Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: sua importância e os efeitos do mau-uso

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a composição e distribuição da água na natureza.

Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida no planeta.

Refletir sobre o consumo consciente da água.

Duração das atividades
2 aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Sabemos que a água é necessidade básica para toda a vida. Sem ela, nós humanos seríamos extintos do planeta. Diante disso, temos o dever de conservar nossas fontes naturais de água.

O planejamento dessa aula consistirá em três atividades, à saber: a interpretação da música "Terra, Planeta Água"; a criação de cartazes informativos sobre a importância e as consequências do mau uso da água e a aplicação de um jogo, descrito detalhadamente abaixo. Esse jogo poderá ser utilizado pelo professor em diferentes momentos:

1- no início do conteúdo “água” para fazer um levantamento do que os alunos já conhecem

2- para encerrar o conteúdo “água”, servindo como uma revisão sobre as temáticas abordadas

3- como avaliação.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ScAtWAqv_bo/TBoiO79TidI/AAAAAAAAAAc/dKBusDbUBCM/s320/Agua%2520grande.jpg

Atividade 1: Sensibilizando os alunos para a temática

Para essa atividade iremos precisar de data-show e caixinhas de som para vermos o clipe e ouvirmos a música "Planeta Água" do compositor Guilherme Arantes (segue sugestão de mídias abaixo). Se for possível escreva a letra da música na lousa e peça aos alunos que copiem nos cadernos.

Após verem e ouvirem a música peça aos alunos que em grupos construam uma lista enumerando as atividades que fazem no cotidiano e que envolvem água. Depois que as listas estiverem prontas solicite que façam a leitura para toda a turma. Em seguida, faça uma roda de conversa e peça aos alunos que indiquem nas atividades listadas:

Quais são as que gastam mais água?

Como posso fazer para diminuir o consumo e desperdício de água?

*Professor intervenha na discussão quando necessário.

Sugestão de mídias da música "Planeta Água":

http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/

http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_JyPS9SuyWP0/TLNyyPhSjSI/AAAAAAAAAEE/CwRnA8BkB0E/s1600/planeta_agua.jpg

Atividade 2: Compartilhando conhecimentos

A proposta dessa atividade é elaborar cartazes educativos sobre a água sua importância e as consequências do mau uso. Para isso utilizaremos o laboratório de informática, onde os alunos deverão ser organizados em trios. Cada trio deverá ocupar um computador e pesquisar sobre:

1º- a importância da água para os seres vivos

2º- as consequências do mau uso da água

3º- atitudes que podem ser adotadas pelo homem para conservação da água

Depois de realizada a pesquisa os alunos deverão elaborar um cartaz cada grupo dando destaque as informações mais importantes.  Incentive os alunos a usarem a criatividade inserindo imagens, elaborando o cartaz em forma de história em quadrinhos. Esses cartazes deverão ser construídos em cartolinas ou papel pardo. Quando os cartazes estiverem prontos os trios deverão apresentar para os demais colegas de sala.

Extrapolando a sala de aula:

Os cartazes deverão ser fixados nas paredes da escola, com a autorização da direção, permitindo que a comunidade escolar também se sensibilize com a temática trabalhada.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OtjUMZh_sdM/Shaw5uxJE3I/AAAAAAAAA4U/3ilGJHOVrII/s400/Cartaz+%C3%81gua-2%C2%BAP.+003.jpg

Atividade 3:   Jogando e aprendendo

Material que o professor irá precisar para confeccionar o jogo:

- 30 quadrados de EVA em cores variadas (tamanho 30X30cm)

- pincéis coloridos - durex coloridos

- 1 dado grande - uma caixinha

- 40 tiras de papel, contendo 1 pergunta cada uma

- 5 cores de fitinhas coloridas   

Procedimentos para montagem do jogo:

Organize as perguntas dentro da caixinha. Numere os quadrados de EVA de 1 a 30 utilizando os pincéis coloridos. Monte os quadrados no chão da forma que preferir desde que obedeçam a numeração de 1 a 30. Os quadrados devem ser encaixados usando o durex coloridos.

*Sugerimos que essa atividade seja realizada fora da sala de aula, preferencialmente em um lugar espaçoso.   Abaixo segue modelo de como o jogo poderá ser montado.

Fonte: http://evangelizacaoespirita.zip.net/images/Jogotabuleiro1.JPG

Como jogar?

Professor divida a sala em 5 equipes distribua fitinhas coloridas para distingui-las. Cada equipe deverá eleger um representante para servir de peça em cima do tabuleiro durante o jogo. Em seguida, sorteie a equipe que começará a jogar.

 

Fonte: http://www.usp.br/agen/capa/imgs/256.jpg

O representante irá jogar o dado, pegar uma pergunta da caixinha e respondê-la. Se a resposta estiver correta o aluno poderá se deslocar no tabuleiro o número de quadrados indicados no dado. Durante todo o tempo do jogo, as equipes poderão ajudar o representante que está no tabuleiro a responder as questões.

Se o representante errar a resposta ou não souber responder ficará parado no quadrado até a próxima rodada. À medida que as perguntas forem sendo respondidas corretamente pelas equipes deverão ser retiradas da caixinha.

Na caixinha há algumas perguntas irão conter surpresas como: - Volte para o primeiro quadrado do jogo. - Avance dois quadrados.

- Fique parado durante uma rodada.

- Volte um quadrado.

- Escolha um representante de outra equipe para avançar um quadrado.

- Escolha um representante de outra equipe para voltar dois quadrados.   

Vence o jogo quem conseguir chegar ao último quadrado!   

