13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Devil Stick.
Recursos: Vídeos e Projetor de Imagens (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como atividade inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os alunos.
Vídeos Devil Stick:
http://www.youtube.com/watch?v=t5OxpAhzsJA&feature=related (Acessado em 11/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=4YpNoXhPwjg&feature=related (Acessado em 11/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=TdeJtwgsvhc&feature=related (Acessado em 11/11/2010).
Professor no momento em que os vídeos forem sendo exibidos, destaque para os(as) alunos(as) a história do devil stick, destacando suas relações com os brinquedos antigos chineses e as práticas circenses. Neste sentido, o(a) professor(a) poderá acessar o site sugerido logo abaixo para referência.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Devil_sticks (Acessado em 11/11/2010).
Para enriquecer a proposta e torná-la mais atraente, o(a) professor(a) poderá exibir imagens do Devil Stick, como nas figuras abaixo:
Fonte: http://www.flaghouse.com/viewlarger.asp?itemno=9456 (Acessado em 11/11/2010).
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Wfm_devil_sticks.jpg (Acessado em 11/11/2010).
Fonte: http://www.homeofpoi.com/shop/showActionPhoto.php?productID=fire_devilsticks.jpg (Acessado em 11/11/2010).
Atividade 2: Construindo o Devil Stick
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Cano PVC (aproximadamente 50 cm), Fita adesiva colorida, Folha de EVA diversas cores e pedaços de bambu (25cm e fino). Professor(a), na aula anterior a esta combine com a turma que cada aluno(a) deverá trazer seu material. Caso necessário, envie um bilhete aos pais explicitando a temática da aula e justificando o pedido do material.
Descrição: Com os materiais em mãos, cada aluno(a) confeccionará o seu devil stick. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:
A foto abaixo demonstra o Devil Stick já confeccionado:
O link a seguir explica a confecção do Devil Stick com outros matérias, tais como uma câmera de ar de bicicleta e cabo de vassoura, que também é uma opção de construção junto com os(as) alunos(as).
http://www.youtube.com/watch?v=SebsO8zK8xI (Acessado em 11/11/2010).
Atividade 3: Experimentando e inventando manobras
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Devil Stick Confeccionado
Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, realizando manobras e buscando equilibrar o Devil Stick (bastão) com a ajuda duas varetas de bambu. Podem arremessar e realizar movimentos com o corpo, como giros. Se desejarem, os(as) alunos(as) poderão manipular o bastão com partes do corpo, como as mãos, com os pés, com a coxa etc.
Atividade 4: Trocando os Bastões
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Devil Stick
Descrição: Professor(a), para esta atividade peça aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla trocará os bastões entre si, criando diferentes movimentos com o corpo. Após experimentarem os movimentos alunos poderão inventar novos movimentos em trios e grupos maiores. Abaixo segue a descrição de algumas manobras fundamentais. Compartilhe com os(as) alunos(as) estas informações no decorrer das atividades, demonstrando como são alguns desses movimentos.
Manobras Fundamentais
Há uma infinidade de manobras, cada praticante vai descobrindo-se com o tempo. Mas, as principais para se começar a treinar são (os nomes são meramente ilustrativos, cada um acaba chamando de um jeito):
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Devil_sticks (Acessado em 11/11/2010).
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Procure agendar uma visita com os alunos a uma escola de circo, onde poderão vivenciar outras práticas do devil stick e do universo circense.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do Devil Stick poderá ser auxiliada pelos colegas. Priorize atividades em duplas, trios e grupos. Nas atividades 2 e 3 os(as) alunos(as) podem realizar a construção de manobras com as mãos dadas, como se formassem um único brincante.
Quanto ao Material: Criar bastões de diferentes tamanhos. Elaborar um desafio de manobras em circuito, onde cones e bambolês determinarão qual manobra deverá ser realizada.
O site a seguir demonstra como iniciantes na prática do devil stick realizam alguns movimentos.
http://www.yoyoguy.com/info/devilstick/ (Acessado em 11/11/2010)
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram durante a exibição dos vídeos? Como destacam os movimentos do corpo e das manobras com o devil stick? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos na construção do brinquedo? Estão (re)criando os movimentos, as manobras? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi confeccionar o diabolo? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega durante os movimentos e as manobras com o diabolo? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2015
Cinco estrelasMaterial muito bom,eu já tinha começado os trabalhos com malabares antes de conhecer esse material,mas vai estar me ajudando a elaborar melhor minha aulas.