07/02/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
Reserve um momento para ouvir e cantar com os alunos as músicas do CD do Sítio do Picapau Amarelo.
Entregue a cada aluno a letra da música, leia e cante com eles.
http://ehonovo.blogspot.com/2008/08/stio-do-picapau-amarelo-trilha-sonora.html
Sítio Do Picapau Amarelo - Gilberto Gil Sítio Do Picapau Amarelo
Marmelada de banana,
bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Picapau amarelo
Sítio do Picapau amarelo
Boneca de pano é gente,
sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Picapau amarelo
Sítio do Picapau amarelo
Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata,
universo paralelo
Sítio do Picapau amarelo
Sítio do Picapau amarelo
No país da fantasia,
num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Picapau amarelo
Vídeo - cantado - http://www.youtube.com/watch?v=EKE1neD4CZo
Vídeo - som instrumental - http://www.youtube.com/watch?v=amG9fIaCKXY&feature=related
Emília
De uma caixa de costura
Pano, linha e agulha
Nasceu uma menina valente
Emília, a Boneca-Gente
Nos primeiros momento de vida
Era toda desengonçada
Ficar em pé não podia, caía
Não conseguia nada
Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília
Mas a partir do momento
Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula
E tagarelou, tagarelou a falar
Tagarelou, tagarelou a falar
Ela é feita de pano
Mas pensa como um ser humano
Esperta e atrevida
É uma maravilha
Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília
Para história, ela tem um plano
Inventa mil ideias, não entra pelo cano
Ah, essa boneca é uma maravilha!
Proponha que as crianças dancem atentando para o ritmo da música, realizem alguns movimentos corporais, deslocando-se em várias direções: dançar por todo o espaço da sala, utilizando alguns movimentos das brincadeiras como os de: pular corda, amarelinha, pular com uma perna só, imitando saci, girando, imitando um robô, uma boneca de pano e um trenzinho.
Exibir alguns vídeos de outras crianças dançando. Depois, façam uma avaliação do que assistiram e proponha a elaboração de uma dança para apresentação, discutindo e criando figurino e coreografia.
http://www.youtube.com/watch?v=MoK08IiSHoI&feature=related - dança
http://www.youtube.com/watch?v=QVM2FJkydeY&feature=related - dança
Combine com os alunos o dia, a hora e o local da apresentação. Proponha que escrevam e ilustrem o convite.
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/04/50-desenhos-da-turminha-do-sitio-do.html
Para decidirem o cenário da apresentação, questione: O que deve ter no cenário? (Árvores, casa, mesa com bolo, doces e biscoitos)
Em seguida, discutam como devem ser os figurinos.
As crianças deverão escolher os personagens que elas desejam representar. É possível que várias crianças sejam Emílias, Sacis, Pedrinhos, Narizinhos e Viscondes...
Peça a colaboração dos pais, no sentido de contribuir com o material para a confecção do figurino (TNT, retalhos de tecidos e lãs).
Apresentação musical das crianças acompanhada com dança e guloseimas.
Organize a sala de aula, ou outro espaço da escola para a apresentação da dança. Monte o cenário juntamente com as crianças e convide outras turmas para assistirem a apresentação.
fonte: Profa. Ruth Regina Melo de Lima - NEI - Núcleo de Educação da Infância - CAP - UFRN
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!