Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclar o lixo uma excelente ideia

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os diferentes tipos de lixo e os que podem ser reciclados.

Discutir sobre os 5Rs.

Reconhecer a importância da reciclagem e quais são os seus benefícios.

Construir objetos a partir de materiais reciclados.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para essas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Professor não é difícil perceber que estamos vivendo uma crise ambiental. Diante disso, precisamos nos engajar em iniciativas que poderão manter a Terra preservada. Nessa aula iremos utilizar metodologias e recursos didáticos como: vídeos, reportagens, material reciclável para compreendermos o processo de reciclagem.

  

Fonte: http://www.vidadeadolescente.com/wp-content/uploads/2010/08/reciclagem.jpg

Atividade 1:   Sensibilização

O professor um dia anterior a aula deverá solicitar que seus alunos façam uma lista de tudo que ele jogou no lixo de sua casa, rua, escola ou outro lugar que frequentou. No dia da aula o professor deverá solicitar que os alunos leiam suas listas para toda a turma. Ao término da leitura o professor deverá exibir os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=l-W7kre9n5g&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=9fNJdEwQno0&feature=related    

Em seguida, o professor deverá solicitar que os alunos sentem em grupos e levem suas listas construídas no dia anterior. O professor irá entregar uma cartolina por grupo e pedir que separem todos os itens mencionados nas listas do grupo, para que os alunos não tenham dificuldades escreva no quadro ou projete no data-show a lista de como os resíduos são separados na coleta seletiva. Professor lembre-se de associar o tipo de resíduo e a cor do coletor.

Sugestão de imagem para projeção:

Fonte: http://meioambienteturma3302.pbworks.com/f/1210014245/cores.jpg    

Ao término da separação dos itens das listas solicite que os grupos apresentem para os demais integrantes da turma. Peça para que os colegas intervenham se não concordarem com a separação. Após a apresentação, apresente para os alunos os resíduos que não podem ser reciclados.

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=353  

http://www.institutogea.org.br/oquepodeserreciclado.html    

Atividade 2: Descobrindo os 5R’s

Professor, os alunos não podem acreditar que a única forma de resolver o problema do lixo em nosso planeta é fazer a reciclagem. Para isso, você deverá apresentar os 5R’s, que são traduzidos como ações práticas que podem resultar na redução dos impactos negativos produzidos por nós sobre o planeta.

Leia mais sobre os 5R’s:

http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/650-os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao.html    

Professor confeccione cartazes ou elabore transparências definindo cada um dos 5R’s para serem discutidos durante a aula.

Sugestão de imagem:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_8wV5sEeQWg4/SyZpvasbVUI/AAAAAAAAADM/X_0VLffV8fw/s400/12345.jpg    

Na sala de aula organize os alunos em círculo. Apresente e discuta sobre os 5 R’s da educação ambiental, concomitantemente a cada R peça que os alunos exemplifiquem resgatando situações cotidianas onde poderão aplicar cada um dos 5R's.

Após a discussão em grupo sobre os 5Rs, peça aos alunos que criem uma história (texto ou história em quadrinhos) envolvendo: pelo menos um personagem; um produto (refrigerante em lata, sacola de supermercado, latinha de margarina, etc) e a aplicação dos 5R’s. No dia seguinte, fixe as histórias nas paredes da sala para que os alunos possam ler.   

Atividade 3 – A reciclagem na minha cidade

Professor procure se informar que tipos de trabalhos envolvendo a reciclagem são realizados na sua cidade. Se for possível convide uma pessoa para apresentar o trabalho que desenvolve com reciclagem para os alunos, assim os alunos estarão conhecendo o que é realizado na própria cidade.

Organizando a atividade:

1º - Professor peça a autorização da direção da escola para convidar um palestrante para ministrar uma palestra sobre a reciclagem. Não se esqueça de perguntar se a atividade poderá ser estendida para toda a escola ou se terá que ser realizada somente para sua(s) turma(s). 

2º - Escolha o convidado que irá fazer a palestra sobre a reciclagem.

3º - Faça o convite ao palestrante. Agende data e horário, não se esqueça de informar ao palestrante os recursos (data show, retroprojetor, som, microfone etc) disponíveis na sua escola.

