Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reaproveitando o lixo: o processo de decomposição do lixo orgânico

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Observar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos;

§         Reaproveitar o composto orgânico em melhoria da qualidade do solo.

§         Aprender sobre a importância das minhocas e do minhocário como atividade ecológica;

§         Conhecer outras alternativas de cuidados com o meio ambiente.

Duração das atividades
6 horas aulas com atividades principais, porém a proposta é de um trabalho contínuo, portanto mais longo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a, essa aula pode estar relacionada a um projeto maior que visa trabalhar com as crianças os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: uma aula de 50 minutos

Professor/a, pensando na questão ambiental e na participação das crianças no processo de preservação do ambiente no qual estão inseridas, leve para a sala de aula a proposta de observação desse espaço. Convide as crianças a observarem a parte da escola onde existem plantas. Se a escola tiver uma horta, ótimo, se não, observe os gramados, as árvores do pátio, o jardim etc. Converse com as crianças sobre como vocês podem melhorar a vida dessas plantas por meio de ações concretas.   Ouça o que as crianças têm a dizer sobre o assunto. Elas contribuem muito quando lhes são dadas oportunidades de expressar. Depois do debate, peça que as crianças produzam um registro sobre o que observaram. Esse registro pode ser um desenho, uma modelagem com massinha, uma pintura etc.

Atividades Desenvolvidas em novembro de 2010. Acervo da autora.

Atividade número 2: três aulas de 50 minutos 

Primeiro momento: duas aulas de 50 minutos: 

Como segundo momento da aula, convide as crianças a caminhar pela escola e recolher todo o lixo que encontrarem durante todo o período que estiverem na escola. Proponha que façam a separação desse lixo entre orgânico e seco. Depois combinem a destinação que darão para cada tipo de lixo. Para o lixo seco converse com as crianças sobre a possibilidade de implantarem na escola o sistema de coleta seletiva. Se a sua cidade já faz a coleta seletiva do lixo é só buscar as parcerias para a obtenção dos contêineres e começar um trabalho com toda a comunidade escolar. No caso de a coleta do lixo ainda não ser seletiva entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade e veja as possibilidades de alternativas para esse trabalho.   Na cidade de Uberlândia/MG como não há coleta seletiva. Esse trabalho fica a cargo de Projetos paralelos que contam com o apoio de ONGs e empresas parceiras. Por isso entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para saber mais sobre o trabalho realizado pelas ONGs.   Para o lixo orgânico, reserve um espaço na escola onde possam depositar tal lixo e observar a decomposição do mesmo. Junte esse lixo e Implante com as crianças o sistema de compostagem a fim de utilizar o adubo produzido nas plantas da escola. Para saber mais sobre como implementar uma compostagem na escola acesse a aula: “Produzindo adubo orgânico na escola e aprendendo a fazer pesquisa desde a Educação Infantil”. Sempre leve para as observações lupas e pranchetas para anotações.

Reserve um tempo do dia pelo menos duas vezes na semana para observar o processo de decomposição.   

Segundo Momento: uma aula de 50 minutos, porém esse momento será desdobrado em um tempo maior de acompanhamento do minhocário. Leve para a sala o vídeo: “Solução sem cheiro” que pode ser acessado e baixado no endereço:

http://ecopratico.com.br/blog/tag/lixo-organico/ 

Vídeo: Solução sem cheiro. Acessado em 18/11/2010.

O vídeo mostra de um jeito simples e prático como podemos produzir adubos orgânicos com a ajuda das minhocas. A vantagem de uma composteira à base de minhocas é que o húmus (como é conhecido o resultado da decomposição feita por elas) é um dos melhores e mais nutritivos adubos que existem. Além disso, o chorume (parte líquida) proveniente do minhocário também é um excelente biofertilizante. Depois de assistirem ao vídeo, convide a turma para montar uma composteira a base de minhocas na escola. Vocês terão a oportunidade de acompanhar o processo de decomposição do lixo orgânico e ainda de aproveitar o húmus produzido na adubação das plantas da escola. Professor/a não se esqueça da importância dos registros de todos os momentos. Sempre que possível, fotografe, filme, faça atividades de registros que envolvam várias linguagens tais como plástica, escrita, pictórica etc.

Atividade numero 3: duas aulas de 50 minutos

Depois de todo um processo vivido acompanhando a transformação de lixo orgânico em adubo orgânico faça a culminância do trabalho com a adubação das plantas da escola envolvendo as famílias. Convide-as a participarem desse momento tão rico para as crianças. Vocês podem combinar de plantar mudas no pátio da escola ou adubar as que já existem com o material produzido.

Atividade Realizada em novembro de 2010. Acervo da autora.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre os minhocários acesse os sítios: http://ecopratico.com.br/blog/tag/lixo-organico/  e o sítio   http://www.humuseminhocas.com.br/ .

  Nos dois endereços você encontra subsídios para entender melhor todo o processo que é bastante simples.   

Avaliação

Professor/a observe e acompanhe cada passo da atividade destacando a participação das crianças. Houve interesse por parte do grupo? As crianças compreenderam o processo de produção do húmus e se envolveram com a proposta? Houve participação da família? Houve continuidade no cuidado com o meio ambiente? Todas essas questões devem compor um relatório descritivo das atividades desenvolvidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciana Soares Muniz, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    lucianasoares.muniz@gmail.com

    16/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sugestão de aula! São por aulas como essas que percebemos a importância de uma educação na vida e para a vida!!! Núbia, continue contribuindo com sugestões!! Luciana Soares Muniz


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.