10/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo um pouco da Esgrima.
Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas à esgrima, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).
Vídeos:
Esgrima antiga.
http://www.youtube.com/watch?v=-tWAn_mGoKo&feature=related (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=osEKaoSTfac&feature=related (Acessado em 10/11/2010).
Características e Conceitos da Esgrima:
http://www.youtube.com/watch?v=eO6lMHYDKGs (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=kYt7SQZD9v4&feature=related (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=JnKB31rLw5M (Acessado em 10/11/2010).
Imagens:
Esgrima Medieval. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Eca1qQOqNdI/TC0B38DEzPI/AAAAAAAAOZw/9-_V5HB_y10/s1600/esgrima_medieval.jpg (Acessado em 10/11/2011).
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cc/Girard_Thibault_-_Academie_de_l-Espee_1628_Met._museum.jpg (Acessado em 10/11/2010).
Fonte: http://jcolinas.files.wordpress.com/2009/09/esgrima.jpg (Acessado em 07/11/2010).
Fonte: http://tiagotd.files.wordpress.com/2010/01/esgrima_jogos_panamericanos_1_14072007.jpg (Acessado em 10/11/2010).
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas à esgrima, tais como suas características, sua história, seus movimentos, seus princípios, seus movimentos etc. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito da luta/esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. Os links abaixo trazem aspectos importantes da esgrima que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.
História: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/esgrima.htm (Acessado em 07/11/2010).
Curiosidades: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esgrima (Acessado em 13/10/2010).
Atividade 2: Construindo os equipamentos
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Folha de jornal (10 por aluno), fita tipo crepe, caixa de papelão (caixa de pizza vazia) e barbante.
Descrição: No espaço da quadra proponha aos alunos a construção da espada e do colete de proteção para as lutas. Para a construção da espada, cada aluno juntará 10 folhas de jornal que serão empilhadas uma sobre a outra e as enrolarão formando um “canudo”. Ao enrolarem os jornais, alerte-os que o canudo deverá ser bem apertado e preso com a fita tipo crepe. Pegue uma das pontas e dobre-a formando uma alça que ficará envolta à mão, como no desenho abaixo:
Arquivo do autor.
Para construir o protetor do tórax (escudo), cada aluno(a) pegará uma folha de papelão e medirá o tamanho do seu tórax. Posteriormente, pegue o barbante e amarre-o no papelão, de forma que, ao ficar pendurado no pescoço, cubra o tórax, como esquematizado no desenho abaixo:
Arquivo do autor.
Atividade 3: Aprendendo os movimentos da esgrima
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Imagens ou demonstração dos movimentos de deslocamento e golpes.
Descrição: Nesta proposta, os(as) alunos aprenderão os movimentos da luta. Para tal, o(a) professor(a) demonstrará os deslocamentos pelo espaço e movimentos com a espada. No vídeo abaixo o(a) professor(a) terá referência de alguns movimentos que poderão ser ensinados aos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=aYrnDlUjiR8&feature=related (Acessado em 10/11/2010).
Em seguida, peça aos alunos que formem duplas e lutem entre si. O objetivo é mirar no tórax do companheiro.
Atividade 4: Vamos Duelar?
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tinta guache (mínimo duas cores), potes para colocar as tintas, espada e protetor de tórax. Obs.: Com certa antecedência, peça aos alunos que venham para esta aula com uma blusa mais velha.
Descrição: Nesta atividade, proponha lutas entre os componentes das duplas, onde executarão os golpes com a espada. Neste sentido, demonstre a forma como os golpes devem ser realizados.
Cada componente da dupla terá um pote com tinta guache, onde terá que molhar a ponta da espada. No colete eles terão marcas, que indicarão a contagem de pontos, como no desenho abaixo:
Arquivo do autor.
O objetivo é que acertem o centro do colete, alcançando o maior número de pontos.
Esta é uma boa atividade para os(as) alunos(as) vivenciarem a contagem de pontos na esgrima, além dos aspectos atitudinais presentes na atividade, onde se faz muito importante perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula poderá ser realizada em qualquer espaço. Procure na sua cidade onde haja praticantes de esgrima e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos da luta e conhecerem os aparelhos oficiais.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Os sites abaixo são referências que enriquecem o conteúdo proposto pela aula. Professor(a), acesse-os e explore seus conteúdos.
http://www.brasilesgrima.com.br/ (Acessado em 10/11/2010).
http://gold.br.inter.net/luisinfo/esgrima.htm (Acessado em 10/11/2010).
http://www.academiapaulistadeesgrima.com.br/ (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (Acessado em 10/11/2010).
Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com a luta? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Criaram novos conceitos e atitudes? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e discutirá a sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos da esgrima? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!