12/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Identificar a composição e distribuição da água na natureza.
Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Refletir sobre o consumo consciente da água.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para essa aula.
Sabemos que a água é necessidade básica para toda a vida. Sem ela, nós humanos seríamos extintos do planeta. Diante disso, temos o dever de conservar nossas fontes naturais de água.
O planejamento dessa aula consistirá em três atividades, à saber: a interpretação da música "Terra, Planeta Água"; a criação de cartazes informativos sobre a importância e as consequências do mau uso da água e a aplicação de um jogo, descrito detalhadamente abaixo. Esse jogo poderá ser utilizado pelo professor em diferentes momentos:
1- no início do conteúdo “água” para fazer um levantamento do que os alunos já conhecem
2- para encerrar o conteúdo “água”, servindo como uma revisão sobre as temáticas abordadas
3- como avaliação.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ScAtWAqv_bo/TBoiO79TidI/AAAAAAAAAAc/dKBusDbUBCM/s320/Agua%2520grande.jpg
Atividade 1: Sensibilizando os alunos para a temática
Para essa atividade iremos precisar de data-show e caixinhas de som para vermos o clipe e ouvirmos a música "Planeta Água" do compositor Guilherme Arantes (segue sugestão de mídias abaixo). Se for possível escreva a letra da música na lousa e peça aos alunos que copiem nos cadernos.
Após verem e ouvirem a música peça aos alunos que em grupos construam uma lista enumerando as atividades que fazem no cotidiano e que envolvem água. Depois que as listas estiverem prontas solicite que façam a leitura para toda a turma. Em seguida, faça uma roda de conversa e peça aos alunos que indiquem nas atividades listadas:
Quais são as que gastam mais água?
Como posso fazer para diminuir o consumo e desperdício de água?
*Professor intervenha na discussão quando necessário.
Sugestão de mídias da música "Planeta Água":
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_JyPS9SuyWP0/TLNyyPhSjSI/AAAAAAAAAEE/CwRnA8BkB0E/s1600/planeta_agua.jpg
Atividade 2: Compartilhando conhecimentos
A proposta dessa atividade é elaborar cartazes educativos sobre a água sua importância e as consequências do mau uso. Para isso utilizaremos o laboratório de informática, onde os alunos deverão ser organizados em trios. Cada trio deverá ocupar um computador e pesquisar sobre:
1º- a importância da água para os seres vivos
2º- as consequências do mau uso da água
3º- atitudes que podem ser adotadas pelo homem para conservação da água
Depois de realizada a pesquisa os alunos deverão elaborar um cartaz cada grupo dando destaque as informações mais importantes. Incentive os alunos a usarem a criatividade inserindo imagens, elaborando o cartaz em forma de história em quadrinhos. Esses cartazes deverão ser construídos em cartolinas ou papel pardo. Quando os cartazes estiverem prontos os trios deverão apresentar para os demais colegas de sala.
Extrapolando a sala de aula:
Os cartazes deverão ser fixados nas paredes da escola, com a autorização da direção, permitindo que a comunidade escolar também se sensibilize com a temática trabalhada.
Atividade 3: Jogando e aprendendo
Material que o professor irá precisar para confeccionar o jogo:
- 30 quadrados de EVA em cores variadas (tamanho 30X30cm)
- pincéis coloridos - durex coloridos
- 1 dado grande - uma caixinha
- 40 tiras de papel, contendo 1 pergunta cada uma
- 5 cores de fitinhas coloridas
Procedimentos para montagem do jogo:
Organize as perguntas dentro da caixinha. Numere os quadrados de EVA de 1 a 30 utilizando os pincéis coloridos. Monte os quadrados no chão da forma que preferir desde que obedeçam a numeração de 1 a 30. Os quadrados devem ser encaixados usando o durex coloridos.
*Sugerimos que essa atividade seja realizada fora da sala de aula, preferencialmente em um lugar espaçoso. Abaixo segue modelo de como o jogo poderá ser montado.
Fonte: http://evangelizacaoespirita.zip.net/images/Jogotabuleiro1.JPG
Como jogar?
Professor divida a sala em 5 equipes distribua fitinhas coloridas para distingui-las. Cada equipe deverá eleger um representante para servir de peça em cima do tabuleiro durante o jogo. Em seguida, sorteie a equipe que começará a jogar.
Fonte: http://www.usp.br/agen/capa/imgs/256.jpg
O representante irá jogar o dado, pegar uma pergunta da caixinha e respondê-la. Se a resposta estiver correta o aluno poderá se deslocar no tabuleiro o número de quadrados indicados no dado. Durante todo o tempo do jogo, as equipes poderão ajudar o representante que está no tabuleiro a responder as questões.
