15/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
§ Conhecer a história das vestimentas.
§ Ler textos e imagens.
§ Identificar algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.
§ Analisar e identificar alguns trajes/vestimentas com a apreciação de vídeos e imagens.
A história das vestimentas.
Leitura de textos e imagens.
Mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.
Converse com as crianças sobre as necessidades humanas e comente que usar roupa é uma delas. Questione: por quais motivos usamos roupas? Em seguida, mostre imagens de pessoas vestidas e peça para elas identificarem em quais ocasiões as roupas são usadas. Depois elabore com as crianças um roteiro de entrevista para elas fazerem com algum adulto de sua casa, inclusive solicite fotos antigas dos pais ou avós vestidos quando adultos e crianças, em diferentes eventos familiares, e, solicite também roupas de adultos e de crianças. Faça uma observação no aviso esclarecendo que caso a família não tenha fotografias, realizar uma pesquisa de imagens de vestimentas em revistas.
Para adquirir mais informações sobre a origem e evolução das vestimentas acesse e pesquise no link a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa
Leia as entrevistas e organize um texto coletivo sintetizando as informações obtidas com as entrevistas. Oriente as crianças na observação das fotos que trouxerem. Questione:
Organize uma exposição com fotos/imagens. Veja um exemplo:
Assista vídeos que apresentem a retrospectiva da moda. Durante sua exibição ajude as crianças a identificarem algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos. Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=-omyK4QJr9Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9DlVNz35H6c&feature=related
Após a exibição do vídeo as crianças irão fazer o registro do que aprenderam por meio de desenhos e escritas.
Mostre gravuras/imagens de trajes antigos e distribua com as crianças. Em grupo as crianças irão ler textos que falem da moda na antiguidade. Depois cada grupo irá apresentar o que aprenderam com a leitura; sugira que o registro seja com ilustrações, colagem ou pintura. Exponha em sala de aula os trabalhos dos alunos.
Vestimenta masculina na Idade Média
Vestimenta de camponeses na Idade Média
Vestimenta Grega
Imagens disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1366&bih=529&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=vestimentas+idade+media&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Acesso em 18 de novembro de 2010.
http://mariluzbernardo.blogspot.com/2009_12_01_archive.html
http://videos.sapo.pt/ozfKPByujTVD1nOsTius
Considerar se a criança:
Conhece a história das vestimentas.
Lê textos e imagens.
Identifica algumas mudanças e permanências no modo de se vestir em diferentes tempos.
Analisa e identifica alguns trajes/vestimentas com a apreciação de vídeos e imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!