21/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Trabalhar a imprescindível arte de contar histórias e sua função no contexto educacional enriquecendo o padrão cultural e a qualidade de vida da futura geração. Oportunizar o prazer de ouvir e contar histórias e também retomando-as como recurso pedagógico de ensinamento na educação infantil.
1º momento: Para iniciar, contar uma das histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Chamar a atenção ora para os personagens, ora para o enredo da história, ora para detalhes da vida no sítio. Mostrar como é a vida em uma fazenda, especialmente sobre os animais do campo.
Aproveitar a oportunidade para saber mais das crianças quais diferenças elas percebem entre o campo e a cidade e como seria a vida em cada um deles.
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=campo&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=
2º momento: Com o objetivo das crianças conhecerem autores e contadores de histórias, realizar uma pesquisa sobre a biografia, obras, contos e vida de Monteiro Lobato o precursor da literatura infantil no Brasil. Montar um painel com as descobertas.
Sugestões de histórias:
3º momento: Convidar pais e avós para compartilhar histórias que lembrassem da época de infância, criando um espaço relacional com a história como mediadora entre a criança e seus pais e avós.
Sugestão: transcrever as histórias na forma de desenhos, pinturas, colagens, relatos, manuseio de fantoches.
4º momento: " Quem conta um conto aumenta um ponto". Alguém já ouviu algum conto popular? Qual? Indagar as crianças sobre os contos e explicar que eles atravessam gerações e em cada local, os contos populares vão ganhando novas cores. Para demonstrar como os contos populares se reiventam ao passar de boca em boca, pode-se apresentar às crianças um texto como o que segue, e pedir que juntos escrevam um final da história, para depois contá-la à outras turmas.
" Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: 'Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. a do meio disse:'Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve.' A caçula disse:'E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'. O rei ouviu perfeitamente a conversa e (...)".
( Conto popular colhido por Sílvio Romero e citado por Câmara Cascudo em Literatura Oral no Brasil).
Ler a sugestão: http://vamoslercachoeirinha.blogspot.com/2009/05/sugestao-de-atividade-contos-populares.html
Fábula O Rato do Campo e o Rato da Cidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rato_do_Campo_e_o_Rato_da_Cidade
Sobre Monteiro Lobato: www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato
http://www.sca.org.br/contosinfantis/contosinfantis.htm
A avaliação será pela observação das crianças, verificando sua motivação e a interação com as atividades propostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!