17/12/2010
Maria da Conceição de oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Tipos de roupas.
Acessórios do vestiário infantil.
Organização de uma fábrica de roupas.
Leitura e interpretação de textos.
Medidas de comprimento.
Profissões: o trabalho das costureiras.
ATIVIDADE 1
Coloque a disposição das crianças diversos tipos de vestimentas, peça para elas observarem as estampas, as cores, os tipos e texturas dos tecidos. Mostre imagens de diferentes tipos de roupas, em seguida, converse com as crianças sobre os materiais que são usados na fabricação de roupas. Após a conversa faça uma lista desses materiais, por exemplo:
TIPOS DE MATERIAS USADOS NA CONFECÇÃO DE ROUPAS
|
Outra atividade que pode-se fazer usando as palavras da lista é um jogo da forca. Com letras móveis as crianças escrevem os nomes dos tecidos.
ATIVIDADE 2
Converse com as crianças explicando que além das roupas as pessoas inventaram os acessórios que ajudam na proteção do corpo e embelezam o visual. Peça para elas listarem acessórios que costumam usar e em que situações usam, qual é a função/utilidade. Depois, distribua revistas para as crianças pesquisarem imagens desses acessórios e colarem numa cartolina. Ao lado da imagem a criança escreve o nome e depois para que serve o objeto. Lembre-se de promover uma reflexão acerca do consumo exagerado dos acessórios e vestimentas.
ATIVIDADE 3
Combine com as crianças uma visita em uma fábrica de confecção de roupas, levante alguns questionamentos, por exemplo:
Durante a visita chame a atenção das crianças para os instrumentos de trabalho usados pelas costureiras. Após a visita escreva um texto coletico com as informações que as crianças relatarem. Depois elas ilustram o texto.
ATIVIDADE 4
Anote as respostas das crianças e proponha a leitura de um texto informativo sobre a confecção de roupas. Por exemplo:
ESCOLA:________________________________________________________________________________________________________________________
NOME:______________________________________________________________________ DATA:_______/____________/________________
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO A CONFECÇÃO DE ROUPAS. FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER.
Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa. Acesso em 19 de novembro de 2010. |
Após a leitura do texto, comente com as crianças o que elas entenderam. Depois, proponha a visita a uma fábrica ou loja de roupas. Elabore com elas um roteiro de observação para servir de orientação no dia da visita. Caso não seja possível conhecer a fábrica leve os alunos para conhecer uma loja de roupas, e, aproveite para realizar uma entrevista com o gerente ou vendedor.
Costureiras trabalhando. Imagem disponível no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1309&bih=525&tbs=isch%3A1&sa=1&q=fabrica+de+roupa&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= google.com.br
LINK
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/moda18/mo1108200609.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moda
Observe o desempenho das crianças diariamente e registre se já conseguem:
Identificar o material usado na fabricação de roupas.
Identificar alguns acessórios do vestiário infantil.
Ler, interpretar textos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!