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A r(e)volução da moda

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Compreender a função de um estilista para a evolução da moda.

Ler, interpretar textos e imagens.

Vivenciar uma brincadeira com roupas de diferentes épocas.

Produzir um desenho com a temática.

Colaborar com os colegas na organização do desfile de moda.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Evolução da moda.

Brincadeira com roupas de diferentes épocas.

Desenho.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Converse com as crianças sobre a função dos estilistas para a evolução da moda. Assista documentários que apresentem o trabalho de estilistas. Segue sugestão de vídeos:

http://www.painelbrasiltv.com.br/novo/Entrevistas/index.asp?Entrevista=33&Programa=3&TipoVideo=2 

Estilista conta como cria as roupas da Barbie

http://criancas.uol.com.br/ultnot/multi/2010/09/10/0402993470C89163C6.jhtm?estilista-conta-como-cria-as-roupas-da-barbie-0402993470C89163C6=  

Após o vídeo, converse com as crianças sobre a importância do trabalho do estilista e peça para registrarem o que aprenderam. Organize um painel com fotos e informações sobre alguns estilistas que propuseram mudanças nas vestimentas e que suas criações continuam a influenciar a moda ainda hoje. Por exemplo, Coco Chanel.  

Segue sugestão de links de estilistas famosos.

A estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida como Coco Chanel fundou a empresa de vestuário Chanel S.A. Nos anos 20, Coco Chanel revolucionou a moda com suas criações pioneiras, com cortes retos como as primeiras calças femininas e tailleurs que são referência até hoje no mundo da moda.  Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, chapéus, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e até lançou a moda de usar cabelos curtos.

http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm# 

http://almanaque.folha.uol.com.br/schiaparelli.htm 

ATIVIDADE 2

Mostre gravuras, imagens de roupas para as crianças observarem, conhecerem trajes de outras épocas. Depois, organize grupos de trabalho e distribua as imagens para elas organizarem os trajes de acordo com as mudanças que ocorreram em diferentes anos/épocas.  

Fonte: http://coolintheheat.wordpress.com/2010/09/13/historias-da-moda-masculina-em-imagensdecadas-de-1900-e-1910/  

Moda dos anos 1900

Moda dos anos 20

 http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1366&bih=673&tbs=isch:1&sa=1&q=moda+dos+anos+20&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=&gs_rfai=     

Moda anos 30

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1366&bih=673&tbs=isch:1&sa=1&q=moda+dos+anos+30&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai= 

Anos 80 e 90

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/meninateen.loveblog.com.br/images/gd/1274830568/Moda-anos-80-e-anos-90.jpg&imgrefurl=h

  

Moda infantil anos 2011 e Moda infantil  anos 60

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1366&bih=673&tbs=isch:1&sa=1&q=moda+dos+anos+60+infantil&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

ATIVIDADE 3

Converse com as crianças sobre o processo de criação de um traje. Como será que as pessoas criam as roupas? Anote as ideias das crianças. Mostre para elas alguns croquis. Depois sugira a brincadeira de estilista, cada criança irá produzir um desenho de uma roupa. Elas podem escolher um traje para propor um novo modelo, por exemplo, saia, blusa, vestido, calça e etc.  Para fazer os desenhos as crianças podem usar lápis grafite, lápis de cor e papel peso 40, A4. No dia seguinte, proponha a confecção das roupas de papel ou tecido. Depois organize a exposição dos modelitos criados pelas crianças.

Exemplos de croquis.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/meninateen.loveblog.com.br/images/gd/1274830568/Moda-anos-80-e-anos-90.jpg&imgrefurl=h 

ATIVIDADE 4

Converse com as crianças sobre os desfiles de moda que são realizados para os estilistas apresentarem suas novas produções. Assista e comente um dos vídeos sugeridos aqui:  

http://www.oficinadamoda.com.br/video_moda.php?bombom_desfile_chanel&video=1130 

http://estilo.uol.com.br/moda/album/emannuellejunqueira_album.jhtm#fotoNav=38 

Questione:

  • As roupas que as pessoas usam nas passarelas são difíceis de usar no dia a dia?
  • Por que será que os estilistas fazem essas roupas?

Proponha um desfile com as roupas que foram solicitadas anteriormente. Nessa brincadeira, as crianças irão usar roupas de diferentes épocas. Discuta com as crianças como será a organização espacial da sala, quem será modelos e plateia, quem irá colaborar na organização do desfile de moda. Organize um lugar na sala de aula para ser o camarim e o outro para ser a passarela. Após o desfile, converse novamente com as crianças sobre o que elas acharam dessa brincadeira. Faça um texto coletivo sobre essa atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

Observe e registre se as crianças são capazes de:

Compreender a função do estilista para a evolução da moda.

Lê, interpretar textos e imagens.

Vivenciar uma brincadeira com roupas de diferentes épocas.  

Produzir um desenho com a temática.

Colaborar com os colegas na organização do desfile de moda.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ana Couto, Professora particular , Rio de Janeiro - disse:
    hana.couto@hotmail.com

    18/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito do assunto, pois estou exatamente fazendo uma pesquisa sobre o assunto com uma aluna. Obrigada.


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