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O funcionamento dialógico em notícias: a presença de 'vozes' no fio do texto

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá analisar a presença de outras vozes (discurso de outrem) em notícias, para compreender as posições dos sujeitos, que podem ser, ideologicamente, aliados ou adversários.  

Duração das atividades
4 aulas/hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas preparadas para alunos do 1º ano do ensino médio, com prática em leitura de notícias.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Professor: conduza seus alunos ao laboratório de informática. Inicie a aula com alguns questionamentos sobre o termo diálogo.

O que entendem por diálogo?

- Trata-se simplesmente da troca de parceiros na conversação, cada qual ocupando uma vez de falar?

- Trata-se do entendimento entre pessoas? Por exemplo: Maura se dá bem com Pedro: eles têm um ótimo diálogo.

- Trata-se da presença de outras vozes no nosso discurso? Ou tudo aquilo de/sobre que falamos vem exclusivamente de nós mesmos?

Informe aos alunos que o objeto dessa aula será o dialogismo: estamos sempre em diálogo com outras vozes que nos precederam. Tudo aquilo de que falamos está impregnado do discurso do outro; não somos o primeiro falante do universo. Assim, de acordo com vários estudiosos, as pessoas falam sobre o já-dito.

Nessa aula, além de verificar o discurso reportado, introduzido por aspas ou por citação indireta, vocês irão analisar "a dinâmica da interação entre o discurso do outrem (outras vozes) e o contexto no qual ele aparece (notícia), para compreender as posições dos sujeitos". Essa interação poderá denotar alianças ou desavenças ideológicas.

Antes de acessar o site para a leitura da notícia, assistam ao vídeo sobre os problemas ocorridos no Enem e uma breve fala do Ministro da Educação, Fernando Haddad, disponível em

http://www.youtube.com/watch?v=rzwkEavemGM&feature=related

Em seguida, informe aos alunos que, com esse problema, a imagem do ministro ficou abalada,  o que deu margem a que se falasse em outros nomes para ocupar sua vaga no Ministério. Projete as imagens de alguns possíveis concorrentes a essa vaga no governo Dilma Rousseff.

Imagem 1 – Gabriel Chalita (deputado eleito pelo PSB, de São Paulo.)

Disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Gabriel_Chalita.jpeg

Imagem 2

A imagem abaixo é de Marilena Chauí, filósofa. Também já ocupou cargo de secretária no governo Erundina, de São Paulo.

Disponível em http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/DSC_6279.JPG

Ao término das projeções, solicite que os alunos acessem o site http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=1067488&tit=Erros-no-Enem-reduzem-chances-de-Haddad-ficar-no-MEC

e leiam a notícia Erros no Enem reduzem chances de Haddad ficar no MEC, escrita pela Agência Estado e publicada no jornal  Gazeta do Povo, em 18/11/2010.

Como o texto é curto e de fácil compreensão, escolha quatro alunos para fazerem cada um a leitura de um parágrafo.

Terminada a leitura, promova uma discussão oral, formulando algumas perguntas.

a) O que diz a legenda logo abaixo da foto de Gabriel Chalita?

b) Essa informação constitui, simplesmente, um palpite do repórter? Ele cita alguma fonte ou está reproduzindo outras vozes, talvez o senso-comum?

c) A julgar pelo título da notícia, o atual ministro teria chances de permanecer no cargo?

d) Ao referir a essa  possibilidade de permanência do ministro, o repórter fala sobre um já-dito? Ou trata-se apenas de especulação?

e) A que o repórter atribui a redução de chances? Também aí existe uma fala dele sobre uma fala anterior?

f) No primeiro parágrafo há uma inserção que diz “preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para continuar à frente da pasta no governo Dilma Rousseff”.

Há alguma atribuição de fonte? Trata-se de um discurso reportado? Que segurança tem o repórter para fazer uma afirmação como essa? (Resp.: não se trata de discurso reportado; o repórter não aponta nenhuma fonte; ele se respalda no senso comum, na voz geral (voz de outros).   

g) Por que, segundo a notícia (2º parágrafo), Chalita tem a confiança da presidente eleita?  Qual foi o papel desempenhado por ele durante a disputa?

h) Explique a metáfora “bombeiro” utilizada como referência a Chalita.

i) Também nesse parágrafo há reprodução de um já-dito?   

Professor: coloque, agora, no quadro, algumas questões para serem feitas em grupo, por escrito. Solucione as dúvidas junto aos grupos. Recolha para correção.   