4º - No dia da palestra organize o espaço para receber o convidado e disponibilize os recursos (data show, retroprojetor, som, microfone etc) que foram solicitados.

5º - Receba o palestrante, informe o tempo que ele terá para ministrar sua palestra.

6º - Informe aos alunos que ao término da palestra eles terão um tempo para fazerem suas perguntas.

7º - Para finalizar a atividade agradeça a presença do palestrante ressaltando como sua presença foi importante para toda comunidade escolar.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/images/news/recicla_1.jpg    

Uma alternativa:

Professor caso seja inviável realizar a palestra na escola, você poderá exibir filmes e reportagens que narram os trabalhos desenvolvidos com reciclagem no Brasil. Além disso, poderá montar uma apresentação em slides ou transparência com o ciclo do processo de reciclagem do óleo de cozinha, alumínio e papel.

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=slH_2gtvXKU http://www.youtube.com/watch?v=X7KFTBzQtqA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oziHTZf7MKQ&playnext=1&list=PLF6B569008AFBAFD5&index=46  

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=242540      

Sugestão de imagens para apresentação em slides ou transparência:

Fonte: http://kamillafc.files.wordpress.com/2010/09/reciclagem_lata_aluminio111.jpg

Fonte: http://ciencias3c.cvg.com.pt/images/recicl4.gif

Fonte: http://www.acif.org.br/_editor/imagemanager/images/reoleo/proc._de_reciclagem.jpg   

Ao término da apresentação dos vídeos e das imagens crie um momento de discussão onde os alunos poderão destacar o que acharam importante, o porquê e também apresentar alguma dúvida referente à temática. 

Atividade 4: Reciclando e montando brinquedos

Professor agora que os alunos já conheceram sobre o processo de reciclagem, é hora de colocar a mão na massa. Abaixo segue duas propostas de atividades que poderão ser feitas pelos alunos, com o objetivo de mostrar como é fácil reciclar e como os produtos produzidos por esse processo podem ser utilizados por nós em diferentes atividades.   

Proposta 1: Bilboquê Reciclável

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_pqBbpW4Wjy0/ShXwWV123NI/AAAAAAAAAEI/q01G1JFLCL4/s320/bilboque.jpg  

Materiais:

-1 garrafa de refrigerante de 2 litros.

-1 barbante. -1 folha de papel usada.

-Fita crepe.

-Tinta guache.

-Durex colorido para decorar

Procedimentos:

Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva com fita crepe e pinte. Corte cerca de 1 metro de barbante cole uma das pontas na bolinha com fita crepe. Corte a garrafa no gargalho. Abra a tampa e passe a outra ponta do barbante dentro da garrafa, feche a tampa.

Atividade adaptada de: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www2.uol.com.br/debate/1385/fotos/debatinho_brinq04.jpg&imgrefurl=http://webfoliobrinquedosinfantis.blogspot.com/2009/11/bilboque.html&usg=__fsG8nPNgMRDhnKi99JfwvBA3DkE=&h=263&w=350&sz=13&hl=pt-br&start=6&sig2=WOBWYTH8Ujza_477c5Tk0Q&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=eFC6rGXKDjSoAM:&tbnh=90&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3Dbilboque%2Bde%2Breciclaveis%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26tbs%3Disch:1&ei=ooHlTIn2D4GB8gbd_8XHDA Vai e Vem Reciclável

Proposta 2: Vai e vem

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_PD2C88SZcQQ/SuBnlTqofwI/AAAAAAAAAOE/rKWz0-XOn5I/s400/DSC03890.JPG

Materiais:

-2 garrafas PET,

-tampinhas coloridas,

-2 pedaços de fio de varal com 3m,

-fita crepe.

Procedimentos:

Primeiro corte as garrafas no meio e separe apenas a parte de cima para utilizar na confecção do brinquedo. Depois, passe os dois pedaços de varal pelo gargalo de uma das partes e coloque também as tampinhas coloridas para proporcionar um visual diferente. Uma as duas partes das garrafas na forma de cilindro e passe uma fita crepe no meio. Dê um nó reforçado nas pontas dos fios.

*Para recortar peça a ajuda de uma adulto.

Atividade adaptada de: http://www.mundodastribos.com/brinquedos-reciclaveis-como-fazer.html  

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, se estão se envolvendo com as atividades proposta e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.