autor do famoso livro “As veias Abertas da América Latina” que no livro relata uma realidade vivida pelo continente latino Americano.
1) O professor organiza a turma em grupos e propõe que, utilizando o que aprenderam sobre a América Latina, escrevam um conto que se inicia com ERA UMA VEZ, narrando sobre a economia latino americana.
2) O professor socializa os textos produzidos pelos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos mesmos no mural da sala.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a produção dos textos, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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03/06/2012
Cinco estrelasmuito bom adorei,vou usar nas minhas aulas:)