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Templários: monges ou guerreiros?

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Templários, monges e guerreiros.

- A importância de São Bernardo de Claraval para a formação da Ordem do Templo.

- Os templários nas Cruzadas.

- Motivações que levaram à criação dos templários.

- Principais características da Ordem do Templo.

- Motivos para o fim da Ordem do Templo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções sobre as estruturas básicas do ocidente medieval.

- A guerra como uma constante na sociedade do medievo.

- As Cruzadas.

- Domínio e importância da Igreja durante a Idade Média.

- As ordens monásticas e mendicantes.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor tenha abordado com os alunos aulas sobre as ordens religiosas e a Igreja e sobre a cavalaria e a nobreza, além, é claro, que esteja presente na mente dos alunos o contexto em que se desenvolve a Ordem do Templo, ou seja, o período das Cruzadas.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Na primeira aula, o professor deverá contextualizar rapidamente o momento, após a Primeira Cruzada, em que se funda a Ordem do Templo. Exibir o vídeo a seguir (http://www.youtube.com/watch?v=nmOKHvQq7_o) e pedir à turma que, dividida em grupos de cinco ou seis alunos, faça um pequeno texto, que deverá conter os elementos abaixo:  

- A relação das Cruzadas e a criação da Ordem do Templo.

- Segundo o idealizador da Ordem do Templo, quais seriam as funções exercidas pelos cavaleiros templários?

- As principais características da Ordem do Templo.

- A relação cavaleiro-monge: como os templários entendiam a guerra e a religião?

- A importância dos templários para as Cruzadas subsequentes.

Os textos produzidos pelos grupos deverão ser entregues ao professor ao fim da aula. Para um maior desenvolvimento do tema, poderá ser distribuído aos alunos o texto disponível em:

 http://www.ordemdostemplarios.org/historia.asp

Segunda aula

Neste segundo encontro, trataremos da mitologia que circunscreve a Ordem dos Cavaleiros Templários. Para iniciar a discussão sobre o tema, o professor deverá elencar alguns mitos a respeito dos templários. Para tanto, sugerimos a utilização dos seguintes textos, que devem ser, em seguida, distribuídos entre os alunos:

- http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/os_templarios_deixaram_um_tesouro__imprimir.html  

- http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/templarios_entre_a_cruz_e_a_coroa.html -http://pt.wikipedia.org/wiki/Lendas_envolvendo_os_Cavaleiros_Templ%C3%A1rios  

Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão, em forma de seminário, a respeito da veracidade e plausibilidade dos mitos e das lendas que envolvem os Templários. A discussão deverá tomar o restante da aula, uma vez que é um tema polêmico e que estimula um debate acalorado e desperta a imaginação. 

Terceira aula

O professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem abaixo e questionando sobre ela:

Imagem em: http://www.atellierraku.com.br/images/emocao-emotion2/templ%C3%A1rios%20templars%20placa%20slab%20raku.jpg .  

- A quem ela se refere?

- O que ela significa?

Uma vez introduzida a temática, o professor levará os alunos ao Laboratório de Informática e dividirá a turma em quatro grupos. Cada grupo será responsável por uma temática, da seguinte maneira:

- Grupo 1 – São Bernardo de Claraval e as origens da Ordem (http://ascruzadas.blogspot.com/2008/11/elogio-dos-templrios-feito-por-so.html);  

- Grupo 2 – Ascensão da Ordem durante o século XII (http://pt.wikipedia.org/wiki/Templ%C3%A1rios#A_riqueza_da_ordem_atrai_o_Estado_e_a_igreja_Cat.C3.B3lica); 

- Grupo 3 – O século XIII e o ápice da Ordem do Templo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Templ%C3%A1rios#A_riqueza_da_ordem_atrai_o_Estado_e_a_igreja_Cat.C3.B3lica);  

- Grupo 4 – O julgamento dos templários e o fim da Ordem (http://www.historiadomundo.com.br/francesa/o-julgamento-dos-cavaleiros-templarios.htm).    

No Laboratório de Informática, deve-se proceder a uma pesquisa a respeito das respectivas temáticas. Ao final da aula, os grupos deverão apresentar sua pesquisa para o resto da turma em um seminário. 

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de entender a importância de São Bernardo para a afirmação da Ordem do Templo e a importância, tanto bélica quanto econômica, dessa Ordem para os cristãos no Médio Oriente. Entender como surgiram os mitos relacionados à Ordem do Templo e o porquê desse surgimento. Finalmente, entender como se deu, a longo prazo, o seu enriquecimento que, em última instância, incitou o rei da França e o Papa a levá-los a julgamento.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos devem ser avaliados em conteúdo e consistência.

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