13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender as regras, técnicas e estratégias da modalidade Natação dentro do Pentatlo Moderno.
Conceito do Pentatlo Moderno.
Atividade 1:
O professor apresentará a figura abaixo e perguntará:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:eAVzV4B_-4dxqM:http://blog.gd.g12.br/up/g/gd/blog.gd.g12.br/img/olimpiada2008_natacao.jpg&t=1 (acesso em 15/11/10)
- A Natação faz parte do Pentatlo Moderno?
Neste momento, o professor irá propor uma atividade de pesquisa através da internet onde os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre a Natação e sua especificidade dentro do Pentatlo Moderno. Organizados em duplas e em uma sala com acesso à internet, os alunos responderão ao questionário apresentado abaixo para o professor em uma folha de papel.
- Quais são os estilos existentes na Natação?
- Quais são as provas da Natação Olímpica?
- Cite os recordes das provas de natação estilo livre
- Qual é a prova de Natação realizada no Pentatlo Moderno? Como é calculada sua pontuação?
LINKS PARA PESQUISA:
http://www.fgda.com.br/arbitragem/regrasinftecnicasarbitragem.htm (acesso em 15/11/10)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Recordes_ol%C3%ADmpicos_da_nata%C3%A7%C3%A3o (acesso em 15/11/10)
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/natacao.htm (acesso em 15/11/10)
http://esporte.hsw.uol.com.br/pentatlo-moderno-jogos-olimpicos2.htm (acesso em 15/11/10)
Atividade 2:
Faz-se necessário a escola ter uma piscina adequada para a prática da Natação. O professor irá propor atividades de adaptação ao meio aquático neste segundo momento. Se possível, todos os alunos deverão estar de roupas adequadas para a prática (sungas e maiôs) além de óculos e toucas próprias da Natação.
A aula inicia com um alongamento e um breve aquecimento antes de entrar na água. Alguns alongamentos podem ser visualizados neste link: http://cyberdiet.terra.com.br/alongamentos-especificos-para-natacao-3-1-2-540.html (acesso em 15/11/10). Os alunos entrarão na água (sem mergulhar) e apoiarão na borda da piscina com as mãos. Com o corpo deitado sobre a água (ventre voltado para baixo) realizarão movimentos das batidas de pernas. Em seguida os alunos deverão atravessar a piscina de um lado ao outro apoiando as mãos nas pranchas de EVA (figura abaixo). É necessário organizar a saída dos alunos em cada raia para que o professor possa organizar e observar melhor as possíveis correções na batida de pernas dos alunos.
Prancha de EVA: http://www.actualsports.com.br/images/TXTPRC3.gif (acesso em 15/11/10).
O professor, após as atividades de adaptação aquática poderá propor algumas atividades lúdicas neste meio. A brincadeira do “tubarão pegador” pode ser uma possibilidade de aplicação neste momento.
- Os alunos ficarão apoiados na borda da piscina e um aluno (o pegador) ficará no centro. Ao sinal do professor, todos devem se deslocar para a borda oposta e o “tubarão” deverá capturar um desses alunos. Trocam-se as funções depois de um determinado tempo. Os alunos com maiores dificuldades podem iniciar a atividade fora da piscina e pulando dentro dela no seu início.
Atividade 3:
Os alunos vivenciarão de forma adaptada a competição da Natação do Pentatlo Moderno. A distância percorrida nas provas oficiais desta modalidade é de 200 metros e o estilo utilizado é o crawl. Para a nossa atividade, iremos reduzir a distância para 100 metros e o nado pode ser livre, ou seja, crawl ou qualquer outro estilo que os alunos desejarem (borboleta, costas ou peito).
A pontuação final neste caso obedecerá ao seguinte critério: se o aluno completar em até 2 minutos, receberá 1000 pontos. A cada segundo a menos deste tempo, ele ganhará 10 pontos e cada segundo a mais, perderá 10 pontos.
Os alunos poderão entrar na piscina ao sinal do professor e todos largarão dentro da água. É importante salientar que a disputa aqui não é contra o outro aluno e sim nadar o mais rápido a distância determinada. Portanto, faz-se necessário que todos os tempos sejam anotados. Para isso, o professor poderá fazer essas anotações com o uso de cronômetro ou mesmo os outros alunos que não estão nadando no momento.
Os alunos que sentirem dificuldades ou sentirem-se inseguros, deverão nadar próximo à borda. Todos os alunos poderão realizar duas tentativas para melhorar o seu tempo. Ao final da atividade, calcula-se a pontuação do melhor tempo de cada aluno, determinando, assim, o vencedor.
Para saber mais sobre Natação e Pentatlo:
http://www.cbda.org.br/ (acesso em 15/11/10)
http://www.pentatlo.org.br/ (acesso em 15/11/10)
Os alunos deverão dissertar sobre o tema proposto:
QUAL É O ESTILO DE NADO MAIS EFICIENTE PARA AS PROVAS DE 100 METROS QUE VOCÊ REALIZOU? POR QUÊ?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!