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Língua: Órgão Responsável Pelo Sentido Do Paladar

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Investigar anatômicamente a língua,

2) Vivenciar como percebemos o sabor dos alimentos,

3) Avaliar e discutir as implicações no corpo do homem decorrentes de lesões, doenças neste órgão, formas de higiene e de prevenção,

4) Relacionar salivação, digestão no corpo humano,

5) Discutir higiene e formas de prevenção de doenças neste órgão.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Órgãos dos sentidos

Estratégias e recursos da aula

  

Fonte de consulta: http://www.primedrinks.pt/wineforyou/fases_prova_paladar.html

 

ATIVIDADE 1

Atenção aos sentidos:

1) Amanhã, durante o dia inteiro você deverá ficar atento aos seus sentidos principalmente em relação ao paladar.

2) Em que situações você teve que usar o paladar/ língua para realizar uma tarefa? Descreva pelo menos duas situações.

3) Na sua opinião, qual dos cinco sentidos você mais utiliza?

Professor/a, discuta coletivamente as respostas dos/as alunos/as.

 

 

ATIVIDADE 2

Trabalhando com o texto:

                                                                     Língua

A língua do ser humano é o principal órgão do paladar. Também é importante na mastigação e na hora de engolir, além de ter grande importância na articulação dos sons e das palavras. A língua é um grupo de músculos que o homem pode controlar facilmente; este tipo de músculo é chamado de Esquelético. Este músculo se estica para várias direções. A língua também tem a função de "arrumar" a comida para que vá ao sistema digestivo com mais facilidade, além de misturar o alimento com saliva. A saliva molha o alimento, forma um "bolo" e ajuda na digestão dos pães, bolachas, batatas e todo alimento deste tipo. Debaixo da língua se localizam as glândulas salivares, onde se produz a saliva. A saliva ajuda a fazer o bolo alimentar. Além disso, a língua é um importante órgão para a articulação das palavras.

1) Qual é a função da língua para os seres humanos?

 

ATIVIDADE 3

                                                         A língua e o paladar

 Embora os músculos da língua orientem o alimento entre os dentes e o moldem de modo que seja de fácil digestão, o órgão de sentido periférico talvez seja mais conhecido por seu papel na percepção do paladar. A língua não apenas detecta as sensações gustativas (gosto), como também ajuda a sentir os estímulos táteis, térmicos e até doloridos que dão ao alimento seu sabor. A língua, junto com o resto da boca, ajuda a determinar a textura, oleosidade, espessamento, viscosidade e densidade do alimento. A saliva é secretada por três glândulas salivares principais - a parótida, a submandibular e as glândulas sublinguais - assim como por outras pequenas glândulas salivares contidas dentro da língua e da boca. A solução da saliva contém enzimas digestivas que ajudam a decompor, quimicamente, os alimentos. Além da habilidade da língua de detectar os estímulos gustativos, ela também sente a temperatura e as sensações táteis complexas que os cientistas de alimentos chamam de sensação da boca. A maioria das pessoas confunde as estruturas ásperas que cobrem a superfície da língua com os botões gustativos. Elas são, na verdade, as papilas: elevações em forma de taça que, às vezes, possuem botões gustativos e ajudam a criar atrito entre a língua e o alimento. Os botões gustativos são estruturas menores, que ficam nas dobras entre as papilas. Cada botão gustativo é formado de células basais e de apoio que ajudam a manter cerca de 50 células receptoras gustativas. Esses receptores especializados são estimulados pela formação química das soluções. Eles respondem a vários sabores primários: doce, salgado, amargo, azedo, umami (sabor de certos aminoácidos) e gordura, que alguns cientistas afirmam que pode ser um sexto sabor.

Trabalhando com o texto;

a) Que relação você consegue estabelecer entre o paladar/língua e a alimentação?

b) Qual é a relação entre a língua e o processo digestório?

c) Como percebermos os sabores? 

 

ATIVIDADE 4                                                                

                                                    ALIMENTAÇÃO E O PALADAR

Cada comida ativa uma diferente combinação de sabores básicos, ajudando a torná-la única. Muitas comidas têm um sabor distinto como resultado da soma de seu gosto e cheiro, percebidos simultaneamente. Além disso, outras modalidades sensoriais também contribuem com a experiência gustativa, como a textura e a temperatura dos alimentos. A sensação de dor também é essencial para sentirmos o sabor picante e estimulante das comidas apimentadas.As sensações gustativas obviamente auxiliam na regulação da dieta. Por exemplo, o sabor doce é normalmente agradável, o que faz com que um animal procure preferentemente alimentos doces. Por outro lado, o gosto amargo é geralmente desagradável, fazendo com que os alimentos amargos, que geralmente são venenosos, sejam rejeitados. O gosto ácido é muitas vezes desagradável, o mesmo ocorrendo com o sabor salgado. O prazer sentido com os diferentes tipos de gosto é determinado normalmente pelo estado de nutrição momentâneo do organismo. Se uma pessoa está há muito sem ingerir sal, por motivos ainda não conhecidos, a sensação salgada torna-se extremamente agradável. Caso a pessoa tenha ingerido sal em excesso, o sabor salgado ser-lhe-á bastante desagradável. O mesmo acontece com o gosto ácido e, em menor extensão, com o sabor doce. Dessa forma, a qualidade da dieta é automaticamente modificada de acordo com as necessidades do organismo. Isto é, a carência de um determinado tipo de nutriente geralmente intensifica uma ou mais sensações gustativas e faz com que a pessoa procure alimentos que possuam o gosto característico do alimento de que carece.