Se o representante errar a resposta ou não souber responder ficará parado no quadrado até a próxima rodada. À medida que as perguntas forem sendo respondidas corretamente pelas equipes deverão ser retiradas da caixinha.
Na caixinha há algumas perguntas irão conter surpresas como: - Volte para o primeiro quadrado do jogo. - Avance dois quadrados.
- Fique parado durante uma rodada.
- Volte um quadrado.
- Escolha um representante de outra equipe para avançar um quadrado.
- Escolha um representante de outra equipe para voltar dois quadrados.
Vence o jogo quem conseguir chegar ao último quadrado!
Dicas: professor peça ao representante de cada equipe que fique descalço em cima do tabuleiro, assim conservará o jogo permitindo que seja utilizado outras vezes.
Sugestão de perguntas que podem ser utilizadas no jogo:
Professor abaixo seguem questões que poderão ser utilizadas para o jogo. Se preferir elabore suas próprias questões, peça também aos alunos que formulem questões para o jogo.
(X)H2O ( )HO2
(X)Correta ( )Errada
(X) água contaminada ( ) água poluída
(X) 65% ( ) 30% ( ) 80%
(X) Ciclo hidrológico ( ) Ciclo aquifero
Dizemos que a água está poluída quando apresenta características diferentes da água em condições normais. Por exemplo, a cor, o cheiro e a temperatura alterados podem ser indicativos de poluição. Enquanto que o termo água contaminada se refere à água que contém substâncias tóxicas ou organismos estranhos àquele ambiente.
(X)evaporação ( )vaporização
A água mineral contém minerais dissolvidos e água potável é insípida, incolor e inodora.
( ) evaporação e dissolução (X) filtração e fervura
Sólido, líquido e gasoso.
A rede de esgoto com estação de tratamento da água.
Cuidar dos vazamentos de água, por exemplo, em torneiras.
Desligar o chuveiro ao ensaboar durante o banho.
Fechar a torneira enquanto escova os dentes.
Exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza biodegradáveis.
( ) Mangueira. (X) Balde.
Elas lançam nos rios os resíduos de sua produção. São produtos químicos muito tóxicos e malcheirosos, que destroem a vida dos rios.
Quando a caixa de água estiver suja; ou se houver suspeita ou confirmação de poluição da água da caixa; ou for encontrado algum objeto ou animal dentro da caixa. Se nenhum desses episódios acontecer dever ser feita a limpeza periódica, com intervalo máximo de 6 meses entre as lavagens de limpeza, como medida preventiva.
Grandes indústrias, como as de cerveja, por exemplo, já possuem sistemas capazes de utilizar diversas vezes a mesma água para a fabricação de seu produto, reduzindo muito o impacto no meio ambiente.
(X) Verdadeira ( ) Falsa
Para cocção do alimentos; higiene e agricultura.
Rios, mares, lagos, represas.
Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.
Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.
Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
Torneira fechada
Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_wRSAZUB9IwQ/R-VzI1KWE4I/AAAAAAAAATM/RTqjHSYxMW4/s400/ccaseplaneta.jpg
Professores de outras áreas do conhecimento também podem coloborar:
Artes - o professor poderá colaborar orientando os alunos na construção dos cartazes e na montagem da exposição dos trabalhos.
Matemática - o professor poderá trabalhar com os alunos a leitura de gráficos, tabelas e outros exibidos em reportagens envolvendo a temática água. Também poderá auxiliar os alunos a entenderem uma conta de água.
Português - o professor poderá trabalhar a interpretação de textos envolvendo a temática água.
Geografia - o professor poderá abordar a temática água envolvendo: distribuição pelo planeta Terra, porcentagem de água doce e salgada, importância para para os seres vivos.
http://www.preservacaolimeira.com.br/agua/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/569/1/IMPORTANCIA-DA-AGUA/Paacutegina1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=12546&action=dica
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão participando da atividade proposta.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2012
Cinco estrelasBom dia, Leciono Língua Portuguesa há dois anos. Esta semana trabalho com a turma de correção de fluxo a questão da economia de água - dia 22/03 se comemora o Dia Mundial da Água. Achei a diversidade de atividades muito boa. O trabalho com a letra da música, as perguntas para o jogo de tabuleiro. Penso que é difícil desenvolver este cronograma em apenas duas aulas, seria necessário mais duas aulas no mínimo, pois envolve a cópia de conteúdos. Tem problema em aumentar o cronograma? Obrigada