Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo os Movimentos do Kung Fu

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os golpes de luta da modalidade “Kung Fu”, ampliando seus conhecimentos a respeito das lutas chinesas.
  • Aprender a inventar e reinventar golpes da luta, descobrindo, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
  • Aprender a coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – defesa, ataque e golpes básicos – interagindo com o colega e com o espaço.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Kung Fu.

Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas ao Kung Fu, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=7G0WF7vh2ug&feature=player_embedded (Acessado em 07/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=1JlZ7jZmcYg&feature=player_embedded (Acessado em 07/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=IoOHF_tjaKs&feature=related (Acessado em 07/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=mcifVUofF4I&feature=related (Acessado em 07/11/2010). 

Fonte: http://images.china.cn/attachement/jpg/site1007/20090217/001ec94a1d8b0b044cbd01.jpg (Acessado em 07/11/2010). 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_H-OqfS27LXg/TGtcdp4zoXI/AAAAAAAAAxc/L2dqtNXs8gI/s1600/bruce+lee.jpg (Acessado em 07/11/2010). 

Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/wp-content/uploads/2009/12/shumGarraDeAguia.jpg (Acessado em 07/11/2010). 

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas ao Kung Fu, tais como suas características, sua história, seus movimentos, seus princípios etc. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito da luta. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. Os links abaixo trazem aspectos importantes relacionados ao Kung Fu que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.  

História: http://sokungfu.vilabol.uol.com.br/historia_do_kung_fu.htm (Acessado em 07/11/2010).    

Curiosidades: http://www.tskf.com.br/about.html (Acessado em 07/11/2010).   

Atividade 2: Experimentando os Movimentos Básicos 

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Sala com tatame ou colchões montáveis e Vídeos demonstrando golpes como referência para o(a) professor(a).

Descrição: No espaço do tatame proponha que os(as) alunos(as) formem filas paralelas. Em um primeiro momento, de frente para os alunos, proponha exercícios de alongamento.   

Vídeo alongamentos (tempo 1’53’’ – 3’46’’) http://www.youtube.com/watch?v=f1khoRuJSjU&feature=related (Acessado em 07/11/2010).    

Posteriormente, demonstre alguns golpes que são realizados. Professor(a), nos vídeos abaixo, há uma sequência de movimentos com as mão e com os pés que poderão servir de referência para você demonstrar para os(as) alunos(as) neste atividade.  

http://www.youtube.com/watch?v=FoFe19BrajA&feature=related (Acessado em 07/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=_W2o5PXT36U&feature=channel (Acessado em 07/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=kGWJoCKqWPQ&feature=channel (Acessado em 07/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=vSC0cHpXYYE&feature=&p=EAA9810BE92B8447&index=0&playnext=1 (Acessado em 07/11/2010).      

Outra opção é a utilização de imagens que demonstram os golpes:

Fonte: http://avatarbook.net76.net/images/hung_ga.jpg (Acessado em 07/11/2010).      

Atividade 3: “Pedra, Papel ou Tesoura = Argueiro, Tigre ou Águia”.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Imagens ou demonstração dos movimentos do argueiro, da águia e do tigre.

Descrição: Esta atividade é muito semelhante a brincadeira do “Papel, Pedra ou Tesoura”, onde imitando um dos três objetos que deseja ser para superar o objeto que o outro colega escolher, como, por exemplo, se eu escolho pedra e meu amigo escolhe tesoura, eu ganho, pois pedra supera a tesoura. Nesta proposta, os alunos terão referência de três importantes figuras do universo da luta do Kung Fu: O Trigre, O Arqueiro ou a Águia. Com a ajuda das figuras abaixo, demonstre os movimentos dos personagens:

Movimento do Trige. Fonte: http://pakshaolin.org/imagem/chantigpe.jpg (Acessado em 07/11/2010). 

Arqueiro. Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_jqswu64GusA/Sz9uDBFrzQI/AAAAAAAAALY/s275AHnvc_U/s1600-h/kyudo.jpg (Acessado em 07/11/2010). 

