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COMEMORAÇÕES DE FESTAS POPULARES NA ESCOLA: O QUE ISSO TEM A VER COM RELIGIÃO?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Perceber que a expressão da religiosidade sempre esteve presente em diferentes povos e culturas.

2) Compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica.

3) Pesquisar sobre a origem do carnaval e da festa junina e reconhecer estas festas como expressão cultural

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRECIONADOS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, sabe-se que a religiosidade está presente nos povos desde a criação do mundo. No entanto, a expressão da religiosidade ao longo dos tempos foi-se modificando, crenças e doutrinas se ampliaram sendo que, atualmente, existe uma diversidade de doutrinas, que precisam ser respeitadas nas suas especificidades garantindo o direito de escolha do cidadão pelos preceitos religiosos que deseja seguir e liberdade de expressão de sua fé, desde que não fira ou desrespeite a vida e os direitos de outros seres humanos. Como espaço democrático, a escola pública não deve pregar uma ou outra religião, mas respeitar a expressão de religiosidade de cada membro da comunidade escolar. Nesse sentido, é importante que se faça uma reflexão sobre algumas festas populares que tradicionalmente são comemoradas na escola, como o carnaval e a festa junina. Existe um grupo de estudiosos que defende que tais festas são representações de uma religião específica e, por isso, não devem ser cultivadas na escola. Essa aula tem o propósito de levar o/a aluno/a a refletir sobre tais festas, não numa perspectiva de defesa a um culto religioso específico, mas de expressão do patrimônio cultural do nosso país que, desde a sua origem, sofreu influência de diferentes povos, reunindo uma diversidade cultural que se revela nos hábitos, costumes, tradições do povo brasileiro. É importante ressaltar que as festas populares africanas e europeias chegaram ao Brasil, misturaram-se aos costumes indígenas e tornaram-se tradicionais, passando a fazer parte do folclore brasileiro.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Professor/a inicie sua aula dizendo aos/as alunos/as que você gostaria de socializar algumas curiosidades com eles/as:

Você sabia...

Você sabia que o carnaval se originou das festas do início da primavera no Egito Antigo?

Você sabia que alguns pesquisadores acreditam que o carnaval surgiu a partir das festas greco-romanas realizadas para comemorar a colheita?

Você sabia que no sul do Brasil tem-se o costume de dançar em festas juninas a "dança das fitas" de origem européia e que era realizada no início da primavera?

Você sabia que a "dança das fitas" é uma homenagem ao renascer das árvores após o inverno e ao início do plantio do campo? 

2º Momento: Após a apresentação das curiosidades iniciais, pergunte aos/as alunos/as o que conhecem sobre a festa junina e o carnaval. Solicite que eles/as relatem experiências vividas e sua percepção sobre as comemorações dessas festas na escola?  Professor/a, procure anotar as falas dos/as alunos na lousa.

3º Momento:  Após essa etapa, convide os/as alunos/as para fazer uma pesquisa no Laboratório de Informática da escola sobre a origem do carnaval e da festa junina, acessando os seguintes endereços:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina 

http://www.suapesquisa.com/carnaval/ 

http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm 

http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm 

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278

Solicite aos/às alunos/as que registrem no caderno as principais informações obtidas, bem como as possíveis dúvidas surgidas.

4º Momento: Abra espaço para que as pesquisas sejam socializadas e lance a seguinte pergunta na lousa: Qual a relação entre a comemoração da festa junina e do carnaval na escola e o culto a uma religião?

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Apresentar imagens de artistas que representaram o Carnaval e a Festa Junina por meio de suas pinturas e obras.

Entrudo, Augustus Earle, aquarela, 1822.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Games_during_the_carnival_at_Rio_de_Janeiro.jpg 

Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral, 1924, óleo sobre tela.

http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:7

Paisagem Imaginativa, Guignard, 1939, óleo sobre madeira.

http://revistaraiz.uol.com.br/portal/images/stories/guignard1.jpg  

São João, Di Cavalcanti, 1969, óleo sobre tela.

http://www.estadao.com.br/fotos/saojoao_dicavalcanti_div292.jpg

2º Momento: Após apresentar as imagens, dividir a turma em duplas e solicitar que escolham uma das obras apresentadas para que pesquisem em material on-line sobre as mesmas. Solicite, ainda, que observem os elementos presentes nas obras que, em suas percepções, caracterizam a Festa Junina e o Carnaval. É importante que a história sobre todas as imagens seja pesquisada.

