22/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
- Os estilos artísticos e arquitetônicos medievais: o românico e o gótico.
- O Renascimento do século XII.
- Identificar principais obras e autores do período.
- A importância do papel da Igreja e dos setores dominantes da sociedade na imposição de limites, tanto técnicos quanto mentais, impostos ao desenvolvimento da arte e da ciência.
Noções das estruturas sociais e políticas ao longo do período medieval.
INTRODUÇÃO
É importante o professor salientar, antes de dar início à aula, que os estilos artísticos e o conhecimento intelectual, apesar de limitados e influenciados pela Igreja, sofreram influências de culturas antigas, ou anteriores ao período, como a arquitetura romana e o artesanato germânico.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
No início da aula, o professor deverá estimular os alunos com a seguinte questão: a Idade Média foi mesmo uma Idade de Trevas?
Despertados pelo debate, o professor deverá apresentar aos alunos o texto disponível em: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia014.asp
Feita a leitura, o professor deverá dividir a turma em grupos de cinco alunos, que deverão realizar uma discussão do texto, atentando para os seguintes aspectos: -
Educação;
- Literatura;
- Artes e Arquitetura;
- Filosofia e Ciência.
O professor deverá percorrer a sala, atentando para a participação e o interesse de cada aluno ao longo do processo. Em seguida, o professor deverá retornar à pergunta do início da aula, renovando o debate, já que os alunos terão um conhecimento maior sobre a temática.
Segunda aula
O professor deverá levar os alunos para o Laboratório de informática e pedir a eles que pesquisem a respeito da arte e arquitetura medievais. Sugerimos os seguintes links para a pesquisa:
- http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/viagem_a_origem_do_mundo_moderno_imprimir.html
- http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
Em seguida, iniciar um debate a respeito da arte medieval, atentando para as diferenças de estilo, periodização e localização do românico e gótico.
Terceira aula
Para esta terceira e última aula, os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens para uma exposição, na qual buscarão exemplos de construções dos estilos arquitetônicos praticados durante a Idade Média. Deverão seguir os seguintes passos:
- busca e reunião das imagens;
- obtenção das imagens (livros, revistas, Internet...);
- colagem em cartazes;
- exposição.
Para melhor andamento do processo de pesquisa e montagem da exposição, os alunos devem ser divididos em quatro grupos, cada um buscando imagens sobre as temáticas abaixo:
- O estilo românico;
- O estilo gótico;
- A ciência medieval;
- A arte medieval.
Os locais de exposição dependerão da escola. Caso esta não possua um local apropriado, os cartazes poderão ser afixados no próprio corredor do colégio.
Exemplo de uma construção medieval gótica (Catedral de Notre Dame - Paris, França):
Imagem em : http://www.billandchelle.com/wedding/paris/notredame2.jpg .
Exemplo de uma construção românica (Igreja de Santa Maria de Airães – Felgueiras, Portugal):
Imagem em: http://farm4.static.flickr.com/3529/3801751519_cbe69ed679_o.jpg
CONCLUSÃO
Após a aula, os alunos serão capazes de compreender o quanto a Igreja estava presente na vida das pessoas durante a Idade Média. Sua influência era tal que, mesmo em áreas como a arte e educação e o acesso ao conhecimento, eram controlados por ela, limitando assim, ao seu gosto, a formação do pensamento da sociedade.
O professor deverá avaliar os alunos, levando em conta a sua participação de forma progressiva, ao longo das atividades sugeridas durante a aula, que procuram dar ao aluno informações e estímulos para o desenvolvimento de argumentos para a defesa de suas opiniões. Além disso, a avaliação do desempenho e da participação do aluno deve se dar ao longo da montagem da exposição.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2011
Cinco estrelasMaravilhosos os planos.Obrigada pela grande ajuda!
25/07/2011
Quatro estrelasadorei sua aula iniciarei este conteudo com meus alunos e certamente irei utilizar sua metodologia, parabens e obrigada
25/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula estou trabalhando com meus alunos, além da riqueza de detalhes e fontes. Obrigado vc está de parabéns. Nilda