Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Roupas

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer a história das vestimentas.

§  Ler textos e imagens.

 §  Identificar algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.

§ Analisar e identificar alguns trajes/vestimentas com a apreciação de vídeos e imagens.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A história das vestimentas.

  Leitura de textos e imagens.

 Mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.

Estratégias e recursos da aula

1- ATIVIDADE

Converse com as crianças sobre as necessidades humanas e comente que usar roupa é uma delas. Questione: por quais motivos usamos roupas? Em seguida, mostre imagens de pessoas vestidas e peça para elas identificarem em quais ocasiões as roupas são usadas. Depois elabore com as crianças um roteiro de entrevista para elas fazerem com algum adulto de sua casa, inclusive solicite fotos antigas dos pais ou avós vestidos quando adultos e crianças, em diferentes eventos familiares, e, solicite também roupas de adultos e de crianças. Faça uma observação no aviso esclarecendo que caso a família não tenha fotografias, realizar uma pesquisa de imagens de vestimentas em revistas.

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1366&bih=529&tbs=isch%3A1&sa=1&q=vestimentas+profissionais&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Para adquirir mais informações sobre a origem e evolução das vestimentas acesse e pesquise no link a seguir:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa 

2-ATIVIDADE

Leia as entrevistas e organize um texto coletivo sintetizando as informações obtidas com as entrevistas. Oriente as crianças na observação das fotos que trouxerem. Questione:

  • Que roupas as pessoas estão usando?
  • São roupas antigas?
  • Os modelos das roupas das mulheres são iguais as roupas dos homens?
  • As roupas dos adultos são iguais as roupas das crianças?

Organize uma exposição com fotos/imagens. Veja um exemplo:

 Fonte:http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1366&bih=529&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=vestimentas+idade+media&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

3-ATIVIDADE

Assista vídeos que apresentem a retrospectiva da moda. Durante sua exibição ajude as crianças a identificarem algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos. Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=-omyK4QJr9Y&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=9DlVNz35H6c&feature=related 

 Após a exibição do vídeo as crianças irão fazer o registro do que aprenderam por meio de desenhos e escritas.

4- ATIVIDADE 

Mostre gravuras/imagens de trajes antigos e distribua com as crianças. Em grupo as crianças irão ler textos que falem da moda na antiguidade. Depois cada grupo irá apresentar o que aprenderam com a leitura; sugira que o registro seja com ilustrações, colagem ou pintura. Exponha em sala de aula os trabalhos dos alunos.

  

 

    

Vestimenta masculina na Idade Média

 

Vestimenta de camponeses na Idade Média

Vestimenta Grega

Imagens disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1366&bih=529&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=vestimentas+idade+media&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Acesso em 18 de novembro de 2010.

Recursos Complementares
Avaliação

Considerar se a criança:

Conhece a história das vestimentas.

 Lê textos e imagens.

 Identifica algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.

Analisa e identifica alguns trajes/vestimentas com a apreciação de vídeos e imagens.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.