Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTANDO E DANÇANDO COM EMÍLIA

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Ouvir e cantar as músicas do CD do Sitio do Picapau Amarelo;
  •  Criar, improvisar e compor movimentos para dançar ao som da trilha sonora do Sítio.
  •  Elaborar e organizar uma apresentação de dança: convites, cenário, figurino e som;
  •  Apresentar a dança.
Duração das atividades
6 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Aprendendo as músicas do Sítio  

  •  Reserve um momento para ouvir e cantar com os alunos as músicas do CD do Sítio do Picapau Amarelo.

  •  Entregue a cada aluno a letra da música, leia e cante com eles.

 

http://ehonovo.blogspot.com/2008/08/stio-do-picapau-amarelo-trilha-sonora.html

Sítio Do Picapau Amarelo - Gilberto Gil Sítio Do Picapau Amarelo

Marmelada de banana,

bananada de goiaba

Goiabada de marmelo

Sítio do Picapau amarelo

Sítio do Picapau amarelo

Boneca de pano é gente,

sabugo de milho é gente

O sol nascente é tão belo

Sítio do Picapau amarelo

Sítio do Picapau amarelo

Rios de prata, pirata

Vôo sideral na mata,

universo paralelo

Sítio do Picapau amarelo

Sítio do Picapau amarelo

No país da fantasia,

num estado de euforia

Cidade polichinelo

Sítio do Picapau amarelo

Vídeo - cantado - http://www.youtube.com/watch?v=EKE1neD4CZo

Vídeo - som instrumental - http://www.youtube.com/watch?v=amG9fIaCKXY&feature=related

 

Emília     

De uma caixa de costura

Pano, linha e agulha

Nasceu uma menina valente

Emília, a Boneca-Gente   

Nos primeiros momento de vida

Era toda desengonçada

Ficar em pé não podia, caía

Não conseguia nada  

Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília   

Mas a partir do momento

Que aprendeu a andar

Emília tomou uma pílula

E tagarelou, tagarelou a falar

Tagarelou, tagarelou a falar   

Ela é feita de pano

Mas pensa como um ser humano

Esperta e atrevida

É uma maravilha

Emília, Emília,  Emília, Emília, Emília, Emília, Emília, Emília   

Para história, ela tem um plano

Inventa mil ideias, não entra pelo cano

Ah, essa boneca é uma maravilha!

 

2º MOMENTO – Música e dança.

Proponha que as crianças dancem atentando para o ritmo da música, realizem alguns movimentos corporais, deslocando-se em várias direções: dançar por todo o espaço da sala,  utilizando alguns movimentos das brincadeiras como os de: pular corda, amarelinha, pular com uma perna só, imitando saci, girando, imitando um robô, uma boneca de pano e um trenzinho.

 

3º MOMENTO - Apreciando a dança.

Exibir alguns vídeos de outras crianças dançando. Depois, façam uma avaliação do que assistiram e proponha a elaboração de uma dança para apresentação, discutindo e criando  figurino e coreografia. 

http://www.youtube.com/watch?v=MoK08IiSHoI&feature=related   - dança

http://www.youtube.com/watch?v=QVM2FJkydeY&feature=related   - dança  

 

4º MOMENTO - Elaboração de um convite.   

  • Combine com os alunos o dia, a hora e o local da apresentação. Proponha que escrevam e ilustrem o convite.

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/04/50-desenhos-da-turminha-do-sitio-do.html

 

5º MOMENTO – Organização do cenário e do figurino.  

  • Para decidirem o cenário da apresentação, questione: O que deve ter no cenário?  (Árvores, casa, mesa com bolo, doces e biscoitos)   

  • Em seguida, discutam como devem ser os figurinos.

  • As crianças deverão escolher os personagens que elas desejam representar. É possível que várias crianças sejam Emílias, Sacis, Pedrinhos, Narizinhos e Viscondes...   

  • Peça a colaboração dos pais, no sentido de contribuir com o material para a confecção do figurino (TNT, retalhos de tecidos e lãs).

 

6º MOMENTO: Dançar, comer, beber e brincar no Sítio.   

 

  • Apresentação musical das crianças acompanhada com dança e guloseimas.

  • Organize a sala de aula, ou outro espaço da escola para a apresentação da dança. Monte o cenário juntamente com as crianças e convide outras turmas para assistirem a apresentação.

 

 

fonte: Profa. Ruth Regina Melo de Lima - NEI - Núcleo de Educação da Infância - CAP - UFRN

Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar se as crianças:

  • Cantar as músicas do CD do Sitio do Picapau Amarelo;
  • Criaram, improvisaram e comporam movimentos para dançar ao som da trilha sonora do Sítio.
  • Elaboraram e organizaram uma apresentação de dança: convites, cenário, figurino e som;  
  • Apresentaram a dança.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.