Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de Malabares: jogando o bastão para o alto

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • As práticas do malabares utilizando bastão, também conhecido como “Devil Stick”, desenvolvendo por meio das atividades circenses novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega.
  • Aprender a deslocar-se no espaço, coordenando diferentes movimentos, percebendo a relação tempo/espaço, equilibrando o bastão.
  • Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando – lançamentos, giros, recepção, coordenação de braços e deslocamentos para frente, para trás, para o lado – e interagindo com os colegas e com os materiais
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Devil Stick.

Recursos: Vídeos e Projetor de Imagens (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como atividade inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os alunos.

Vídeos Devil Stick:

http://www.youtube.com/watch?v=t5OxpAhzsJA&feature=related (Acessado em 11/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=4YpNoXhPwjg&feature=related (Acessado em 11/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=TdeJtwgsvhc&feature=related (Acessado em 11/11/2010).  

Professor no momento em que os vídeos forem sendo exibidos, destaque para os(as) alunos(as) a história do devil stick, destacando suas relações com os brinquedos antigos chineses e as práticas circenses. Neste sentido, o(a) professor(a) poderá acessar o site sugerido logo abaixo para referência.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Devil_sticks (Acessado em 11/11/2010).  

Para enriquecer a proposta e torná-la mais atraente, o(a) professor(a) poderá exibir imagens do Devil Stick, como nas figuras abaixo:

Fonte: http://www.flaghouse.com/viewlarger.asp?itemno=9456 (Acessado em 11/11/2010). 

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Wfm_devil_sticks.jpg (Acessado em 11/11/2010). 

Fonte: http://www.homeofpoi.com/shop/showActionPhoto.php?productID=fire_devilsticks.jpg (Acessado em 11/11/2010). 

Atividade 2: Construindo o Devil Stick

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Cano PVC (aproximadamente 50 cm), Fita adesiva colorida, Folha de EVA diversas cores e pedaços de bambu (25cm e fino). Professor(a), na aula anterior a esta combine com a turma que cada aluno(a) deverá trazer seu material. Caso necessário, envie um bilhete aos pais explicitando a temática da aula e justificando o pedido do material.

Descrição: Com os materiais em mãos, cada aluno(a) confeccionará o seu devil stick. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:   

  1. Cortar a folha de EVA em fitas;
  2. Pegue a fita adesiva e a ponta de uma das fitas de EVA e revista o cano começando de uma de suas extremidades;
  3. Passe bastante fita adesiva para firmar bem a fita de EVA no cano;
  4. Para enfeitar, coloque fitas finas de EVA nas extremidades.

A foto abaixo demonstra o Devil Stick já confeccionado:

  Arquivo do autor.

O link a seguir explica a confecção do Devil Stick com outros matérias, tais como uma câmera de ar de bicicleta e cabo de vassoura, que também é uma opção de construção junto com os(as) alunos(as).

http://www.youtube.com/watch?v=SebsO8zK8xI (Acessado em 11/11/2010).  

Atividade 3: Experimentando e inventando manobras

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Devil Stick Confeccionado

Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, realizando manobras e buscando equilibrar o Devil Stick (bastão) com a ajuda duas varetas de bambu. Podem arremessar e realizar movimentos com o corpo, como giros. Se desejarem, os(as) alunos(as) poderão manipular o bastão com partes do corpo, como as mãos, com os pés, com a coxa etc.

 Arquivo do autor.

Atividade 4: Trocando os Bastões

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Devil Stick

Descrição: Professor(a), para esta atividade peça aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla trocará os bastões entre si, criando diferentes movimentos com o corpo. Após experimentarem os movimentos alunos poderão inventar novos movimentos em trios e grupos maiores. Abaixo segue a descrição de algumas manobras fundamentais. Compartilhe com os(as) alunos(as) estas informações no decorrer das atividades, demonstrando como são alguns desses movimentos.

Manobras Fundamentais

Há uma infinidade de manobras, cada praticante vai descobrindo-se com o tempo. Mas, as principais para se começar a treinar são (os nomes são meramente ilustrativos, cada um acaba chamando de um jeito):

  1. Tic-Tac - o básico, um pra cá, um pra lá.
  2. Giro externo - consiste em dar um giro por fora pelo hand-stick e voltar ao Tic-Tac.
  3. Salto simples - de forma básica é lançar o taco principal de forma que ele vá para cima e volte de uma maneira que você consiga controlar e não deixe cair.
  4. Hélice - girar o taco principal usando apenas um hand-stick.
  5. Disco - com o hand em movimento ondulatório, consiste em fazer o taco principal girar horizontalmente sobre os dois hands.
  6. Devil-Fire - usa-se fogo nas pontas do taco principal (este recurso só deve ser usado com total domínio das manobras que pretende executar).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Devil_sticks (Acessado em 11/11/2010).   

 Arquivo do autor.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Procure agendar uma visita com os alunos a uma escola de circo, onde poderão vivenciar outras práticas do devil stick e do universo circense.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do Devil Stick poderá ser auxiliada pelos colegas. Priorize atividades em duplas, trios e grupos. Nas atividades 2 e 3 os(as) alunos(as) podem realizar a construção de manobras com as mãos dadas, como se formassem um único brincante.

Quanto ao Material: Criar bastões de diferentes tamanhos. Elaborar um desafio de manobras em circuito, onde cones e bambolês determinarão qual manobra deverá ser realizada.

Recursos Complementares

O site a seguir demonstra como iniciantes na prática do devil stick realizam alguns movimentos.

http://www.yoyoguy.com/info/devilstick/ (Acessado em 11/11/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram durante a exibição dos vídeos? Como destacam os movimentos do corpo e das manobras com o devil stick? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos na construção do brinquedo? Estão (re)criando os movimentos, as manobras? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi confeccionar o diabolo? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega durante os movimentos e as manobras com o diabolo? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernando Magela Teixeira, E.E Yolanda Jovino Vaz , Minas Gerais - disse:
    magelagold@hotmail.com

    19/11/2015

    Cinco estrelas

    Material muito bom,eu já tinha começado os trabalhos com malabares antes de conhecer esse material,mas vai estar me ajudando a elaborar melhor minha aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.