Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No Ritmo do Maracatu

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender os ritmos básicos da dança do Maracatu.
  • Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas.
  • Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança proposta, ampliando seus conhecimentos culturais e históricos referentes ao maracatu.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Maracatu. 

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Internet

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) conduzirá os alunos até a sala de informática e pedirá que pesquisem na internet curiosidades a respeito do maracatu por meio de imagens e vídeos.   

Site sugerido para a pesquisa.   

http://maracatu.org.br/o-maracatu/breve-historia/ (Acessado em 16/11/2010)  

Imagens:

Maracatu Nação:

Fonte: http://grupobrasil.files.wordpress.com/2008/06/maracatu.jpg (Acessado em 16/11/2010). 

Fonte: http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/02/maracatu_alagoas_l.jpg (Acessado em 16/11/2010). 

Maracatu Rural ou Baque Solto:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Bckk-f6-Jqs/SatRaMGlvdI/AAAAAAAAAMs/GWfEyXf_Eyg/s1600-h/caboclo+maracatu.jpg (Acessado em 16/11/2010). 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_-iRavurC4iI/Sse-yNHQLMI/AAAAAAAAGSM/8_09SSFpZa8/s1600-h/Maracatu+rural,+Nazaré+da+Mata,+PE.jpg (Acessado em 16/11/2010).

Vídeos:

Ritmo do Maracatu Nação:

http://www.youtube.com/watch?v=jMyodsRhSwc&feature=player_embedded (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=X_4-zGIXh-M&feature=player_embedded (Acessado em 16/11/2010).  

Maracatu Nação: http://www.youtube.com/watch?v=3uZlIET-lKQ&feature=related (Acessado em 16/11/2010).  

Maracatu Rural: http://www.youtube.com/watch?v=w-vPulsruuI&feature=related (Acessado em 16/11/2010).    

No momento da pesquisa, destaque para os(as) alunos(as) questões relacionadas a presença do Maracatu na cultura pernambucana, tais como suas características, sua história e manifestação cultural. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito da das diferenças entre o maracatu rural e o maracatu nação. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens.

Os links abaixo trazem aspectos importantes do maracatu rural e do maracatu nação que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.   

Maracatu Nação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o (Acessado em 16/11/2010).  

Maracatu Rural: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Rural (Acessado em 16/11/2010).  

Atividade 2: Aprendendo os Passos do Maracatu.

Recursos: Vídeos e Música

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, faça uma roda com os(as) alunos(as) e coloque a música do ritmo do maracatu. Inicie com uma roda e acompanhe a música, demonstrando alguns passos no ritmo da música, pedindo para que os(as) alunos(as) façam o mesmo movimento. Os passos e os movimentos com o corpo acompanham as batidas dos tambores. Posterior a demonstração dos movimentos em roda, peça aos alunos para circularem pelo espaço realizando os movimentos aprendidos. Daqui para frente proponha diferentes formas de deslocamento, como giros, círculos, filas etc.

Os vídeos sugeridos abaixo demonstram alguns passos da dança e podem servir de referência para o(a) professor(a) e para os alunos.   

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=s46IfJRf1Uw&feature=related (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=le7RHVRXbng&feature=related (Acessado em 16/11/2010).    

Sugestão de música. http://www.youtube.com/watch?v=WFMfoeYxP9E&feature=fvsr (Acessado em 16/11/2010).  

Atividade 3:  Construindo adereços  do Maracatu Rural

Duração: aproximadamente 25 minutos.

Recursos: Música, tecidos coloridos, uma boneca com vestido rodado, cabos de vassouras, tiras de papel crepom, cartolina e um guarda chuva grande.

Descrição: Após a aprendizagem do ritmo e dos passos básicos, os(as) alunos(as) confeccionarão os adereços de alguns dos personagens do maracatu rural, tais como os Cablocos de Lança, Catita e o Rei e a Rainha. Proponha a divisão da turma em grupos, sendo que cada um será responsável pela construção dos seus adereços.

Para construir siga as instruções:

Cablocos de lança: Para confeccionar os adereços do cabloco de lança, pegue o cabo de vassoura e enfeite-o com papel crepom, deixando algumas tiras soltas. As perucas também serão confeccionadas com papel crepom. A vestimenta do cabloco será feita com os tecidos coloridos que revestirão o corpo dos(as) alunos(as). Os meninos podem desempenhar este papel.

Catitas: As catitas são as personagens que conduzem a boneca de saia rodada. As meninas podem desempenhar este papel, utilizando roupas coloridas e uma saia rodada.

Reis e Rainhas: Cada grupo escolherá um casal para desempenhar estes papéis. Com o papel cartolina eles poderão confeccionar as coroas. Enfeite o guarda chuva com tiras de papel crepom. Ele servirá para proteger o rei e a rainha no cortejo. Cada grupo de maracatu poderá confeccionar sua bandeira, utilizando cartolina e papel crepom.

Atividade 4:  O cortejo do Maracatu Rural

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Música e personagens com seus adereços.

Descrição: Nesta atividade, proponha um cortejo de maracatu junto com os(as) alunos(as). No ritmo da música do maracatu, cada grupo exibirá suas coreografias e movimentos aprendidos nas atividades anteriores. Professor(a), procure orientá-los no desempenho dos papéis, incentivando-os a se movimentarem pelos espaços.

Os vídeos a seguir exibem o cortejo do maracatu e poderão ser utilizados como referência.

http://www.youtube.com/watch?v=YadbHxXOhFE (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=WepKRY5YcSE (Acessado em 16/11/2010). 

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Após a elaboração do cortejo, o(a) professor(a) poderá propor uma aula com um cortejo nas proximidades da escola.

Quanto ao Corpo do Colega: Criar movimentos de mãos dadas. Montar pequenos grupos para compartilharem as aprendizagens dos movimentos.

Quanto ao Material: Realizar filmagens e fotografias das danças e utilizá-las em aulas posteriores. O(a) professor(a) poderá planejar uma aula em que a elaboração de ritmos do maracatu seja o principal objetivo. Para tal, peça para os alunos juntarem latas de tinta de diferentes tamanhos, latas com feijão dentro, baldes, pedaços de canos de ferro e cabo de vassoura. Com esses materiais elabore ritmos de maracatu com a turma. No cortejo alguns alunos poderão fazer a percussão enquanto os demais desempenham os papéis no maracatu. O vídeo abaixo exibe o ritmo do maracatu e servirá de referência para elaboração da atividade proposta.

http://www.youtube.com/watch?v=UuKuN1j4TbU&feature=related (Acessado em 16/11/2010).

Recursos Complementares

Pra enriquecer o conteúdo o(a) professor(a) poderá explorar os recursos no site sugerido abaixo:

http://www.maracatu-atomico.com/portugues/Maracatu.html (Acessado em 16/11/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram na pesquisa na internet, na leitura dos textos e nos vídeos? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conseguiram entender que a manifestação da dança na região nordeste se faz presente enquanto um conteúdo sócio, histórico e cultural? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? Peça sugestões para a aula posterior. Os registros poderão são parte integrante da avaliação e também poderão compor um painel de exposição para a escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.