22/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- Templários, monges e guerreiros.
- A importância de São Bernardo de Claraval para a formação da Ordem do Templo.
- Os templários nas Cruzadas.
- Motivações que levaram à criação dos templários.
- Principais características da Ordem do Templo.
- Motivos para o fim da Ordem do Templo.
- Noções sobre as estruturas básicas do ocidente medieval.
- A guerra como uma constante na sociedade do medievo.
- As Cruzadas.
- Domínio e importância da Igreja durante a Idade Média.
- As ordens monásticas e mendicantes.
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor tenha abordado com os alunos aulas sobre as ordens religiosas e a Igreja e sobre a cavalaria e a nobreza, além, é claro, que esteja presente na mente dos alunos o contexto em que se desenvolve a Ordem do Templo, ou seja, o período das Cruzadas.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Na primeira aula, o professor deverá contextualizar rapidamente o momento, após a Primeira Cruzada, em que se funda a Ordem do Templo. Exibir o vídeo a seguir (http://www.youtube.com/watch?v=nmOKHvQq7_o) e pedir à turma que, dividida em grupos de cinco ou seis alunos, faça um pequeno texto, que deverá conter os elementos abaixo:
- A relação das Cruzadas e a criação da Ordem do Templo.
- Segundo o idealizador da Ordem do Templo, quais seriam as funções exercidas pelos cavaleiros templários?
- As principais características da Ordem do Templo.
- A relação cavaleiro-monge: como os templários entendiam a guerra e a religião?
- A importância dos templários para as Cruzadas subsequentes.
Os textos produzidos pelos grupos deverão ser entregues ao professor ao fim da aula. Para um maior desenvolvimento do tema, poderá ser distribuído aos alunos o texto disponível em:
http://www.ordemdostemplarios.org/historia.asp
Segunda aula
Neste segundo encontro, trataremos da mitologia que circunscreve a Ordem dos Cavaleiros Templários. Para iniciar a discussão sobre o tema, o professor deverá elencar alguns mitos a respeito dos templários. Para tanto, sugerimos a utilização dos seguintes textos, que devem ser, em seguida, distribuídos entre os alunos:
- http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/os_templarios_deixaram_um_tesouro__imprimir.html
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão, em forma de seminário, a respeito da veracidade e plausibilidade dos mitos e das lendas que envolvem os Templários. A discussão deverá tomar o restante da aula, uma vez que é um tema polêmico e que estimula um debate acalorado e desperta a imaginação.
Terceira aula
O professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem abaixo e questionando sobre ela:
Imagem em: http://www.atellierraku.com.br/images/emocao-emotion2/templ%C3%A1rios%20templars%20placa%20slab%20raku.jpg .
- A quem ela se refere?
- O que ela significa?
Uma vez introduzida a temática, o professor levará os alunos ao Laboratório de Informática e dividirá a turma em quatro grupos. Cada grupo será responsável por uma temática, da seguinte maneira:
- Grupo 1 – São Bernardo de Claraval e as origens da Ordem (http://ascruzadas.blogspot.com/2008/11/elogio-dos-templrios-feito-por-so.html);
- Grupo 2 – Ascensão da Ordem durante o século XII (http://pt.wikipedia.org/wiki/Templ%C3%A1rios#A_riqueza_da_ordem_atrai_o_Estado_e_a_igreja_Cat.C3.B3lica);
- Grupo 3 – O século XIII e o ápice da Ordem do Templo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Templ%C3%A1rios#A_riqueza_da_ordem_atrai_o_Estado_e_a_igreja_Cat.C3.B3lica);
- Grupo 4 – O julgamento dos templários e o fim da Ordem (http://www.historiadomundo.com.br/francesa/o-julgamento-dos-cavaleiros-templarios.htm).
No Laboratório de Informática, deve-se proceder a uma pesquisa a respeito das respectivas temáticas. Ao final da aula, os grupos deverão apresentar sua pesquisa para o resto da turma em um seminário.
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de entender a importância de São Bernardo para a afirmação da Ordem do Templo e a importância, tanto bélica quanto econômica, dessa Ordem para os cristãos no Médio Oriente. Entender como surgiram os mitos relacionados à Ordem do Templo e o porquê desse surgimento. Finalmente, entender como se deu, a longo prazo, o seu enriquecimento que, em última instância, incitou o rei da França e o Papa a levá-los a julgamento.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos devem ser avaliados em conteúdo e consistência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!