Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linguagem denotativa e conotativa

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar sentido conotativo e denotativo;
  • reconhecer a denotação e a conotação em textos;
  • reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Figuras de linguagem;
  • análise de poema.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

No laboratório de Informática, para iniciar a aula, o professor deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:

http://1.bp.blogspot.com/_icgpNyhuWsc/THx_RB0mccI/AAAAAAAAAGQ/UPZrUnEpz0M/s1600/engolindo+sapo.jpg 

O professor deverá perguntar aos alunos:

  • O que vemos na imagem?
  • As pessoas costumam, literalmente, engolir sapos?
  • O que significa dizer: "Eu sempre engulo sapos"?

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma expressão do cotidiano e deverão fazer um desenho que o represente literalmente, assim como a imagem mostrada.

Sugerimos as seguintes expressões:

"Tirar o cavalinho da chuva".

"Só se vê bem com o coração".

"Pulga atrás da orelha"

"Está chovendo canivete".

"Eu sou um túmulo".

Após os alunos finalizarem a tarefa, cada grupo apresentará o desenho feito. Os outros grupos deverão adivinhar qual é a expressão representada e explicar o seu significado.  Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou quadro de giz):

Quando usamos a palavra no sentido em que ela é habitualmente empregada, no sentido em que ela aparece no dicionário, dizemos que ela foi usada de forma denotativa.

Quando usamos a palavra com um sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de forma conotativa.

O professor então projetará para os alunos, trechos de canções nacionais para que eles identifiquem se ali há linguagem denotativa ou conotativa. Os trechos são:

"O sol é o pé e a mão,

O sol é o pai e a mãe".

(Skank)

"Choram as rosas porque não quero estar aqui sem seu perfume".

(Bruno e Marrone)

"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!

É ela, a menina que vem e que passa ..." 

(Tom Jobim)

"Seus olhos são espelhos d'água."

 (Patrícia Marx)

"Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar seu coração".

(Luan Santana)

"Ela passou do meu lado 'oi, amor', eu lhe falei".

(Renato Russo)

"Você é luz, é raio, estrela e luar".

(Wando)

Depois de identificarem as linguagens conotativa e denotativa nas letras das canções, o professor poderá sugerir que os alunos, ainda em grupos, escolham uma canção da preferência do grupo, identifiquem os trechos com sentido denotativo e conotativo e apresentem para toda a turma.

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:

http://www.youtube.com/watch?v=4plQQOXq6M8 

Em seguida, deverá escrever no quadro a frase que encerra o anúncio: "Você é essa Coca-Cola toda". O professor então deverá perguntar se essa frase está no sentido denotativo ou conotativo. Ele deverá lembrar os alunos de que a linguagem conotativa também é muito usada na publicidade. Feito isso, ele deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:

http://www.youtube.com/watch?v=gDohR1bbuSI 

Em seguida, o professor deverá comentar com os alunos o sentido conotativo da frase "Dê presentes que tocam" em relação às imagens do comercial.

Depois de analisar as duas peças, o professor deverá propor aos alunos que, em grupos, se organizem e pesquisem na Internet, revista, jornais, anúncios publicitários que utilizam a linguagem conotativa. Cada grupo deverá apresentar a peça analisada e discutir o efeito de sentido que o uso da linguagem conotativa provoca no anúncio.

ATIVIDADE 3

Como a linguagem conotativa é muito presente no texto literário, propomos uma atividade com o texto literário. Para iniciá-la, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=g4U4AsFiUK0 

O vídeo apresenta o poema  "Os poemas", na voz de Mário Quintana. A seguir, apresentamos o poema escrito que será xerocopiado e entregue aos estudantes.

Os poemas são pássaros que chegam

 não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

Quando fechas o livro,

eles alçam vôo como de um alçapão.

Eles não têm pouso  

nem porto;  

alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

 no maravilhado espanto de saberes  

que o alimento deles já estava em ti ... 

http://www.encantosepaixoes.com.br/poesia3852.htm 

Em grupos, os alunos deverão ler o poema e identificar os trechos que apresentam linguagem conotativa. É importante o professor pedir a eles que sugiram uma possível interpretação para os trechos destacados.

Feito isso, o professor deverá entregar a cada grupo cópia de um poema de Cecília Meireles. Eles deverão ler o poema e analisá-lo por meio das seguintes questões:

  • Qual é a temática do poema?
  • Com relação a forma, o poema apresenta quantas estrofes e versos?
  • Há rimas? Como elas contribuem para a sonoridade do poema?
  • Em relação à linguagem conotativa, quais versos lhes chamou a atenção? Que leitura pode-se fazer desses versos?

Os poemas que sugerimos para a análise encontram-se no endereço: http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias11-cecilia-meireles.php 

Os alunos deverão apresentar sua atividade para toda a sala.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=dB66QzAneLQ Vídeo da série Palavra Puxa Palavra (Denotação e Conotação) 

http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotacaoeconotacao.html Conceito e exemplos de conotação e denotação 

http://www.youtube.com/watch?v=Xo8H1ZmwspM  Canção de Sandy e Junior com bons exemplos de linguagem conotativa

Professor, nos sites acima você encontrará um vídeo e informações que muito contribuirão para ampliar sua aula.

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e envolvimento na execução das atividades. Durante a correção das atividades é importante observar se não há confusão na distinção dos termos. Durante a apresentação oral, os alunos devem usar vocabulário e postura corporal adequados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 9/15 - 60%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33.33%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 1/15 - 6.67%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.