Dicas: professor peça ao representante de cada equipe que fique descalço em cima do tabuleiro, assim conservará o jogo permitindo que seja utilizado outras vezes.

Sugestão de perguntas que podem ser utilizadas no jogo:

Professor abaixo seguem questões que poderão ser utilizadas para o jogo. Se preferir elabore suas próprias questões, peça também aos alunos que formulem questões para o jogo.     

  • Qual a fórmula química da água?

(X)H2O                                  ( )HO2     

  • A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Essa afirmação está:

(X)Correta                               ( )Errada     

  • Os indicativos: cor, cheiro e a temperatura alterados podem ser percebidos em:

(X) água contaminada             ( ) água poluída    

  • O corpo dos mamíferos é constituído aproximadamente por ____ de água.

(X) 65%                                   ( ) 30%                                        ( ) 80%    

  • A maneira pela qual a água se movimenta no nosso planeta, as características de cada local e outros fenômenos podem ser explicados pelo ciclo da água, também conhecido por:

(X) Ciclo hidrológico               ( ) Ciclo aquifero     

  • Qual a diferença entre poluição e contaminação?

Dizemos que a água está poluída quando apresenta características diferentes da água em condições normais. Por exemplo, a cor, o cheiro e a temperatura alterados podem ser indicativos de poluição. Enquanto que o termo água contaminada se refere à água que contém substâncias tóxicas ou organismos estranhos àquele ambiente.    

  • Quando a roupa seca no varal, qual é o processo que está ocorrendo:

(X)evaporação                           ( )vaporização    

  • Qual a diferença entre água mineral e potável?

A água mineral contém minerais dissolvidos e água potável é insípida, incolor e inodora.     

  • A água imprópria para consumo pode ser tratada por processos de:

( ) evaporação e dissolução                        (X) filtração e fervura  

  • Encontramos a água na natureza em três estados, quais são?

Sólido, líquido e gasoso.     

  • Qual é a solução mais adequada para resolver o problema de saneamento básico da água utilizada pelas residências, pelas escolas, pelos hospitais numa cidade?

A rede de esgoto com estação de tratamento da água.   

  • Cite 4 possíveis atitudes que poderiam contribuir para a redução do desperdício de água:

Cuidar dos vazamentos de água, por exemplo, em torneiras.

Desligar o chuveiro ao ensaboar  durante o banho.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza biodegradáveis.    

  • Ao lavar o carro é preferível usar:

( ) Mangueira. (X) Balde.   

  • Como as indústrias contribuem para a poluição da água?

Elas lançam nos rios os resíduos de sua produção. São produtos químicos muito tóxicos e malcheirosos, que destroem a vida dos rios.  

  • Quando é necessário realizar a limpeza da caixa de água?

Quando a caixa de água estiver suja; ou se houver suspeita ou confirmação de poluição da água da caixa; ou for encontrado algum objeto ou animal dentro da caixa. Se nenhum desses episódios acontecer dever ser feita a limpeza periódica, com intervalo máximo de 6 meses entre as lavagens de limpeza, como medida preventiva.     

  • Julgue a afirmação seguinte em verdadeira ou falsa:

Grandes indústrias, como as de cerveja, por exemplo, já possuem sistemas capazes de utilizar diversas vezes a mesma água para a fabricação de seu produto, reduzindo muito o impacto no meio ambiente.

(X) Verdadeira                        ( ) Falsa   

  • Cite no mínimo 3 formas como a água é utilizada pelos seres vivos:

Para cocção do alimentos; higiene e agricultura.   

  • Onde podemos encontrar água?

Rios, mares, lagos, represas.   

  • Cite 5 formas de economizar água e explique cada uma delas.

Descarga

Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

 Lavando louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

Aquário

Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

Jardim

Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

Torneira fechada

Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.   

  • Volte para o primeiro quadrado do jogo.   
  • Avance dois quadrados.   
  • Fique parado durante uma rodada.   
  • Volte um quadrado.   
  • Escolha um representante de outra equipe para avançar um quadrado.   
  • Escolha um representante de outra equipe para voltar dois quadrados.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_wRSAZUB9IwQ/R-VzI1KWE4I/AAAAAAAAATM/RTqjHSYxMW4/s400/ccaseplaneta.jpg

Professores de outras áreas do conhecimento também podem coloborar:

Artes - o professor poderá colaborar orientando os alunos na construção dos cartazes e na montagem da exposição dos trabalhos.

Matemática - o professor poderá trabalhar com os alunos a leitura de gráficos, tabelas e outros exibidos em reportagens envolvendo a temática água. Também poderá auxiliar os alunos a entenderem uma conta de água.

Português - o professor poderá trabalhar a interpretação de textos envolvendo a temática água.

Geografia - o professor poderá abordar a temática água envolvendo: distribuição pelo planeta Terra, porcentagem de água doce e salgada, importância para para os seres vivos.

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão participando da atividade proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla Regina Tenfen Hillesheim, EEF Mont' Alverne , Santa Catarina - disse:
    carlaregina.tenfen@hotmail.com

    05/03/2012

    Cinco estrelas

    Bom dia, Leciono Língua Portuguesa há dois anos. Esta semana trabalho com a turma de correção de fluxo a questão da economia de água - dia 22/03 se comemora o Dia Mundial da Água. Achei a diversidade de atividades muito boa. O trabalho com a letra da música, as perguntas para o jogo de tabuleiro. Penso que é difícil desenvolver este cronograma em apenas duas aulas, seria necessário mais duas aulas no mínimo, pois envolve a cópia de conteúdos. Tem problema em aumentar o cronograma? Obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.