1ºMOMENTO – Identificação dos personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo.
- Levante os conhecimentos prévios dos alunos, questione e amplie os conhecimentos que forem expressos por eles acerca das histórias do Sítio e sobre teatro.
- Faça perguntas e elabore um painel com as impressões dos alunos sobre as histórias do sítio.
- Quem são os personagens reais e fictícios das histórias criadas por monteiro Lobato?
- O que os personagens fazem nessas histórias?
- Descreva as características dos personagens do sítio?
- Descreva como é a vida das pessoas que vivem no sítio?
- Descreva como é o sítio, o que tem nesse lugar que é diferente da cidade?
-Quem já foi ao teatro?
-O que tem e acontece em um teatro?
-Como são chamadas as pessoas que fazem teatro?
-Qual a diferença entre ler, ouvir uma história e assistir uma peça teatral?
2º MOMENTO – apreciação de vídeos das histórias do sítio do Pica-pau Amarelo
- Traga alguns vídeos das histórias do Sítio e assista com os alunos. Oriente para que os alunos observem qual é o tema, quem são os personagens, o que eles fazem (ações) e onde/lugar ocorre a história.
- Se possível combine, organize e promova o acesso dos alunos ao teatro. Ao retornarem do teatro converse com eles sobre o que perceberam durante o espetáculo, contribuindo para que relembrem algumas cenas, expressem o que acharam acerca do que viram e descrevam o que havia no teatro: palco, plateia, personagens, cenário, cortina, figurino, luz, sonoplastia.
http://lisboacity.olx.pt/sitio-do-picapau-amarelo-memorias-de-emilia-1977-em-2-fantasticos-dvds-iid-93232050
3º MOMENTO – Seleção de uma história do escritor Monteiro Lobato.
- Escolha com os alunos uma das histórias do escritor Monteiro Lobato para vivenciar pela representação musical e teatral.
- Elabore com os alunos o seguinte quadro:
Quem são os personagens? |
O que acontece nas cenas? |
Onde acontece as cenas? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Tomando esse quadro acima como referência, os alunos poderão elaborar o texto e escolherem os personagens que desejam representar.
4º MOMENTO – Jogo Teatral (Viola Spolin)
- Proponha aos alunos que se organizem em pequenos grupos.
- Cada grupo deverá mostrar por meio da expressão física, ações realizadas pelos personagens da história escolhida pelo grupo, mostrando onde estão, quem são e o que estão fazendo. Por exemplo: Onde: quintal; Quem: Pedrinho, Narizinho, Emilia, Rabicó e Visconde; O que?: Casamento da Emilia.
- O/a professor/a deve orientar os alunos antes, durante e depois do jogo teatral, chamando a atenção para o foco do trabalho.
- Os alunos (platéia) que assistiram a apresentação, ao final podem apresentar sugestões para a resolução das questões e melhorar das ações representadas pelos personagens, e não ficar apontando erros sem contribuir para o crescimento do grupo.
- Após o jogo, o grupo poderá discutir quais elementos teatrais poderiam estar sendo inserido na construção da peça teatral.
5º MOMENTO – Construção do cenário e confecção do figurino
- Após a realização do jogo teatral, discuta e defina com os alunos acerca dos elementos para compor o cenário: o que terá, quais materiais serão utilizados para a sua construção. Bem como, o figurino, sonoplástia e iluminação.
- No que se refere ao figurino, as crianças poderão discutir no grande grupo as características de cada personagem e decidirem juntos, como também cada criança poderá confeccionar o seu com ajuda dos adultos (professoras, pais, avós, parentes e ou amigos),
- Sugestões para o cenário e o figurino do Sítio do Pica-Pau.
- Caixas grandes para fazer uma casa. Os alunos desenham na caixa as portas, as janelas e pintam. Lembrando sempre da proporção: tamanho da porta em relação ao da criança.
- As árvores do sítio podem ser construídas com caixas de papelão, pintadas pelos alunos com tinta guache.
- O chão pode ter uma aparência de sítio, colocando-se e espalhando-se folhas secas.
- O nome do sítio pode ser escrito em papel madeira e colado sobre um pedaço de folha de papelão.
- A fantasia dos animais pode ser de TNT, jornal, papel madeira. O rabinho dos animais poderá ser feito com cordões ou corda. Para o rosto dos animais é interessante confeccionar máscaras de papel e para as pessoas usar maquiagem. O cabelo da boneca Emília fica muito bonito utilizando-se tiras de tecidos coloridos costurados em uma toca de meia ou malha. O vestido de Narizinho e da boneca Emília pode ser um vestido estampado ou quadriculado usado pelas crianças no período das festas juninas. A roupa de Pedrinho é uma bermuda, camisa, suspensório ou um macacão. Um vestido velho da mamãe e um avental seria ótima para o personagem que fará o papel da Tia Anastácia e de Dona Benta. O saci é só fazer um gorrinho de papel crepom, pintar o rosto com sombra preta, colocar um calção e um cachimbo feito com palito de picolé.
OBS: Os alunos deverão elaborar, construir e participar da construção do cenário e do figurino.
6º MOMENTO – Apresentação da peça teatral
- Convide as crianças de outras turmas e os pais para assistirem e apreciarem a apresentação.
- Apresentem a peça.
- Ao final da apresentação, avalie com o grupo.