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Do Tabuleiro para a Quadra: Brincando de Dama Humana

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Novos conhecimentos a respeito do jogo de Dama.
  • Encenar os “movimentos” das peças e ao mesmo tempo o jogo propriamente dito, interagindo com os colegas, com o espaço e com os materiais.
  • Aprender a coordenar diferentes movimentos com o corpo, buscando encontrar novas estratégias de jogo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o jogo de xadrez

Recursos: Vídeos

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos relacionadas ao jogo de Dama. Este momento exige muita atenção dos alunos, pois os vídeos demonstram aspectos importantes do funcionamento do jogo.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=Smqc-2dIip4 (Acessado em 06/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=r3Ay9WYk4AI (Acessado em 06/11/2010).  

No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque questões relacionadas às regras, o espaço do jogo e a forma de jogar, podendo ser feitas ponderações referente aos movimentos das peças e estratégias de jogo. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do jogo. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos.

O(a) professor(a) poderá exibir algumas imagens relacionadas ao Jogo de Xadrez:

Fonte: http://blogvisao.files.wordpress.com/2007/07/abel-manta-damas-p.jpg (Acessado em 06/11/2010). 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg (Acessado em 06/11/2010). 

Fonte: http://revistamuito.atarde.com.br/wp-content/uploads/2010/03/dama.jpg (Acessado em 06/11/2010). 

Atividade 2: Construindo o tabuleiro e as peças do jogo de dama 

Recursos: Cartolina, lápis de cor, tampinha de garrafa pet e tinta guache. Obs.: Professor (a), com algumas semanas de antecedência, peça aos alunos que providenciem, cada um, doze tampinhas brancas de garrafa tipo pet.

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Agrupe a turma em duplas. Cada Dupla construirá seu tabuleiro e peças do jogo de dama. Cada aluno personalizará seu jogo de tampinhas, utilizando a tinta guache. Posteriormente cada dupla fará o desenho do tabuleiro na cartolina, desenhando as casas escuras e claras.

Fonte: http://forum.tribalwars.com.br/showthread.php?t=47300 (Acessado em 06/09/2010). 

Atividade 3: Entendendo as regras do jogo de Dama

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Texto contendo informações a respeito das regras jogos de dama, tabuleiro e peças.

Descrição: Nesta atividade agrupe os alunos em duplas. Cada dupla terá em mãos seu tabuleiro, peças e o texto sugerido abaixo:

Regras

O jogo de damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O parceiro que o conseguir ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

No início da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as pedras brancas; e, nas três últimas, as pedras pretas. A pedra movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez. A pedra pode capturar a peça do adversário pra frente. A pedra que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "dama", peça de movimento mais amplos que a simples pedra.

Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor. A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal. Quando na casa contígua a uma pedra houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a pedra toma-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a pedra toma para a frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da pedra. Se após a tomada de uma peça, a circunstância se repetir, a pedra continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento tomada em cadeia. Se, nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama toma-la-á passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em cadeia. A tomada é obrigatória. A pedra e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria). A peça que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a pedra que, numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.

As brancas têm sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem alternadamente aos dois parceiros. O lance é executado quando se leva diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta. O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa para outra. Se o jogador, a quem cabe efectuar o lance, tocar: uma de suas peças, deverá jogá-la; e, várias de suas peças, o adversário terá o direito de designar qual a peça, dentre as tocadas, que deverá ser jogada. Nota: se nenhuma dessas peças puder ser jogada legalmente, não haverá penalidade, entretanto, a reincidência é passível de punição.

A partida termina empatada quando:

  • os dois parceiros concordarem com o empate;
  • a partir de qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada ou deslocamento de pedra;
  • uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate, antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver sendo anotada em uma planilha);
  • e, na luta de três damas contra uma, o lado maior não conseguir obter vitória em vinte lances. 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas (Acessado em 06/11/2010). 

Cada dupla irá mover as peças no tabuleiro de acordo com as regras lidas no texto acima. O Professor(a) deverá auxiliar as duplas neste primeiro momento de vivência do jogo.

Atividade 4: A Dama Humana

Recursos: Giz  (desenho do tabuleiro no chão) e colete (duas cores)

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duas equipes contendo 13 jogadores cada. Cada equipe deverá eleger um jogador chave, que conduzirá e orientará o movimento das peças humanas durante o jogo. Caso a turma não possua o número suficiente de jogadores utilize cones. Faça o desenho do tabuleiro de xadrez no espaço da quadra utilizando o giz. Preencha os quadrados que correspondem à cor preta do tabuleiro com o giz branco ou com outra cor. O jogador chave distribuirá seus jogadores no tabuleiro de acordo com organização do jogo de dama. Para tal é importante que nas atividades anteriores os alunos tenham compreendido o funcionamento básico do jogo e os possíveis movimentos das peças. Ao iniciar a partida cada jogador chave irá orientar os demais jogadores de sua equipe conduzindo-os pelo espaço do tabuleiro. No decorrer da partida, será permitido aos jogadores que desempenham os papéis das peças ajudarem o jogador chave de sua equipe. Outra possibilidade é que cada peça capturada ajude o jogador chave.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Vpmf91VTcPA/THJyvllM-cI/AAAAAAAAAnA/9cmW55kAvTc/s1600/100_5259.JPG (Acessado em 06/11/2010).  

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação do espaço proposto na atividade 4.

Quanto ao Material: para enriquecer a proposta da aula, o(a) professor(a) poderá sugerir o jogo de Dama online.

http://recreionline.abril.com.br/jogos/damas/popup_index.html (Acessado em 06/11/2010). 

Recursos Complementares

O site abaixo é uma boa referência com possibilidades de ampliação das formas de jogar desenvolvidas em outros países. Além do Brasil, o site traz figuras, mudanças nas regras em países como Portugal, Rússia, Itália, Turquia, Inglaterra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas (Acessado em 06/11/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras e as funções das peças do jogo de Dama? Conseguiram realizar o jogo? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Os grupos se ajudaram? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram as possibilidades de criar ações e atitudes que o jogo permite? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? Como foi desempenhar o papel das peças do jogo de dama? Qual(is) gostaria(m) de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior. Utilize os relatos para (re)planejar e (re)organizar seu projeto/plano de aula a respeito do conteúdo ministrado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
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