Movimento da Águia. Fonte: http://www.kungfusga.com.br/Kungfu.htm (Acessado em 07/11/2010). 

O Arqueiro supera a Tigre, mas perde para o Águia e o Tigre supera a Águia. Dê esta orientação aos alunos e proponha a formação de duplas. Cada aluno(a), de frente um para o outro, realizará os movimentos dos personagens com o objetivo de vencer o colega sem atingí-lo.   

Atividade 4: Lutando o Kung Fu

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Ginásio ou sala de espelhos

Descrição: Nesta atividade, proponha lutas entre os componentes das duplas, onde executarão os golpes de maneira atenciosa, sem a intenção de acertar fortemente o colega. Neste sentido, demonstre a forma como os golpes devem ser realizados.

Para tal utilize os vídeos abaixo como referência:

http://www.youtube.com/watch?v=_h59Xoj0kGc&feature=related (Acessado em 07/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=WkTuM6-gMxM&feature=related (Acessado em 07/11/2010)  

Professor(a), explore os aspectos atitudinais presentes na atividade, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.     

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Espaço: A aula poderá ser realizada em qualquer espaço. Faz-se interessante um espaço com tatamé e espelhos para os(as) alunos(as) possam experimentar os movimentos com quedas e visualização do que estão realizando.  Procure na sua cidade onde haja praticantes de Kung Fu e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos da luta.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.

Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá ampliar a atividade propondo lutas, onde cada aluno(a) irá utilizar colchonetes protegendo o tórax, os braços e as pernas, possibilitando golpes com mais força. 

Recursos Complementares

Os sites abaixo são referências que enriquecem o conteúdo proposto pela aula. Professor(a), acesse-os e explore seus conteúdos.

http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm (Acessado em 07/11/2010).  

http://www.cbkw.org.br/ (Acessado em 07/11/2010). 

Avaliação

Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com a luta? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos do Kung Fu? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • matheus, matheus , Pará - disse:
    danadinhof41@hotmail.com

    31/10/2013

    Cinco estrelas

    eu prendi muito com essa aula agora ja treino em casa e ja sei todos os golpee marciais


  • victor, ribura_ender , São Paulo - disse:
    victor_caninos@hotmail.com

    15/01/2013

    Cinco estrelas

    bom


  • Renato, ... , Minas Gerais - disse:
    Renatolopes.2009@gmail.com

    08/11/2012

    Quatro estrelas

    Qual seria o estilo de kung-fú? Ex: o meu e o li tchuo pá


  • Aldair Cruz Viegas, Universidade de Caxias do Sul , Rio Grande do Sul - disse:
    viegasselva@hotmail.com

    10/07/2012

    Cinco estrelas

    Professor fiz meu trabalho de conclusão de curso baseado no Kung Fu para escolares. Sou praticante do estilo garra de aguia do norte. Os alunos mostraram-se bem motivados e com certeza mesmo o professor não dominando as técnicas básicas do kung, por meio de observações pela internet pode fazer um belo trabalho. Muito boas as tuas aulas, eu recomendo. Abraços.


  • leandro, artes maciais ao extremo , Pará - disse:
    leandro-k17@hotmail.com

    01/10/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito treinei em casa e me sai muito bem comsentrei mente espirito e corpo.


  • Lucas Gabriel, Não tenho instituição... , Paraná - disse:
    lucasgabrieldepaula@hotmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa!!!!!Aprendi muitos golpes e a ter mais responsabilidade!!!!!Muito Obrigado...


  • Marcos Teixeira, Instituto Wing Chun , Ceará - disse:
    sifu@institutowingchun.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Aproximar o kung fu aos jovens sempre terá como resultante a aprendizagem, sociabilidade e quebra de paradigma. Belo trabalho, e me serve agora como modelo para meus projetos. Quem sabe, estarei postando algo no futuro próximo. Obrigado por compartilhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.