Atividade escrita   

a) Considerando a leitura dos 2º, 3º e 4º parágrafos, é possível perceber alguma semelhança de ideais entre Chalita e Dilma?   

b) Releia:  “Para ela [Dilma] o que aconteceu com o Enem é inconcebível”. A quem é atribuída essa fala? Trata-se de discurso relatado? Há fonte explícita?   

c) Releia o fragmento: “Chalita é considerado um gestor agregador e mobilizador das redes de ensino (...)”. Observe que, nesse momento, há uma impessoalização do já-dito. Que recurso linguístico foi utilizado para tornar o discurso impessoal? (Resp.: a voz passiva com omissão do agente da passiva )   

d) No 4º parágrafo, lemos: No passado, Chalita fez críticas ao Enem, o qual classificou como “tão ruim quanto os antigos vestibulares”.

- De quem é o discurso reportado entre aspas?

- O que autoriza o repórter a fazê-lo?

- Chalita, nessa questão, demonstra aliança ou divergência com a atual gestão do MEC?

Aulas 3 e 4

Professor: retorne ao laboratório de informática e solicite aos alunos que acessem o site http://tribunadonorte.com.br/noticia/chalita-e-nome-cotado-para-substituir-haddad/165098  Observe que, nesse site, há uma continuidade da notícia trabalhada nas aulas 1 e 2. Retomem essa notícia a partir do 5º parágrafo.

Promova uma leitura colaborativa, fazendo breves pausas para dirimir dúvidas. 

Na sequência, distribua cópias xerocadas com a atividade abaixo. Ela deverá ser feita em dupla, por escrito. A correção se dará ao final da aula.  

Atividade

a) No jornal Tribuna do Norte, a mesma notícia aparece com o seguinte título “Chalita é nome cotado para substituir Haddad”. Você vê alguma diferença em relação à orientação dada aos leitores por meio desse título?

b) No 1º parágrafo, há uma série de reproduções de outras vozes, de um discurso já- dito. Exemplifique.

c) Ainda no 1º parágrafo, em certo momento o jornalista tenta atribuir voz a alguém: Segundo fontes, além dos conselhos do presidente Lula, Dilma tem ouvido com frequencia seu vice para fechar os nomes do primeiro escalão. Qual é o recurso que ele usa?  

d) Analise o 2º parágrafo:

- por que a palavra "independente" referida ao PV (Partido Verde) está entre aspas. Esse dado aproxima ou distancia os sujeitos, aqui considerados como sendo o PT e o PV?

- por que o repórter atribui surpresa aos integrantes do PV, quando foram sondados para compor a nova administração? No 2º turno das eleições, qual foi a postura adotada pelo PV?

- por que o repórter se refere ao PV como "o partido da senadora Marina Silva"? Que orientação político-partidária está embutida nessa referência?

- segundo o texto, há algum compromisso de Dilma em relação ao programa do PV? Nesse sentido, haveria aliança ou discordância de ideais?

e) Comente o discurso relatado do vice-presidente do PV introduzido no 3º parágrafo. Como fica a relação entre os sujeitos (PV e PT) a partir desse comentário?

f) No 4º parágrafo, há atribuição de voz a alguém? De acordo com o secretário de comunicação do PCdoB, qual foi o propósito da reunião entre componentes do partido (PCdoB) e o presidente do PT, José Eduardo Dutra? 

g) No cômputo geral, poderíamos esperar que essa reunião resulte em acordos entre os sujeitos (PCdoB e PT)?

Recursos Complementares

CUNHA, D. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. IN: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A.Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Avaliação

Leia o texto Em comunicado, Farc elogiam eleição de Dilma Rousseff, publicado no site http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,em-comunicado-farc-elogiam-eleicao-de-dilma-rousseff,638968,0.htm

e, em seguida, responda às questões:

a) O que significa a sigla Farc?

b) Já ouviu falar sobre a atuação das Farc? O que você pode inferir a esse respeito pela leitura do texto?

c) Durante a campanha presidencial, os opositores de Dilma tentaram vinculá-la a esse grupo revolucionário. Qual poderia ser o interesse da oposição?

d) Que postura as Farc assumiram diante da vitória de Dilma?

e) A expressão utilizada pelas Farc “pela primeira vez na história do Brasil” poderia estar fazendo alusão à fala recorrente de Lula “nunca antes na história desse país”?

f) Ao elogiarem Dilma e dizerem que ela é “uma mulher ligada sempre à luta pela justiça” entre outras citações, eles a colocam como aliada ideológica do grupo?

g) Apresente outra citação que indica aliança ideológica das Farc com o futuro governo.

h) Em algum momento do texto houve manifestação da própria Dilma nesse sentido?  

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