14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
ATIVIDADE 1
No laboratório de Informática, para iniciar a aula, o professor deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:
http://1.bp.blogspot.com/_icgpNyhuWsc/THx_RB0mccI/AAAAAAAAAGQ/UPZrUnEpz0M/s1600/engolindo+sapo.jpg
O professor deverá perguntar aos alunos:
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma expressão do cotidiano e deverão fazer um desenho que o represente literalmente, assim como a imagem mostrada.
Sugerimos as seguintes expressões:
"Tirar o cavalinho da chuva". "Só se vê bem com o coração". "Pulga atrás da orelha" "Está chovendo canivete". "Eu sou um túmulo". |
Após os alunos finalizarem a tarefa, cada grupo apresentará o desenho feito. Os outros grupos deverão adivinhar qual é a expressão representada e explicar o seu significado. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou quadro de giz):
Quando usamos a palavra no sentido em que ela é habitualmente empregada, no sentido em que ela aparece no dicionário, dizemos que ela foi usada de forma denotativa.
Quando usamos a palavra com um sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de forma conotativa.
|
O professor então projetará para os alunos, trechos de canções nacionais para que eles identifiquem se ali há linguagem denotativa ou conotativa. Os trechos são:
"O sol é o pé e a mão,
O sol é o pai e a mãe".
(Skank)
"Choram as rosas porque não quero estar aqui sem seu perfume".
(Bruno e Marrone)
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!
É ela, a menina que vem e que passa ..."
(Tom Jobim)
"Seus olhos são espelhos d'água."
(Patrícia Marx)
"Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar seu coração".
(Luan Santana)
"Ela passou do meu lado 'oi, amor', eu lhe falei".
(Renato Russo)
"Você é luz, é raio, estrela e luar".
(Wando)
Depois de identificarem as linguagens conotativa e denotativa nas letras das canções, o professor poderá sugerir que os alunos, ainda em grupos, escolham uma canção da preferência do grupo, identifiquem os trechos com sentido denotativo e conotativo e apresentem para toda a turma.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:
http://www.youtube.com/watch?v=4plQQOXq6M8
Em seguida, deverá escrever no quadro a frase que encerra o anúncio: "Você é essa Coca-Cola toda". O professor então deverá perguntar se essa frase está no sentido denotativo ou conotativo. Ele deverá lembrar os alunos de que a linguagem conotativa também é muito usada na publicidade. Feito isso, ele deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:
http://www.youtube.com/watch?v=gDohR1bbuSI
Em seguida, o professor deverá comentar com os alunos o sentido conotativo da frase "Dê presentes que tocam" em relação às imagens do comercial.
Depois de analisar as duas peças, o professor deverá propor aos alunos que, em grupos, se organizem e pesquisem na Internet, revista, jornais, anúncios publicitários que utilizam a linguagem conotativa. Cada grupo deverá apresentar a peça analisada e discutir o efeito de sentido que o uso da linguagem conotativa provoca no anúncio.
ATIVIDADE 3
Como a linguagem conotativa é muito presente no texto literário, propomos uma atividade com o texto literário. Para iniciá-la, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=g4U4AsFiUK0
O vídeo apresenta o poema "Os poemas", na voz de Mário Quintana. A seguir, apresentamos o poema escrito que será xerocopiado e entregue aos estudantes.
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro,
eles alçam vôo como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...
http://www.encantosepaixoes.com.br/poesia3852.htm
Em grupos, os alunos deverão ler o poema e identificar os trechos que apresentam linguagem conotativa. É importante o professor pedir a eles que sugiram uma possível interpretação para os trechos destacados.
Feito isso, o professor deverá entregar a cada grupo cópia de um poema de Cecília Meireles. Eles deverão ler o poema e analisá-lo por meio das seguintes questões:
|
Os poemas que sugerimos para a análise encontram-se no endereço: http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias11-cecilia-meireles.php
Os alunos deverão apresentar sua atividade para toda a sala.
http://www.youtube.com/watch?v=dB66QzAneLQ Vídeo da série Palavra Puxa Palavra (Denotação e Conotação)
http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotacaoeconotacao.html Conceito e exemplos de conotação e denotação
http://www.youtube.com/watch?v=Xo8H1ZmwspM Canção de Sandy e Junior com bons exemplos de linguagem conotativa
Professor, nos sites acima você encontrará um vídeo e informações que muito contribuirão para ampliar sua aula.
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/04/2015
Cinco estrelasEsclareceu as minhas dúvidas!
07/11/2014
Cinco estrelasMuito boa sua aula! Parabéns!!
16/06/2014
Cinco estrelasParabéns, amei seu plano de aula.
08/07/2013
Quatro estrelasMuito boa sua aula.
21/03/2013
Cinco estrelasa melhor aula virtual q ja vi e li muito boa
07/08/2012
Cinco estrelasQue aula maravilhosa!! Parabéns !!
17/07/2012
Cinco estrelasAmei! Trabalhar com vídeos e músicas sempre enriquece as aulas e atrai a atenção do aluno. Parabéns pela criatividade.
16/06/2012
Quatro estrelaseu achei a aula Otima apesar de eu ter entendido certas coisas!
03/05/2012
Cinco estrelasotimo
11/04/2012
Quatro estrelasPoderia pra cada frase de exemplo, colocar um link com o termo (conotativo -ou- denotativo) confirmando o pensamento do interneuta de certo ou errado!
22/09/2011
Cinco estrelasParabéns! Um trabalho bem feito! Um grande Abraço.
21/09/2011
Quatro estrelasGostei muito das atividades propostas, pois fazem o aluno perceber a diferença entre denotação e conotação, construindo seu conhecimento.
18/07/2011
Cinco estrelasExcelente plano de aula! Parabéns!
20/06/2011
Duas estrelasminha opinião e q tinha ter mais explicação : e minha professora tirou essas frases da qui para o meu teste
25/02/2011
Quatro estrelasmuito interessante os recursos que você utilizou para trabalhar o tema. Parabéns!