1) Você consegue estabelecer alguma relação entre a sua alimentação e paladar?

                                                   IMPORTÂNCIA DO PALADAR E A QUÍMICA

Dentre os cinco sentidos, o paladar tem uma relação estreita com os objetos da Química, por ser um dos sentidos especializados em detectar determinadas características de substâncias químicas. Os receptores do paladar, em geral, detectam substâncias dissolvidas. O paladar é o sentido que está diretamente relacionado aos alimentos, daí entender a composição dos mesmos passa a ser importante. Além disso, para entender esta questão vale a pena retomar conceitos anteriormente estudados, como materiais e substâncias, e o respectivo aprendizado que os alunos possuem sobre eles, permitindo que os conceitos evoluam.

!) Que relações você estabelece entre o paladar, a alimentação e a comercialização de alguns produtos industrializados?

Professor/a: Aproveite este momento para aprofundar a discussão sobre estas relações.

 

ATIVIDADE 5

AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS...

Você sabia que um chiclete perde o sabor pela falta do açúcar e não da essência do seu sabor? Cientistas estudaram a forma como o cérebro interpreta o sabor dos alimentos através da ingestão constante de um líquido composto pela mistura de sabor (essência) e o açúcar. Conforme os voluntários bebiam a mistura, os cientistas iam reduzindo ou até eliminando um dos componentes. O que foi descoberto é que ao remover o sabor mas manter o açúcar, o cérebro continua sentindo o gosto do alimento. Mas quando o oposto foi feito, retirando o açúcar e só deixando o sabor, os voluntários acusavam falta de sabor do líquido. Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/gustacao-paladar-3.php

Discutir estas informações em sala.

 

ATIVIDADE 6

Alterações da língua

As feridas são a causa mais comum das afecções da língua. Esta tem muitos terminais nervosos para a dor e para o tacto e é muito mais sensível à dor do que o resto do organismo. É frequente que alguém morda a sua língua acidentalmente, mas a lesão sara com rapidez. Tanto a massa de obturação como um dente partido podem causar danos consideráveis a este tecido delicado. Um crescimento excessivo das saliências normais da língua pode dar-lhe um aspecto piloso. Este véu pode mudar de cor se a pessoa fumar, mascar tabaco, ingerir certos alimentos ou então pelo desenvolvimento de determinadas bactérias na superfície da língua. Esta pode ter um aspecto piloso depois de acessos febris e de tratamentos com antibióticos. O desenvolvimento de linhas brancas ou de uma substância branca sobre os lados da língua, que ao limpar-se deixa uma superfície ensanguentada, pode ser um indício de sapinhos. A febre, a desidratação, a sífilis secundária, a estomatite aftosa, o líquen plano, a leucoplasia ou a respiração pela boca podem acompanhar-se de placas esbranquiçadas na língua, parecidas com as que às vezes se encontram na face interna das bochechas. Uma língua avermelhada e lisa, além de dolorosa, pode indicar pelagra, um tipo de desnutrição causada por deficiência de niacina na dieta. A maioria das formas cancerosas da boca crescem nos lados da língua ou no pavimento da boca, mas quase nunca se desenvolvem por cima da língua. A causa das feridas na língua pode dever-se ao vírus do herpes simples, à tuberculose, a uma infecção bacteriana ou a uma fase incipiente da sífilis. As alergias ou as doenças do sistema imunitário também podem provocá-las. Texto adaptado. Fonte de consulta: http://www.manualmerck.net/?id=119&cn=1012

Trabalhando com o texto: Alterações na língua

1) Liste todas as afecções na língua e as possíveis causas das mesmas que aparecem no texto.

 

ATIVIDADE 7

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

Língua Portuguesa: Proponha que os/as alunos/as desenvolvam uma pesquisa na internet com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as afecções na língua e cuidados peventivos. Esta atividade pode ser feita em parceria com o/a professor/a de informática.

Profissional da Saúde: Convide um profissional da saúde, de preferência um/a dentista para dar uma palestra explicando sobre a higiene da língua e os cuidados que devemos tomar no dia a dia, ressaltando a importância da escovação para a saúde bucal.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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