13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Kung Fu.
Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas ao Kung Fu, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=7G0WF7vh2ug&feature=player_embedded (Acessado em 07/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=1JlZ7jZmcYg&feature=player_embedded (Acessado em 07/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=IoOHF_tjaKs&feature=related (Acessado em 07/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=mcifVUofF4I&feature=related (Acessado em 07/11/2010).
Fonte: http://images.china.cn/attachement/jpg/site1007/20090217/001ec94a1d8b0b044cbd01.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_H-OqfS27LXg/TGtcdp4zoXI/AAAAAAAAAxc/L2dqtNXs8gI/s1600/bruce+lee.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/wp-content/uploads/2009/12/shumGarraDeAguia.jpg (Acessado em 07/11/2010).
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas ao Kung Fu, tais como suas características, sua história, seus movimentos, seus princípios etc. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito da luta. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. Os links abaixo trazem aspectos importantes relacionados ao Kung Fu que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.
História: http://sokungfu.vilabol.uol.com.br/historia_do_kung_fu.htm (Acessado em 07/11/2010).
Curiosidades: http://www.tskf.com.br/about.html (Acessado em 07/11/2010).
Atividade 2: Experimentando os Movimentos Básicos
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Sala com tatame ou colchões montáveis e Vídeos demonstrando golpes como referência para o(a) professor(a).
Descrição: No espaço do tatame proponha que os(as) alunos(as) formem filas paralelas. Em um primeiro momento, de frente para os alunos, proponha exercícios de alongamento.
Vídeo alongamentos (tempo 1’53’’ – 3’46’’) http://www.youtube.com/watch?v=f1khoRuJSjU&feature=related (Acessado em 07/11/2010).
Posteriormente, demonstre alguns golpes que são realizados. Professor(a), nos vídeos abaixo, há uma sequência de movimentos com as mão e com os pés que poderão servir de referência para você demonstrar para os(as) alunos(as) neste atividade.
http://www.youtube.com/watch?v=FoFe19BrajA&feature=related (Acessado em 07/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=_W2o5PXT36U&feature=channel (Acessado em 07/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=kGWJoCKqWPQ&feature=channel (Acessado em 07/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=vSC0cHpXYYE&feature=&p=EAA9810BE92B8447&index=0&playnext=1 (Acessado em 07/11/2010).
Outra opção é a utilização de imagens que demonstram os golpes:
Fonte: http://avatarbook.net76.net/images/hung_ga.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Atividade 3: “Pedra, Papel ou Tesoura = Argueiro, Tigre ou Águia”.
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Imagens ou demonstração dos movimentos do argueiro, da águia e do tigre.
Descrição: Esta atividade é muito semelhante a brincadeira do “Papel, Pedra ou Tesoura”, onde imitando um dos três objetos que deseja ser para superar o objeto que o outro colega escolher, como, por exemplo, se eu escolho pedra e meu amigo escolhe tesoura, eu ganho, pois pedra supera a tesoura. Nesta proposta, os alunos terão referência de três importantes figuras do universo da luta do Kung Fu: O Trigre, O Arqueiro ou a Águia. Com a ajuda das figuras abaixo, demonstre os movimentos dos personagens:
Movimento do Trige. Fonte: http://pakshaolin.org/imagem/chantigpe.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Arqueiro. Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_jqswu64GusA/Sz9uDBFrzQI/AAAAAAAAALY/s275AHnvc_U/s1600-h/kyudo.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Movimento da Águia. Fonte: http://www.kungfusga.com.br/Kungfu.htm (Acessado em 07/11/2010).
O Arqueiro supera a Tigre, mas perde para o Águia e o Tigre supera a Águia. Dê esta orientação aos alunos e proponha a formação de duplas. Cada aluno(a), de frente um para o outro, realizará os movimentos dos personagens com o objetivo de vencer o colega sem atingí-lo.
Atividade 4: Lutando o Kung Fu
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Ginásio ou sala de espelhos
Descrição: Nesta atividade, proponha lutas entre os componentes das duplas, onde executarão os golpes de maneira atenciosa, sem a intenção de acertar fortemente o colega. Neste sentido, demonstre a forma como os golpes devem ser realizados.
Para tal utilize os vídeos abaixo como referência:
http://www.youtube.com/watch?v=_h59Xoj0kGc&feature=related (Acessado em 07/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=WkTuM6-gMxM&feature=related (Acessado em 07/11/2010)
Professor(a), explore os aspectos atitudinais presentes na atividade, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula poderá ser realizada em qualquer espaço. Faz-se interessante um espaço com tatamé e espelhos para os(as) alunos(as) possam experimentar os movimentos com quedas e visualização do que estão realizando. Procure na sua cidade onde haja praticantes de Kung Fu e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos da luta.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá ampliar a atividade propondo lutas, onde cada aluno(a) irá utilizar colchonetes protegendo o tórax, os braços e as pernas, possibilitando golpes com mais força.
Os sites abaixo são referências que enriquecem o conteúdo proposto pela aula. Professor(a), acesse-os e explore seus conteúdos.
http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm (Acessado em 07/11/2010).
http://www.cbkw.org.br/ (Acessado em 07/11/2010).
Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com a luta? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos do Kung Fu? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2013
Cinco estrelaseu prendi muito com essa aula agora ja treino em casa e ja sei todos os golpee marciais
15/01/2013
Cinco estrelasbom
08/11/2012
Quatro estrelasQual seria o estilo de kung-fú? Ex: o meu e o li tchuo pá
10/07/2012
Cinco estrelasProfessor fiz meu trabalho de conclusão de curso baseado no Kung Fu para escolares. Sou praticante do estilo garra de aguia do norte. Os alunos mostraram-se bem motivados e com certeza mesmo o professor não dominando as técnicas básicas do kung, por meio de observações pela internet pode fazer um belo trabalho. Muito boas as tuas aulas, eu recomendo. Abraços.
01/10/2011
Cinco estrelasgostei muito treinei em casa e me sai muito bem comsentrei mente espirito e corpo.
08/09/2011
Cinco estrelasMuito boa!!!!!Aprendi muitos golpes e a ter mais responsabilidade!!!!!Muito Obrigado...
08/08/2011
Cinco estrelasAproximar o kung fu aos jovens sempre terá como resultante a aprendizagem, sociabilidade e quebra de paradigma. Belo trabalho, e me serve agora como modelo para meus projetos. Quem sabe, estarei postando algo no futuro próximo. Obrigado por compartilhar.