3º Momento: Disponibilizar aos/as alunos/as papel craft, tinta, cola colorida, lápis de cor, giz de cera e solicitar que os/as a mesmos/as produzam desenhos/pinturas baseados nas obras de arte pesquisadas. Orientá-los/as que a proposta não é copiar tais obras, mas fazer releituras das mesmas. Professor/a, se possível faça uma parceria com o/a professor/a de Artes de sua escola para que desenvolvam esse trabalho juntos, uma vez que poderá fornecer orientações e informações mais específicas na condução desta atividade, enriquecendo a mesma.

4º Momento: Monte uma exposição na escola com as produções dos/as alunos/as.

Professor/a, o material a seguir apresenta algumas sugestões de Projeto Pedagógico para você abordar o tema "Festas e Tradições" na sua aula podendo ampliar a mesma.

http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-02827-5.pdf 

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para ouvirem a história  a "Festa no céu"

Professor/a no Livro "Viagem pelo Brasil em 52 histórias" distribuído gratuitamente pelo Ministério da Educação consta essa história. Trata-se de um livro bastante interessante que reúne uma diversidade de histórias representativas do folclore brasileiro.

2º Momento: Explorar com os/as alunos/as a história "A festa no Céu": O que vocês acharam da história? Como vocês acham que se sentiu o sapo quando soube que não foi convidado a participar da festa? Qual a providência tomada pelo sapo? Vocês já viveram experiência semelhante: não ter sido convidado para uma festa? Você já foi impedido de participar de alguma festa? Qual o sentimento experimentado nessa vivência?

Professor/a, esse é um momento propício para explorar com a turma o fato de que alguns/mas alunos/as são impedidos/as, em nome da religião, de participar de comemorações de festa junina e do carnaval na escola. Discuta com os/as mesmos/as os motivos pelos quais este impedimento acontece, a importância de se respeitar a crença religiosa de cada um, o direito à liberdade de crença religiosa garantido pela Constituição e os possíveis sentimentos vivenciados pelos/as alunos/as que não participam dessas festividades no ambiente escolar.

3º Momento: Proponha aos/às alunos/as que façam sugestões de como devem ser comemoradas o "Carnaval" e a "Festa Junina" na escola, rompendo com celebrações religiosas, adoração a santos e outras manifestações que apontem para uma religião específica. Essas propostas deverão ser apresentadas em Conselhos de Classe, Assembléias ou outros fóruns de discussão nos quais os/as alunos/as tenham a possibilidade de participar com suas idéias, colaborando nas transformações necessárias dentro do ambiente escolar. 

Recursos Complementares

Artigo eletrônico: Festas comemorativas: a religiosidade no calendário escolar, disponível em:

http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/rbhr/festas_comemorativas.pdf 

Artigo eletrônico: Evento mais festejado depois do carnaval, disponível em:

http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u18.jhtm 

Artigo eletrônico: Festa junina na escola - uma prática educomunicativa, disponível em:

http://bdtd.ufal.br/tde_arquivos/11/TDE-2007-04-17T131401Z-92/Publico/4_Salome%20Magali%20Garcia%20Terrazas_CAPITULO%20III.pd

Artigo eletrônico: Liberdade de crença religiosa na Constituição de 1988, disponível em:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7101 

SALERNO, S. Viagem pelo Brasil em 52 histórias, São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.

SANTA ROSA, N. S. Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001.

Avaliação

Professor/a, procure identificar durante as discussões em aula se os/as alunos/as puderam compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica. Observe se os/as alunos/as reconheceram a importância do carnaval e da festa junina enquanto festas populares que foram trazidas por outros povos e tornaram-se tradicionais como representações folclóricas e culturais do povo brasileiro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • selma, Centro de Educação Criar , São Paulo - disse:
    sel.marcon@yahoo.com.br

    13/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito interessante e abrangente o seu projeto, principalmente na parte de arte nas telas dos artistas, parabéns.


  • andre jesini meira, EM MESTRA FININHA , Minas Gerais - disse:
    andreensinoreligioso@bol.com.br

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    gostaria que falasse um pouco mais da influencia da cultura dos negros nas festas brasileiras - o samba que na lingua yoruba significa umbigo e que o mais velho quando escolhia alguém para dançar na roda de samba cumprimentava o outro dando um tapinha no umbigo.


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