Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


USANDO O CORPO E A VOZ

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do escritor Monteiro Lobato;
  • Observar e criar (improvisar) gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço;
  • Representar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia) ao som da trilha sonora do Sítio;
  • Comunicar alegria, emoções, tristezas e outras emoções mediante diálogos, atitudes, brincadeiras e representações;
  • Visualizar e Identificar na apresentação   os elementos presentes na representação do Sítio do Picapau Amarelo, apresentado na TV, os elementos da representação:  palco, platéia, personagens, cenário, cortinas;
  • Vivenciar o gênero “teatro” pela representação do musical que retrata o Sítio do Pica-pau Amarelo.  
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1ºMOMENTO – Identificação dos personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo.

  • Levante os conhecimentos prévios dos alunos, questione e amplie os conhecimentos que forem expressos por eles acerca das histórias do Sítio e sobre teatro.   
  • Faça perguntas e elabore um painel com as impressões dos alunos sobre as histórias do sítio.

- Quem são os personagens reais e fictícios das histórias criadas por monteiro Lobato?

- O que os personagens fazem nessas histórias?

- Descreva as características dos personagens do sítio?

- Descreva como é a vida das pessoas que vivem no sítio?

- Descreva como é o sítio, o que tem nesse lugar que é diferente da cidade?

-Quem já foi ao teatro?

-O que tem e acontece em um teatro?

-Como são chamadas as pessoas que fazem teatro?

-Qual a diferença entre ler, ouvir uma história e assistir uma peça teatral?

2º MOMENTO – apreciação de vídeos das histórias do sítio do Pica-pau Amarelo

  • Traga alguns vídeos das histórias do Sítio e assista com os alunos. Oriente para que os alunos observem qual é o tema, quem são os personagens, o que eles fazem (ações) e onde/lugar ocorre a história.  
  • Se possível combine, organize e promova o acesso dos alunos ao teatro. Ao retornarem do teatro converse com eles sobre o que perceberam durante o espetáculo, contribuindo para que relembrem algumas cenas, expressem o que acharam acerca do que viram e descrevam o que havia no teatro: palco, plateia, personagens, cenário, cortina, figurino, luz, sonoplastia. 

 http://lisboacity.olx.pt/sitio-do-picapau-amarelo-memorias-de-emilia-1977-em-2-fantasticos-dvds-iid-93232050 

3º MOMENTO – Seleção de uma história do escritor Monteiro Lobato.

  • Escolha com os alunos uma das histórias do escritor Monteiro Lobato para vivenciar pela representação musical e teatral.    
  • Elabore com os alunos o seguinte quadro:

Quem são os personagens?

O que acontece nas cenas?

Onde acontece as cenas?

  •  Tomando esse quadro acima como referência, os alunos poderão elaborar o texto e escolherem os personagens que desejam representar.

4º MOMENTO – Jogo Teatral (Viola Spolin)

  • Proponha aos alunos que se organizem em pequenos grupos.
  • Cada grupo deverá mostrar por meio da expressão física, ações realizadas pelos personagens da história escolhida pelo grupo, mostrando onde estão, quem são e o que estão fazendo. Por exemplo: Onde: quintal;  Quem: Pedrinho, Narizinho, Emilia, Rabicó e Visconde; O que?: Casamento da Emilia.
  • O/a professor/a deve orientar os alunos antes, durante e depois do jogo teatral, chamando a atenção para o foco do trabalho.
  • Os alunos (platéia) que assistiram a apresentação, ao final podem  apresentar sugestões para a resolução das questões e melhorar das ações representadas pelos personagens, e não ficar apontando erros sem contribuir para o crescimento do grupo.
  • Após o jogo, o grupo poderá discutir quais elementos teatrais poderiam estar sendo inserido na construção da peça teatral.

5º MOMENTO – Construção do cenário e confecção do figurino

  • Após a realização do jogo teatral, discuta e defina com os alunos acerca  dos elementos para compor o cenário: o que terá, quais materiais serão utilizados para a sua construção. Bem como, o figurino, sonoplástia e iluminação.
  • No que se refere ao figurino, as crianças poderão discutir no grande grupo as características de cada personagem e decidirem juntos, como também cada criança poderá confeccionar o seu com ajuda dos adultos (professoras, pais, avós, parentes e ou amigos),
  • Sugestões para o cenário e o figurino do Sítio do Pica-Pau.
  1. Caixas grandes para fazer uma casa. Os alunos desenham na caixa as portas, as janelas e pintam. Lembrando sempre da proporção: tamanho da porta em relação ao da criança.
  2. As árvores do sítio podem ser construídas com caixas de papelão, pintadas pelos alunos com tinta guache.
  3. O chão pode ter uma aparência de sítio, colocando-se e espalhando-se folhas secas.
  4. O nome do sítio pode ser escrito em papel madeira e colado sobre um pedaço de folha de papelão.
  5. A fantasia dos animais pode ser de TNT, jornal, papel madeira. O rabinho dos animais poderá ser feito com cordões ou corda.  Para o rosto dos animais é  interessante confeccionar máscaras de papel e para as pessoas usar maquiagem. O cabelo da boneca Emília fica muito bonito utilizando-se tiras de tecidos coloridos costurados em uma toca de meia ou malha. O vestido de Narizinho e da boneca Emília pode ser um vestido estampado ou quadriculado usado pelas crianças no período das festas juninas. A roupa de Pedrinho é uma bermuda, camisa, suspensório ou um macacão. Um vestido velho da mamãe e um avental seria ótima para o personagem que fará o papel da Tia Anastácia e de Dona Benta. O saci é só fazer um gorrinho de papel crepom, pintar o rosto com sombra preta, colocar um calção e um cachimbo feito com palito de picolé.  

OBS: Os alunos deverão elaborar, construir e participar da construção do cenário e do figurino.  

6º MOMENTO – Apresentação da peça teatral

  • Convide as crianças de outras turmas e os pais para assistirem e apreciarem a apresentação.
  • Apresentem a peça.
  • Ao final da apresentação, avalie com o grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos:

  • Conheceram e identificaram os personagens das histórias do escritor Monteiro Lobato;
  • elaboraram e criaram gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço;
  • Representaram os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia) ao som da trilha sonora do Sítio;
  • Vivenciaram e compartilharam nas apresentação   os elementos presentes na representação do Sítio do Picapau Amarelo.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.