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Inventando Moda

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1.   Identificar o material usado na fabricação de roupas.  
  2.  Identificar alguns acessórios do vestiário infantil.
  3. Conhecer a organização de uma fábrica de roupas.
  4.   Ler, interpretar textos.
  5. Conhecer diferentes instrumentos de medidas de comprimento.
  6.  Valorizar o trabalho das costureiras.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de roupas.

Acessórios do vestiário infantil.

Organização de uma fábrica de roupas.

Leitura e interpretação de textos.

Medidas de comprimento.

Profissões: o trabalho das costureiras.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Coloque a disposição das crianças diversos tipos de vestimentas, peça para elas observarem as estampas, as cores, os tipos e texturas dos tecidos. Mostre imagens de diferentes tipos de roupas, em seguida, converse com as crianças sobre os materiais que são usados na fabricação de roupas. Após a conversa faça uma lista desses materiais, por exemplo:

TIPOS DE MATERIAS USADOS NA CONFECÇÃO DE ROUPAS

  • COURO
  • PELE DE ANIMAIS
  • TECIDOS: LÃ, ALGODÃO, MALHA, LINHO SEDA, NAYLON, LYCRA, POLIÉSTER, JEANS, RENDA
  • LINHA
  • AGULHA
  • MÁQUINAS DE COSTURA
  • MÁQUINA DE BORDAR
  • ZÍPER, BOTÕES
  • MATERIAL RECICLÁVEL(GARRAFA PET)

 

Imagens disponíveis no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1309&bih=525&tbs=isch%3A1&sa=1&q=evolu%C3%A7%C3%A3o+da+moda+infantil&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Outra atividade que pode-se fazer usando as palavras da lista é um jogo da forca. Com letras móveis as crianças escrevem os nomes dos tecidos. 

ATIVIDADE 2 

Converse com as crianças explicando que além das roupas as pessoas inventaram os acessórios que ajudam na proteção do corpo e embelezam o visual. Peça para elas listarem acessórios que costumam usar e em que situações usam, qual é a função/utilidade. Depois, distribua revistas para as crianças pesquisarem imagens desses acessórios e colarem numa cartolina. Ao lado da imagem a criança escreve o nome e depois para que serve o objeto.  Lembre-se de promover uma reflexão acerca do consumo exagerado dos acessórios e vestimentas.

http://www.google.com.br/images?q=acessorios+infantil&hl=pt-BR&biw=1366&bih=529&prmd=i&source=lnms&tbs=isch:1&ei=KhvpTPbwMcL6lwegr9nHCw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CBYQ_AU

 ATIVIDADE 3

Combine com as crianças uma visita em uma fábrica de confecção de roupas, levante alguns questionamentos, por exemplo:

  • Como será a organização de uma fábrica de roupas. Será que é igual a de uma loja?
  • Quais os profissionais que trabalham nesse tipo de fábrica?
  • Qual será o trabalho das costureiras?
  • Como será que as roupas são feitas?  
  • Como se faz uma roupa?
  •  Como a costureira sabe o tamanho/comprimento das roupas?

Durante  a visita chame a atenção das crianças para os instrumentos de trabalho usados pelas costureiras. Após  a visita escreva um texto coletico com as informações que as crianças relatarem. Depois elas ilustram o texto.

ATIVIDADE 4

Anote as respostas das crianças e proponha a leitura de um texto informativo sobre a confecção de roupas. Por exemplo:

ESCOLA:________________________________________________________________________________________________________________________

NOME:______________________________________________________________________ DATA:_______/____________/________________

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO  A CONFECÇÃO DE ROUPAS.

FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER.

CONFECÇÃO

ROUPAS PODEM SER PRODUZIDAS USANDO UMA GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS NATURAIS OU ARTIFICIAIS. OS MATERIAIS NATURAIS INCLUEM PELE, COURO, OU FIOS NATURAIS COMO AQUELES ENCONTRADOS NO ALGODÃO OU EM OVELHAS. MATERIAIS ARTIFICIAIS INCLUEM NYLON, POLIÉSTER E LYCRA. PELE É ATUALMENTE MAIS USADO PARA FAZER CASACOS, ENQUANTO COURO É USADO PARA FAZER SAPATOS. A GRANDE MAIORIA DAS ROUPAS USA TECIDOS FEITOS DE ALGODÃO OU POLIÉSTER. ALGODÃO, LÃ E SEDA SÃO FIBRAS NATURAIS BASTANTE USADAS EM ROUPAS. ELAS SÃO LONGAS, MACIAS E FLEXÍVEIS, PERMITINDO A FÁCIL CRIAÇÃO DE TECIDOS. A LEVEZA DO ALGODÃO A FAZ BASTANTE POPULAR PARA A PRODUÇÃO DE ROUPAS, ENQUANTO SEDA POSSUI GRANDE MACIEZ E LÃ, UM POUCO MAIS PESADA, PROPORCIONA CALOR. MATERIAIS SINTÉTICOS, A MAIORIA, DERIVADOS DE PETRÓLEO, POSSUEM VANTAGENS E DESVANTAGENS EM RELAÇÃO A MATERIAIS NATURAIS. MATERIAIS ARTIFICIAIS SÃO GERALMENTE MAIS RESISTENTES, MAS, EM COMPENSAÇÃO, PODEM IRRITAR A PELE DE CERTAS PESSOAS. MUITAS ROUPAS USAM UMA COMBINAÇÃO DE MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS, E, ASSIM, O TECIDO RESULTANTE POSSUI AS CARACTERÍSTICAS DE AMBOS OS TECIDOS USADOS NA CONFECÇÃO.

