13/01/2011
Cláudia R. M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
1) Identificar as diferentes fases de vida e caracterizá-las
2) Destacar e discutir a importância de cada uma no desenvolvimento humano
3) Refletir sobre a importância do respeito e integração social entre os representantes
4) Resgatar a importância do convívio social para o bem estar das pessoas
Não
Fonte de consulta: http://www.google.com.br
ATIVIDADE 1
Exibição do filme: Fases da vida (8:47)
http://www.youtube.com/watch?v=sJ_vcZxInbc
Trabalhando com o filme. ( Oralmente)
1) Quais são as fases do desenvolvimento humano que aparecem no filme?
2) Quais são as características de cada uma delas?
3) Na sua opinião, como são as relações entre as diferentes faixas etárias?
Professor/a, aproveite este filme para introduzir o tema da aula: FASES DE VIDA, CONVÍVIO E INTEGRAÇÃO SOCIAL
ATIVIDADE 2
Fases da vida
Como todos os demais seres vivos, os seres humanos nascem, crescem, se desenvolvem, podem reproduzir, envelhecem e morrem. Assim,
podemos classificar o desenvolvimento humano em quatro períodos:
Infância: período que vai do nascimento até cerca de 10 anos de idade
A infância é subdividida em duas fases: Crescimento e Desenvolvimento. O Crescimento refere-se ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpórea, como por exemplo, peso, altura, perímetro cefálico, etc. Já o Desenvolvimento, refere às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O crescimento termina em determinada idade , quando esta alcança sua maturidade biológica, enquanto que desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência.
Adolescência: período que ocorre entre os 10 e 19 anos de idade, aproximadamente. As modificações no corpo acontecem de forma mais acentuada.Na adolescência é comum que as pessoas se sintam meio perdidas durante a adolescência. Além do corpo estar passando por um verdadeiro rebuliço hormonal, elas enfrentam nesse período o dolorido processo de construção da individualidade e do caráter. Os conflitos que cercam a puberdade nada mais são do que recursos usados pelo ser humano para amadurecer. Apesar disso, essa crise ocorre, muitas vezes, no desenvolvimento de alguns transtornos psicológicos. O adolescente pode apresentar,depressão, irritabilidade, perda de interesse em suas atividades e insônia ou excesso de sono. Esses sintomas também podem ser um indicativo do uso de drogas. O adolescente pode ficar ansioso, o que prejudica sua vida social.Texto adaptado. Fonte de consulta: http://www.youtube.com/watch?v=sJ_vcZxInbc http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/1342180
Idade adulta: período em que o corpo está totalmente desenvolvido. Nesta fase, temos o ingresso no mundo adulto. Cada um se torna mais dono de si mesmo,mais responsável pela própria vida, mais independente. O trabalho torna-se necessário e importante. O amor e o namoro continuam e muitos decidem que chegou o momento de casa, ter folhos e construir família.
Velhice: inicia-se aproximadamente aos 60 anos. Os idosos acumulam experiências ao longo da vida e podem compartilhá-la com os mais novos. Com o passar dos anos, porém, o corpo sofre desgaste e as pessoas idosas podem apresentar algumas limitações físicas, como cansar-se mais depressa ao caminhar, por exemplo. Infelizmente muitos idosos são abandonados pelos seus familiares.
Agora que vocês conhecem todas as fases, vamos construir um painel utilizando gravuras de representantes de todas as fases. Pode-se aproveitar as gravuras trazidas por eles e a partir delas, dar início a uma discussão sobre o convívio social e a integração entre os representantes das diferentes fases.
Os alunos poderão listar em seus cadernos as características de cada fase do desenvolvimento humano.
ATIVIDADE 3
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...
LÍNGUA PORTUGUESA: Este trabalho pode ser desenvolvido junto com o/a professor/a deste conteúdo. Solicitar que os/as alunos/as entrevistem uma pessoa da família e perguntar o que pensa sobre a velhice. Entrevistar dois idosos (um homem e uma mulher) e perguntar-lhes como estão vivendo nesta fase da vida. As anotações deveräo ser feitas no caderno de ciências. Estes textos podem ser transcritos do acordo com as regras textuais e deverão ser discutidos nas aulas de ciências.
INFORMÁTICA: Realizar uma pesquisa buscando informações em sites, a respeito a do aumento da população idosa no Brasil e o conv'vio social dest população idosa.
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2013
Cinco estrelasparabéns, muito bem elaborada esta aula será muito bem exercitado por qualquer professor das series básicas.