FABRICAÇÃO

APÓS RECEBEREM UMA ENCOMENDA, A FABRICANTE DE ROUPAS FABRICA AS ROUPAS ENCOMENDADAS, QUASE SEMPRE EM DIFERENTES TAMANHOS, PARA QUE POSSAM SER USADAS POR PESSOAS DE ESTATURA DIFERENTES. OS FABRICANTES ENCOMENDAM GRANDES ROLOS DE TECIDO, QUE SÃO INSPECIONADOS. TRABALHADORES FAZEM O TRABALHO DE PRODUZIR AS ROUPAS, COM A AJUDA DE MÁQUINAS ESPECIAIS, QUE APLAINAM, CORTAM E COLAM TODO O MATERIAL. UMA VEZ PRONTAS, ELAS SÃO ENVIADAS AOS CLIENTES, VIA DISTRIBUIDORAS. MUITOS PAÍSES COMO BRASIL, CANADÁ, E ESTADOS UNIDOS EXIGEM POR PARTE DOS FABRICANTES A PRESENÇA DE UMA ETIQUETA INDICANDO LOCAL DE FABRICAÇÃO (EXEMPLO: FEITO NO BRASIL, MADE IN CHINA) E OS MATERIAIS USADOS (EXEMPLO: 95% ALGODÃO, 5% POLIÉSTER). NOS ESTADOS UNIDOS E NO CANADÁ, LEIS PROÍBEM O USO DE MATERIAIS QUE PEGAM FOGO COM FACILIDADE PARA A FABRICAÇÃO DE ROUPAS, COM O INTUITO DE PROTEGER OS USUÁRIOS, BEM COMO EXIGEM DAS COMPANHIAS A PROCEDÊNCIA DO MATERIAL USADO (EXEMPLO: ESTE MATERIAL CONTÉM TECIDO DE SEGUNDA MÃO).

DESENHO

A MAIOR PARTE DAS ROUPAS USADAS NO MUNDO OCIDENTAL ATUALMENTE É PRODUZIDA EM MASSA POR EMPRESAS ESPECIALIZADAS. ESTAS ROUPAS ESTÃO PRONTAS PARA USO IMEDIATAMENTE APÓS SUA FABRICAÇÃO. O PRIMEIRO ESTÁGIO NA CONFECÇÃO DE ROUPAS É O DESENVOLVIMENTO, O QUE NORMALMENTE É CHAMADO DE DESIGN. ESTÃO ENVOLVIDOS ESTILISTAS, MODELISTAS, DESIGNERS GRÁFICOS, DEFININDO MATERIAIS, AVIAMENTOS, CORES, ESTAMPAS, MODELOS E DESENHOS NUM PROCESSO DE INTENSA CONFECÇÃO E CORREÇÃO DE PEÇAS CHAMADAS "PILOTO", ATÉ A APROVAÇÃO DA PEÇA POR COMPLETO. OS CONFECCIONISTAS PRECISAM PRODUZIR ROUPAS CAPAZES DE CONQUISTAR A SATISFAÇÃO DE POSSÍVEIS CLIENTES, EM ESPECIAL, AS MULHERES. POR ISSO, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO CONHECIMENTO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING. OS PRINCIPAIS CENTROS DE DESENHO DE ROUPAS DO MUNDO SÃO NOVA IORQUE, MILÃO E PARIS.

  

Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa. Acesso em 19 de novembro de 2010. 

Após a leitura do texto, comente com as crianças o que elas entenderam. Depois, proponha a visita a uma fábrica ou loja de roupas. Elabore com elas um roteiro de observação para servir de orientação no dia da visita. Caso não seja possível conhecer a fábrica leve os alunos para conhecer uma loja de roupas, e, aproveite para realizar uma entrevista com o gerente ou vendedor.

Costureiras trabalhando. Imagem disponível no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1309&bih=525&tbs=isch%3A1&sa=1&q=fabrica+de+roupa&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= google.com.br 

Recursos Complementares
Avaliação

Observe o desempenho das crianças diariamente e registre se já conseguem:

 Identificar o material usado na fabricação de roupas.

 Identificar alguns acessórios do vestiário infantil.

 Ler, interpretar textos.

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